As emoções – Ansiedade, prazer e aborrecimento de uma turma do 2.º Ano de escolaridade nas disciplinas de português e matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gaivão, Maria do Carmo Siqueira da Câmara Quintela
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/9564
Resumo: Relatório de Estágio realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II e apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico em Português e História e Geografia de Portugal
id RCAP_71023a6a64a377c043fe45530309c830
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/9564
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As emoções – Ansiedade, prazer e aborrecimento de uma turma do 2.º Ano de escolaridade nas disciplinas de português e matemáticaEmoçõesAnsiedadePrazerAborrecimentoMatemáticaPortuguêsEmotionsAnxietyPleasureAnnoyanceMathematicsPortugueseRelatório de Estágio realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II e apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico em Português e História e Geografia de PortugalEste relatório desenvolveu-se no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, do 2.º ano do Mestrado em Ensino do 1.ºCiclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.ºCiclo do Ensino Básico. Numa primeira parte apresentam-se e comparam-se as práticas de ensino desenvolvidas no 1.º e 2.º CEB, em turmas do 2.º e 5.º ano de escolaridade. Numa segunda parte apresenta-se o estudo, “As emoções – ansiedade, prazer e aborrecimento – de uma turma do 2.º ano de escolaridade nas disciplinas de português e matemática”, com a finalidade de estudar de que forma as emoções (ansiedade, prazer e aborrecimento) aparecem associadas ao desempenho escolar numa turma do 1.ºCiclo do Ensino Básico. Neste sentido identificaram-se dois objetivos de investigação: (i) perceber se a forma como os alunos se sentem, nas aulas e nos momentos de avaliação, nas disciplinas de português e matemática, está relacionada com o seu desempenho final; e (ii) analisar e compreender o que é que os alunos consideram ser mais difícil nas disciplinas de português e matemática. Optou-se por uma metodologia de natureza mista e como técnicas de recolha de dados o recurso ao inquérito por questionário com questões de natureza fechada e uma entrevista em focus group. Os resultados do estudo indicam que existem algumas diferenças, relativamente à ansiedade, prazer e aborrecimento, nas aulas de matemática, entre rapazes e raparigas. Os resultados relativos à disciplina de português não revelaram dados estatisticamente significativos.ABSTRAT This report was developed within the subject of Supervised Teaching Practice II, of the 2º year of Masters in Junior Teaching and in the Senior Teaching of the subjects of Portuguese, History and Portuguese Geography. In the first part of the report is presented and compared the practices of teaching developed in the 1º and 2º CEB, in groups of 2º and 5º year of schooling. In the second part of the report is presented the study, “The emotions – anxiety, pleasure and annoyance – of a 2º year class in the subjects of Portuguese and math’s”, with the intuit of studying in what way these emotions (anxiety, pleasure and annoyance) are associated with the performance of the students in school, in a class of the Junior School. Its was possible to identify two investigation objectives: (i) to understand if the way how students feel, in teaching classes and evaluation ones, in the subjects of portuguese and math’s, is related with their final performance; (ii) o analyze and understand what student think is more difficult in the subjects of portuguese and math’s. It was opted for a methodology of mixed nature and as a data collection technique, the resource was an inquiry by a questionnaire with closed questions and one interview in focus group. The results of this case study showed that there are some differences between boys and girls related to the anxiety, pleasure and annoyance, in math’s classes. The results related to the subject of Portuguese did not reveal statistically relevance.Almeida, TiagoRCIPLGaivão, Maria do Carmo Siqueira da Câmara Quintela2019-02-22T10:16:22Z2018-12-212018-12-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/9564TID:202105733porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:58:22Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/9564Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:18:06.923129Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As emoções – Ansiedade, prazer e aborrecimento de uma turma do 2.º Ano de escolaridade nas disciplinas de português e matemática
title As emoções – Ansiedade, prazer e aborrecimento de uma turma do 2.º Ano de escolaridade nas disciplinas de português e matemática
spellingShingle As emoções – Ansiedade, prazer e aborrecimento de uma turma do 2.º Ano de escolaridade nas disciplinas de português e matemática
Gaivão, Maria do Carmo Siqueira da Câmara Quintela
Emoções
Ansiedade
Prazer
Aborrecimento
Matemática
Português
Emotions
Anxiety
Pleasure
Annoyance
Mathematics
Portuguese
title_short As emoções – Ansiedade, prazer e aborrecimento de uma turma do 2.º Ano de escolaridade nas disciplinas de português e matemática
title_full As emoções – Ansiedade, prazer e aborrecimento de uma turma do 2.º Ano de escolaridade nas disciplinas de português e matemática
title_fullStr As emoções – Ansiedade, prazer e aborrecimento de uma turma do 2.º Ano de escolaridade nas disciplinas de português e matemática
title_full_unstemmed As emoções – Ansiedade, prazer e aborrecimento de uma turma do 2.º Ano de escolaridade nas disciplinas de português e matemática
title_sort As emoções – Ansiedade, prazer e aborrecimento de uma turma do 2.º Ano de escolaridade nas disciplinas de português e matemática
author Gaivão, Maria do Carmo Siqueira da Câmara Quintela
author_facet Gaivão, Maria do Carmo Siqueira da Câmara Quintela
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, Tiago
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Gaivão, Maria do Carmo Siqueira da Câmara Quintela
dc.subject.por.fl_str_mv Emoções
Ansiedade
Prazer
Aborrecimento
Matemática
Português
Emotions
Anxiety
Pleasure
Annoyance
Mathematics
Portuguese
topic Emoções
Ansiedade
Prazer
Aborrecimento
Matemática
Português
Emotions
Anxiety
Pleasure
Annoyance
Mathematics
Portuguese
description Relatório de Estágio realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II e apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico em Português e História e Geografia de Portugal
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-21
2018-12-21T00:00:00Z
2019-02-22T10:16:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/9564
TID:202105733
url http://hdl.handle.net/10400.21/9564
identifier_str_mv TID:202105733
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133444722130944