A construção de uma deontologia profissional dos professores do ensino liceal português
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/4008 |
Resumo: | A finalidade deste artigo é contribuir para o conhecimento de algumas raízes do processo de construção de uma deontologia da profissão docente, no que se refere aos professores do ensino liceal português, tendo como ponto de partida um conjunto de treze artigos subordinados a essa temática e publicados na revista pedagógica Labor. A referida sequência teve como único autor o professor de matemática do ensino secundário Francisco Dias Agudo. No seu conjunto, este texto constitui uma excelente reflexão sobre a dimensão ética da profissão docente, tal como poderia ser encarada por um profissional do ensino nos anos 50 do século XX, em plena vigência do Estado Novo. Situaremos a nossa análise nos discursos produzidos por professores e para professores, procurando captar as representações sobre a profissão e sobre a actividade docente por essa via veiculadas, de modo a traçar os contornos da imagem do que é ser um “bom professor” de liceu nos anos 50 do século XX. Preocupar-nos-emos, em particular, com a fundamentação ética e com as normas deontológicas propostas para a profissão. |
id |
RCAP_70ccad6ef8cc1f73e85eff0629d86fe7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/4008 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A construção de uma deontologia profissional dos professores do ensino liceal portuguêsDeontologiaEnsino licealA finalidade deste artigo é contribuir para o conhecimento de algumas raízes do processo de construção de uma deontologia da profissão docente, no que se refere aos professores do ensino liceal português, tendo como ponto de partida um conjunto de treze artigos subordinados a essa temática e publicados na revista pedagógica Labor. A referida sequência teve como único autor o professor de matemática do ensino secundário Francisco Dias Agudo. No seu conjunto, este texto constitui uma excelente reflexão sobre a dimensão ética da profissão docente, tal como poderia ser encarada por um profissional do ensino nos anos 50 do século XX, em plena vigência do Estado Novo. Situaremos a nossa análise nos discursos produzidos por professores e para professores, procurando captar as representações sobre a profissão e sobre a actividade docente por essa via veiculadas, de modo a traçar os contornos da imagem do que é ser um “bom professor” de liceu nos anos 50 do século XX. Preocupar-nos-emos, em particular, com a fundamentação ética e com as normas deontológicas propostas para a profissão.FPCEUCRepositório da Universidade de LisboaPintassilgo, Joaquim2011-09-06T14:55:34Z20022002-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/4008porRevista Portuguesa de Pedagogia, 1-3 (2002)info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:44:36Zoai:repositorio.ul.pt:10451/4008Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:29:42.421215Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A construção de uma deontologia profissional dos professores do ensino liceal português |
title |
A construção de uma deontologia profissional dos professores do ensino liceal português |
spellingShingle |
A construção de uma deontologia profissional dos professores do ensino liceal português Pintassilgo, Joaquim Deontologia Ensino liceal |
title_short |
A construção de uma deontologia profissional dos professores do ensino liceal português |
title_full |
A construção de uma deontologia profissional dos professores do ensino liceal português |
title_fullStr |
A construção de uma deontologia profissional dos professores do ensino liceal português |
title_full_unstemmed |
A construção de uma deontologia profissional dos professores do ensino liceal português |
title_sort |
A construção de uma deontologia profissional dos professores do ensino liceal português |
author |
Pintassilgo, Joaquim |
author_facet |
Pintassilgo, Joaquim |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pintassilgo, Joaquim |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Deontologia Ensino liceal |
topic |
Deontologia Ensino liceal |
description |
A finalidade deste artigo é contribuir para o conhecimento de algumas raízes do processo de construção de uma deontologia da profissão docente, no que se refere aos professores do ensino liceal português, tendo como ponto de partida um conjunto de treze artigos subordinados a essa temática e publicados na revista pedagógica Labor. A referida sequência teve como único autor o professor de matemática do ensino secundário Francisco Dias Agudo. No seu conjunto, este texto constitui uma excelente reflexão sobre a dimensão ética da profissão docente, tal como poderia ser encarada por um profissional do ensino nos anos 50 do século XX, em plena vigência do Estado Novo. Situaremos a nossa análise nos discursos produzidos por professores e para professores, procurando captar as representações sobre a profissão e sobre a actividade docente por essa via veiculadas, de modo a traçar os contornos da imagem do que é ser um “bom professor” de liceu nos anos 50 do século XX. Preocupar-nos-emos, em particular, com a fundamentação ética e com as normas deontológicas propostas para a profissão. |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002 2002-01-01T00:00:00Z 2011-09-06T14:55:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/4008 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/4008 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Revista Portuguesa de Pedagogia, 1-3 (2002) |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FPCEUC |
publisher.none.fl_str_mv |
FPCEUC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134182043025408 |