Género e perceção de eficácia da liderança: O papel do género do/a líder e dos estilos genderizados de liderança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Mariana Isabel da Costa
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/29929
Resumo: A investigação tem demonstrado que as mulheres se encontram em desvantagem para chegar a cargos de liderança. Teóricos/as defenderam que os homens detêm competências mais eficazes para liderar do que as mulheres. Contudo, estudos recentes revelam que as perceções de fraca competência das mulheres resultam de meros estereótipos de género e que, estas, comparativamente com os homens, tendem a adotar estilos de liderança mais vantajosos para alcançar o sucesso organizacional. Efetivamente, estudos mostram que os estilos de liderança adotados por ambos os géneros são, geralmente, diferenciados. Os/as líderes tendem a adotar estilos vistos como coerentes com os seus papéis de género, sendo que, geralmente, os homens adotam o estilo de liderança transacional e as mulheres o estilo de liderança transformacional, sendo percecionados/as como mais eficazes quando adotam estes estilos. O objetivo desta dissertação foi compreender a relação entre o género do/a líder e as perceções de eficácia da liderança e de que forma os estilos genderizados de liderança (transformacional ou transacional) moderam esta relação. Os dados foram recolhidos através de um questionário online, com uma amostra de 194 participantes. Os resultados mostraram que homens e mulheres tendem a ser avaliados/as como sendo líderes igualmente eficazes, não divergindo relativamente aos estilos de liderança adotados. Constatou-se que, contrariamente ao estilo transacional, o estilo de liderança transformacional encontra-se significativamente relacionado com a eficácia da liderança. Por fim, verificou-se que os estilos de liderança adotados não moderam a relação entre o género do/a líder e as perceções de eficácia da liderança.
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