Políticas educativas e discursos sobre a educação nos 80 e 90: o debate acerca do ensino profissional na escola pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antunes, Fátima
Data de Publicação: 1996
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/24469
Resumo: Através da análise do debate acerca do ensino profissional na escola pública, explora-se a questão de saber que definições de educação disputaram a possibilidade de influenciar a elaboração e formulação das políticas educativas ao longo dos anos 80/90. São identificados três discursos principais sobre educação - «a diversificação da educação»; «a escola democrática»; «a democratização da educação» - que propõem medidas de política educativa para Portugal com base em distintas conceções acerca da educação. Defende-se que estas conceções se apresentam polarizadas em lama de lemáticas que constituíram eixos estruturadores daquele debate: (i) projetos de desenvolvimento para o país; (ii) a relação educação e trabalho/emprego; (iii) a igualdade de oportunidades em educação.
id RCAP_71064b66c4ed99243ee55125bcbd45eb
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/24469
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Políticas educativas e discursos sobre a educação nos 80 e 90: o debate acerca do ensino profissional na escola públicaAtravés da análise do debate acerca do ensino profissional na escola pública, explora-se a questão de saber que definições de educação disputaram a possibilidade de influenciar a elaboração e formulação das políticas educativas ao longo dos anos 80/90. São identificados três discursos principais sobre educação - «a diversificação da educação»; «a escola democrática»; «a democratização da educação» - que propõem medidas de política educativa para Portugal com base em distintas conceções acerca da educação. Defende-se que estas conceções se apresentam polarizadas em lama de lemáticas que constituíram eixos estruturadores daquele debate: (i) projetos de desenvolvimento para o país; (ii) a relação educação e trabalho/emprego; (iii) a igualdade de oportunidades em educação.Universidade de Coimbra. Centro de Estudos SociaisUniversidade do MinhoAntunes, Fátima1996-101996-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/24469por0254-11062182-7435info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:36:24Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/24469Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:32:29.741812Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Políticas educativas e discursos sobre a educação nos 80 e 90: o debate acerca do ensino profissional na escola pública
title Políticas educativas e discursos sobre a educação nos 80 e 90: o debate acerca do ensino profissional na escola pública
spellingShingle Políticas educativas e discursos sobre a educação nos 80 e 90: o debate acerca do ensino profissional na escola pública
Antunes, Fátima
title_short Políticas educativas e discursos sobre a educação nos 80 e 90: o debate acerca do ensino profissional na escola pública
title_full Políticas educativas e discursos sobre a educação nos 80 e 90: o debate acerca do ensino profissional na escola pública
title_fullStr Políticas educativas e discursos sobre a educação nos 80 e 90: o debate acerca do ensino profissional na escola pública
title_full_unstemmed Políticas educativas e discursos sobre a educação nos 80 e 90: o debate acerca do ensino profissional na escola pública
title_sort Políticas educativas e discursos sobre a educação nos 80 e 90: o debate acerca do ensino profissional na escola pública
author Antunes, Fátima
author_facet Antunes, Fátima
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Antunes, Fátima
description Através da análise do debate acerca do ensino profissional na escola pública, explora-se a questão de saber que definições de educação disputaram a possibilidade de influenciar a elaboração e formulação das políticas educativas ao longo dos anos 80/90. São identificados três discursos principais sobre educação - «a diversificação da educação»; «a escola democrática»; «a democratização da educação» - que propõem medidas de política educativa para Portugal com base em distintas conceções acerca da educação. Defende-se que estas conceções se apresentam polarizadas em lama de lemáticas que constituíram eixos estruturadores daquele debate: (i) projetos de desenvolvimento para o país; (ii) a relação educação e trabalho/emprego; (iii) a igualdade de oportunidades em educação.
publishDate 1996
dc.date.none.fl_str_mv 1996-10
1996-10-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/24469
url http://hdl.handle.net/1822/24469
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 0254-1106
2182-7435
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Coimbra. Centro de Estudos Sociais
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Coimbra. Centro de Estudos Sociais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132837136302080