Fossos geracionais na aprendizagem escolar: nativos digitais e imigrantes digitais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardina, Bruno
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Francisco, Jerónimo, Reis, Pedro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/2324
Resumo: Este artigo incide sobre os fossos geracionais na aprendizagem escolar. Inicialmente, procurou-se fazer o enquadramento referente ao termo nativo digital para entender os principais aspetos da geração nascida após o surgimento e utilização da Internet de forma global. Verificou- -se que são pessoas “multitarefas” e ligadas à tecnologia e conectividade, contrastando com os imigrantes digitais, nascidos num período anterior e que procuram uma adaptação ao mundo tecnológico. Apresentamos também algumas reflexões acerca do uso de capacidades estratégicas destes alunos em tarefas recreativas. Abordaremos igualmente as alterações provocadas nos novos alunos, que graças aos meios tecnológicos e informacionais fizeram com que a instituição escola tenha que se adaptar a estes e de como esta mudança faz com que os professores tenham de alterar o tradicional ensino e os estimule a modificar os seus métodos como a construção de conteúdos pedagógicos na área das TIC sob a forma de objetos de aprendizagem, como uma nova forma de ensino ou complemento de ensino e uma maneira de incutir a autoaprendizagem.
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