A profissão e a formação no discurso dos professores do ensino liceal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pintassilgo, Joaquim
Data de Publicação: 2005
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/4015
Resumo: Este texto tem como objectivo central estudar o papel da imprensa pedagógica no que se refere à produção de representações sobre a profissão docente e respectiva identidade. Utilizaremos como fonte principal o vasto conjunto de artigos sobre a profissão docente e a formação de professores publicado na revista Labor, na sua quase totalidade da autoria de professores do ensino liceal. Vamos concentrar-nos, nesta análise, na última fase de vida da Labor (1951-1973), durante a qual nos parece ser visível um certo renascimento das preocupações com a profissão docente e a sua formação, acompanhando a intensificação da expansão quantitativa do ensino liceal. A nossa hipótese de trabalho é a de que a Labor assumiu, nessas cerca de duas dezenas de anos, um papel decisivo na socialização dos professores do ensino liceal nas crenças e valores inerentes ao exercício da actividade docente. As suas páginas contribuíram para a difusão de um conjunto de ideias e de práticas associadas a um bom desempenho profissional, cuja partilha se tornou decisiva para a difusão do sentimento de pertença a uma mesma comunidade simbólica. Situaremos a nossa análise nos discursos produzidos por professores e para professores, procurando captar as representações sobre a profissão e sobre a actividade docente por essa via veiculadas. As reflexões contidas nos artigos que constituem o nosso corpus documental não deixaram, certamente, de ser assumidas pelos membros mais conscientes da classe e incorporadas no seu património profissional. Apesar do contexto difícil em que esses professores viveram e trabalharam, foi-lhes sendo possível dar alguns importantes passos no sentido da construção de uma cultura profissional e do engrandecimento público da profissão. São esses fragmentos dispersos – mas parte de um projecto de construção de uma profissão e de delimitação de uma cultura – que procurarei aqui evocar e comentar.
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