O papel do professor como líder escolar e o seu contributo para a inclusão dos alunos num liceu no município de Benguela - Angola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sakapepa, Zeferino Baptista
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/47244
Resumo: Nos dias de hoje, existe uma preocupação em torno do professor sobre o seu papel em termos de transmissão de conhecimento na escola. O tema desta tese gira em torno do papel do professor como líder e o seu contributo para a inclusão. O professor é a chave em torno do qual se desenvolve a aprendizagem do aluno. É verdade que existe uma relação permanente entre a liderança do professor e a inclusão, e na maior parte das vezes, a aprendizagem do aluno depende muito da forma como a gestão escolar atua e lidera no seu todo. O sucesso de qualquer aluno, passa pela forma de se organizar as estratégias de ensino/aprendizagem, fazendo com que todos os alunos consigam aprender. O professor como líder é alguém que ensina uma determinada matéria, mas também tem responsabilidades acrescidas para com os seus liderados que são os alunos. Na visão escolar, a inclusão tem a ver com a capacidade que o professor tem de acolher o aluno tal como ele é, e depois ajudá-lo a fazer o seu percurso como aluno, participando de forma integral na comunidade. Do ponto de vista académico, nenhum aluno caminha sozinho. Este precisa sempre do apoio do professor para que consiga ver mais além. Assim como o sucesso de um atleta dentro do campo depende das estratégias pedagógicas do treinador, assim também, o sucesso de um aluno em termos inclusivos depende muito das estratégias pedagógicas desenvolvidas pelo professor na escola. Em função do problema e dos objetivos a serem alcançados, optou-se por uma investigação de natureza essencialmente qualitativa/descritiva. É de salientar que esta investigação consiste em descrever o estudo detalhado de uma determinada situação, problema ou facto, para elencar e relacionar variáveis que interferem nas suas relações, sem as manipular ou emitir juízo de valor. As técnicas utlizadas para a recolha de dados no contexto escolar, foram fundamentalmente o inquérito por questionário, entrevistas semiestruturadas e observação. Tendo em conta o estudo realizado, concluiu-se que a inclusão é um caminho a ser feito, construído pelos professores, pessoal docente e não docente em Angola, para que o aluno faça o seu percurso escolar, se sinta acolhido e aprenda verdadeiramente. A inclusão, foi constatada por exemplo na abertura da escola a alunos portadores de deficiência. Se esta situação é positiva e considerada como um sinal de inclusão, percebeu- se em simultâneo que a escola não teve capacidade de resposta em termos organizacionais e pedagógicos para integrar e levar todos os alunos a aprender, daí a existência de níveis de insucesso e abandono. A questão da inclusão ainda não é vista como um problema central pela Direção da Escola e, portanto, as iniciativas que se tomam dependem muito mais do voluntarismo dos professores do que da ação da própria gestão. Os professores parecem preocupar-se com os alunos com dificuldades e tomam de certa forma algumas medidas, como por exemplo as aulas de apoio, embora os alunos não as reconheçam. Há aqui uma contradição entre as perceções dos professores e as dos alunos. Esta escola integra os alunos com deficiências o que é em si positivo no contexto angolano, muito embora tenham pouco acompanhamento. Recursos materiais são muito escassos, existindo falta de um local de estudo, de uma pequena biblioteca, e de materiais de trabalho, nomeadamente, computadores. Contudo, tem uma cantina escolar que no contexto angolano é muito importante. Os professores adotam determinadas medidas, nomeadamente o aconselhamento dos alunos no sentido de enveredarem pelo ensino profissional, pois este pode minimizar o abandono escolar e ser uma ferramenta para o ingresso no mercado de trabalho. Porém, há muito que fazer por parte da direção e professores sobre a inclusão.
