As emoções – Ansiedade, prazer e aborrecimento de uma turma do 2.º Ano de escolaridade nas disciplinas de português e matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/9564 |
Resumo: | Relatório de Estágio realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II e apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico em Português e História e Geografia de Portugal |
id |
RCAP_71023a6a64a377c043fe45530309c830 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/9564 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
As emoções – Ansiedade, prazer e aborrecimento de uma turma do 2.º Ano de escolaridade nas disciplinas de português e matemáticaEmoçõesAnsiedadePrazerAborrecimentoMatemáticaPortuguêsEmotionsAnxietyPleasureAnnoyanceMathematicsPortugueseRelatório de Estágio realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II e apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico em Português e História e Geografia de PortugalEste relatório desenvolveu-se no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, do 2.º ano do Mestrado em Ensino do 1.ºCiclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.ºCiclo do Ensino Básico. Numa primeira parte apresentam-se e comparam-se as práticas de ensino desenvolvidas no 1.º e 2.º CEB, em turmas do 2.º e 5.º ano de escolaridade. Numa segunda parte apresenta-se o estudo, “As emoções – ansiedade, prazer e aborrecimento – de uma turma do 2.º ano de escolaridade nas disciplinas de português e matemática”, com a finalidade de estudar de que forma as emoções (ansiedade, prazer e aborrecimento) aparecem associadas ao desempenho escolar numa turma do 1.ºCiclo do Ensino Básico. Neste sentido identificaram-se dois objetivos de investigação: (i) perceber se a forma como os alunos se sentem, nas aulas e nos momentos de avaliação, nas disciplinas de português e matemática, está relacionada com o seu desempenho final; e (ii) analisar e compreender o que é que os alunos consideram ser mais difícil nas disciplinas de português e matemática. Optou-se por uma metodologia de natureza mista e como técnicas de recolha de dados o recurso ao inquérito por questionário com questões de natureza fechada e uma entrevista em focus group. Os resultados do estudo indicam que existem algumas diferenças, relativamente à ansiedade, prazer e aborrecimento, nas aulas de matemática, entre rapazes e raparigas. Os resultados relativos à disciplina de português não revelaram dados estatisticamente significativos.ABSTRAT This report was developed within the subject of Supervised Teaching Practice II, of the 2º year of Masters in Junior Teaching and in the Senior Teaching of the subjects of Portuguese, History and Portuguese Geography. In the first part of the report is presented and compared the practices of teaching developed in the 1º and 2º CEB, in groups of 2º and 5º year of schooling. In the second part of the report is presented the study, “The emotions – anxiety, pleasure and annoyance – of a 2º year class in the subjects of Portuguese and math’s”, with the intuit of studying in what way these emotions (anxiety, pleasure and annoyance) are associated with the performance of the students in school, in a class of the Junior School. Its was possible to identify two investigation objectives: (i) to understand if the way how students feel, in teaching classes and evaluation ones, in the subjects of portuguese and math’s, is related with their final performance; (ii) o analyze and understand what student think is more difficult in the subjects of portuguese and math’s. It was opted for a methodology of mixed nature and as a data collection technique, the resource was an inquiry by a questionnaire with closed questions and one interview in focus group. The results of this case study showed that there are some differences between boys and girls related to the anxiety, pleasure and annoyance, in math’s classes. The results related to the subject of Portuguese did not reveal statistically relevance.Almeida, TiagoRCIPLGaivão, Maria do Carmo Siqueira da Câmara Quintela2019-02-22T10:16:22Z2018-12-212018-12-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/9564TID:202105733porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:58:22Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/9564Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:18:06.923129Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
As emoções – Ansiedade, prazer e aborrecimento de uma turma do 2.º Ano de escolaridade nas disciplinas de português e matemática |
title |
As emoções – Ansiedade, prazer e aborrecimento de uma turma do 2.º Ano de escolaridade nas disciplinas de português e matemática |
spellingShingle |
As emoções – Ansiedade, prazer e aborrecimento de uma turma do 2.º Ano de escolaridade nas disciplinas de português e matemática Gaivão, Maria do Carmo Siqueira da Câmara Quintela Emoções Ansiedade Prazer Aborrecimento Matemática Português Emotions Anxiety Pleasure Annoyance Mathematics Portuguese |
title_short |
As emoções – Ansiedade, prazer e aborrecimento de uma turma do 2.º Ano de escolaridade nas disciplinas de português e matemática |
title_full |
As emoções – Ansiedade, prazer e aborrecimento de uma turma do 2.º Ano de escolaridade nas disciplinas de português e matemática |
title_fullStr |
As emoções – Ansiedade, prazer e aborrecimento de uma turma do 2.º Ano de escolaridade nas disciplinas de português e matemática |
title_full_unstemmed |
As emoções – Ansiedade, prazer e aborrecimento de uma turma do 2.º Ano de escolaridade nas disciplinas de português e matemática |
title_sort |
As emoções – Ansiedade, prazer e aborrecimento de uma turma do 2.º Ano de escolaridade nas disciplinas de português e matemática |
author |
Gaivão, Maria do Carmo Siqueira da Câmara Quintela |
author_facet |
Gaivão, Maria do Carmo Siqueira da Câmara Quintela |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Almeida, Tiago RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gaivão, Maria do Carmo Siqueira da Câmara Quintela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Emoções Ansiedade Prazer Aborrecimento Matemática Português Emotions Anxiety Pleasure Annoyance Mathematics Portuguese |
topic |
Emoções Ansiedade Prazer Aborrecimento Matemática Português Emotions Anxiety Pleasure Annoyance Mathematics Portuguese |
description |
Relatório de Estágio realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II e apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico em Português e História e Geografia de Portugal |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-21 2018-12-21T00:00:00Z 2019-02-22T10:16:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/9564 TID:202105733 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/9564 |
identifier_str_mv |
TID:202105733 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133444722130944 |