Oportunidades de aprendizagem para a criança nos seus contextos: de vida família e comunidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492003000100004 |
Resumo: | O presente artigo tem como objectivo abordar as investigações e teorias recentes de Dunst e colaboradores sobre as oportunidades de aprendizagem da criança nos seus contextos de vida, realçando a comunidade como fonte importante de oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento da criança. A análise do tema proposto, inicia-se com uma breve abordagem das bases conceptuais do modelo de Dunst e colaboradores em relação às oportunidades de aprendizagem da criança nos seus contextos naturais. Numa segunda parte, vamos focar a nossa atenção na aprendizagem da criança que acontece como parte da vida familiar e da comunidade, remetendo-nos ao modelo proposto por Dunst e colaboradores para identificar contextos naturais de aprendizagem e oportunidades de inclusão para bebés e crianças em idade pré-escolar com necessidades educativas especiais. Como conclusão, traçaremos um resumo das ideias principais veiculadas ao longo da temática abordada. |
id |
RCAP_710654122f374685ef0f994531943940 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0874-20492003000100004 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Oportunidades de aprendizagem para a criança nos seus contextos: de vida família e comunidadeNecessidades educativas especiaiselaboração de mapas de recursos da comunidadeactividades contextualizadasO presente artigo tem como objectivo abordar as investigações e teorias recentes de Dunst e colaboradores sobre as oportunidades de aprendizagem da criança nos seus contextos de vida, realçando a comunidade como fonte importante de oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento da criança. A análise do tema proposto, inicia-se com uma breve abordagem das bases conceptuais do modelo de Dunst e colaboradores em relação às oportunidades de aprendizagem da criança nos seus contextos naturais. Numa segunda parte, vamos focar a nossa atenção na aprendizagem da criança que acontece como parte da vida familiar e da comunidade, remetendo-nos ao modelo proposto por Dunst e colaboradores para identificar contextos naturais de aprendizagem e oportunidades de inclusão para bebés e crianças em idade pré-escolar com necessidades educativas especiais. Como conclusão, traçaremos um resumo das ideias principais veiculadas ao longo da temática abordada.Associação Portuguesa de Psicologia (APP)Edições Colibri2003-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492003000100004Psicologia v.17 n.1 2003reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492003000100004Serrano,Ana MariaPereira,Ana PaulaCarvalho,Maria Leonorinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:13:31Zoai:scielo:S0874-20492003000100004Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:23:48.948548Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Oportunidades de aprendizagem para a criança nos seus contextos: de vida família e comunidade |
title |
Oportunidades de aprendizagem para a criança nos seus contextos: de vida família e comunidade |
spellingShingle |
Oportunidades de aprendizagem para a criança nos seus contextos: de vida família e comunidade Serrano,Ana Maria Necessidades educativas especiais elaboração de mapas de recursos da comunidade actividades contextualizadas |
title_short |
Oportunidades de aprendizagem para a criança nos seus contextos: de vida família e comunidade |
title_full |
Oportunidades de aprendizagem para a criança nos seus contextos: de vida família e comunidade |
title_fullStr |
Oportunidades de aprendizagem para a criança nos seus contextos: de vida família e comunidade |
title_full_unstemmed |
Oportunidades de aprendizagem para a criança nos seus contextos: de vida família e comunidade |
title_sort |
Oportunidades de aprendizagem para a criança nos seus contextos: de vida família e comunidade |
author |
Serrano,Ana Maria |
author_facet |
Serrano,Ana Maria Pereira,Ana Paula Carvalho,Maria Leonor |
author_role |
author |
author2 |
Pereira,Ana Paula Carvalho,Maria Leonor |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Serrano,Ana Maria Pereira,Ana Paula Carvalho,Maria Leonor |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Necessidades educativas especiais elaboração de mapas de recursos da comunidade actividades contextualizadas |
topic |
Necessidades educativas especiais elaboração de mapas de recursos da comunidade actividades contextualizadas |
description |
O presente artigo tem como objectivo abordar as investigações e teorias recentes de Dunst e colaboradores sobre as oportunidades de aprendizagem da criança nos seus contextos de vida, realçando a comunidade como fonte importante de oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento da criança. A análise do tema proposto, inicia-se com uma breve abordagem das bases conceptuais do modelo de Dunst e colaboradores em relação às oportunidades de aprendizagem da criança nos seus contextos naturais. Numa segunda parte, vamos focar a nossa atenção na aprendizagem da criança que acontece como parte da vida familiar e da comunidade, remetendo-nos ao modelo proposto por Dunst e colaboradores para identificar contextos naturais de aprendizagem e oportunidades de inclusão para bebés e crianças em idade pré-escolar com necessidades educativas especiais. Como conclusão, traçaremos um resumo das ideias principais veiculadas ao longo da temática abordada. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003-01-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492003000100004 |
url |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492003000100004 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492003000100004 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Portuguesa de Psicologia (APP) Edições Colibri |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Portuguesa de Psicologia (APP) Edições Colibri |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia v.17 n.1 2003 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137317183553536 |