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O professor como líder é alguém que ensina uma determinada matéria, mas também tem responsabilidades acrescidas para com os seus liderados que são os alunos. Na visão escolar, a inclusão tem a ver com a capacidade que o professor tem de acolher o aluno tal como ele é, e depois ajudá-lo a fazer o seu percurso como aluno, participando de forma integral na comunidade. Do ponto de vista académico, nenhum aluno caminha sozinho. Este precisa sempre do apoio do professor para que consiga ver mais além. Assim como o sucesso de um atleta dentro do campo depende das estratégias pedagógicas do treinador, assim também, o sucesso de um aluno em termos inclusivos depende muito das estratégias pedagógicas desenvolvidas pelo professor na escola. Em função do problema e dos objetivos a serem alcançados, optou-se por uma investigação de natureza essencialmente qualitativa/descritiva. É de salientar que esta investigação consiste em descrever o estudo detalhado de uma determinada situação, problema ou facto, para elencar e relacionar variáveis que interferem nas suas relações, sem as manipular ou emitir juízo de valor. As técnicas utlizadas para a recolha de dados no contexto escolar, foram fundamentalmente o inquérito por questionário, entrevistas semiestruturadas e observação. Tendo em conta o estudo realizado, concluiu-se que a inclusão é um caminho a ser feito, construído pelos professores, pessoal docente e não docente em Angola, para que o aluno faça o seu percurso escolar, se sinta acolhido e aprenda verdadeiramente. A inclusão, foi constatada por exemplo na abertura da escola a alunos portadores de deficiência. Se esta situação é positiva e considerada como um sinal de inclusão, percebeu- se em simultâneo que a escola não teve capacidade de resposta em termos organizacionais e pedagógicos para integrar e levar todos os alunos a aprender, daí a existência de níveis de insucesso e abandono. A questão da inclusão ainda não é vista como um problema central pela Direção da Escola e, portanto, as iniciativas que se tomam dependem muito mais do voluntarismo dos professores do que da ação da própria gestão. Os professores parecem preocupar-se com os alunos com dificuldades e tomam de certa forma algumas medidas, como por exemplo as aulas de apoio, embora os alunos não as reconheçam. Há aqui uma contradição entre as perceções dos professores e as dos alunos. Esta escola integra os alunos com deficiências o que é em si positivo no contexto angolano, muito embora tenham pouco acompanhamento. Recursos materiais são muito escassos, existindo falta de um local de estudo, de uma pequena biblioteca, e de materiais de trabalho, nomeadamente, computadores. Contudo, tem uma cantina escolar que no contexto angolano é muito importante. Os professores adotam determinadas medidas, nomeadamente o aconselhamento dos alunos no sentido de enveredarem pelo ensino profissional, pois este pode minimizar o abandono escolar e ser uma ferramenta para o ingresso no mercado de trabalho. Porém, há muito que fazer por parte da direção e professores sobre a inclusão.Nowadays, there is a concern around the teacher about his or her role in terms of transmitting knowledge in school. Our paper revolves around the role of the teacher as a leader and his/her contribution to inclusion. The teacher is the key to the development of student learning. It is true that there is an ongoing relationship between teacher leadership and inclusion, and student learning depends very much on how the school management acts and leads. The success of any student depends on how the teaching/learning strategies can be organized so that all students are able to learn. The teacher as a leader is someone who teaches a particular subject, but also has added responsibilities to his or her subjects, which are the students. In the school view, inclusion is about the teacher's ability to welcome the student as he or she is, and then help him or her to make his or her way as a student and to participate fully in the community. From an academic perspective, no student walks alone; he or she always needs the support of the teacher to see further. Just as an athlete's success on the field depends on the coach's pedagogical strategies, so too, a student's success in inclusive terms depends heavily on the pedagogical strategies developed by the teacher at school. Considering the problem and the objectives to be achieved, we opted for essentially qualitative/descriptive research. It is noteworthy that this research consists in describing the detailed study of a given situation, problem, or fact, to list and relate variables that interfere in their relationships, without manipulating them or issuing value judgments. The method used for data collection in the school context was based primarily on a questionnaire survey, semi-structured interviews, and observation. Taking the survey into acknowledge, it was concluded that inclusion is a journey to be taken, built by teachers, teaching, and non-teaching staff in Angola so that the student can follow his school trajectories, feel welcome and truly learning. Inclusion is further seen as the opening of the school and to students with deficiencies. If this situation is positive and considered as a sign of inclusion, we realize the school did not have the organizational and pedagogical capacity to integrate and lead all students to learn, hence the existence of levels of failure and dropout. The issue of inclusion is still not seen as a central problem by the school management, and, therefore, the initiatives that are taken depend much more on the teachers' voluntarism than on the management's own action.Pinto, JorgeRepositório ComumSakapepa, Zeferino Baptista2023-10-16T09:26:54Z2023-092023-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/47244TID:203410505porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-10T03:16:07Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/47244Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:13:17.778877Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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