Oportunidades de aprendizagem para a criança nos seus contextos: de vida família e comunidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Serrano,Ana Maria
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Pereira,Ana Paula, Carvalho,Maria Leonor
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492003000100004
Resumo: O presente artigo tem como objectivo abordar as investigações e teorias recentes de Dunst e colaboradores sobre as oportunidades de aprendizagem da criança nos seus contextos de vida, realçando a comunidade como fonte importante de oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento da criança. A análise do tema proposto, inicia-se com uma breve abordagem das bases conceptuais do modelo de Dunst e colaboradores em relação às oportunidades de aprendizagem da criança nos seus contextos naturais. Numa segunda parte, vamos focar a nossa atenção na aprendizagem da criança que acontece como parte da vida familiar e da comunidade, remetendo-nos ao modelo proposto por Dunst e colaboradores para identificar contextos naturais de aprendizagem e oportunidades de inclusão para bebés e crianças em idade pré-escolar com necessidades educativas especiais. Como conclusão, traçaremos um resumo das ideias principais veiculadas ao longo da temática abordada.
id RCAP_710654122f374685ef0f994531943940
oai_identifier_str oai:scielo:S0874-20492003000100004
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Oportunidades de aprendizagem para a criança nos seus contextos: de vida família e comunidadeNecessidades educativas especiaiselaboração de mapas de recursos da comunidadeactividades contextualizadasO presente artigo tem como objectivo abordar as investigações e teorias recentes de Dunst e colaboradores sobre as oportunidades de aprendizagem da criança nos seus contextos de vida, realçando a comunidade como fonte importante de oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento da criança. A análise do tema proposto, inicia-se com uma breve abordagem das bases conceptuais do modelo de Dunst e colaboradores em relação às oportunidades de aprendizagem da criança nos seus contextos naturais. Numa segunda parte, vamos focar a nossa atenção na aprendizagem da criança que acontece como parte da vida familiar e da comunidade, remetendo-nos ao modelo proposto por Dunst e colaboradores para identificar contextos naturais de aprendizagem e oportunidades de inclusão para bebés e crianças em idade pré-escolar com necessidades educativas especiais. Como conclusão, traçaremos um resumo das ideias principais veiculadas ao longo da temática abordada.Associação Portuguesa de Psicologia (APP)Edições Colibri2003-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492003000100004Psicologia v.17 n.1 2003reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492003000100004Serrano,Ana MariaPereira,Ana PaulaCarvalho,Maria Leonorinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:13:31Zoai:scielo:S0874-20492003000100004Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:23:48.948548Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Oportunidades de aprendizagem para a criança nos seus contextos: de vida família e comunidade
title Oportunidades de aprendizagem para a criança nos seus contextos: de vida família e comunidade
spellingShingle Oportunidades de aprendizagem para a criança nos seus contextos: de vida família e comunidade
Serrano,Ana Maria
Necessidades educativas especiais
elaboração de mapas de recursos da comunidade
actividades contextualizadas
title_short Oportunidades de aprendizagem para a criança nos seus contextos: de vida família e comunidade
title_full Oportunidades de aprendizagem para a criança nos seus contextos: de vida família e comunidade
title_fullStr Oportunidades de aprendizagem para a criança nos seus contextos: de vida família e comunidade
title_full_unstemmed Oportunidades de aprendizagem para a criança nos seus contextos: de vida família e comunidade
title_sort Oportunidades de aprendizagem para a criança nos seus contextos: de vida família e comunidade
author Serrano,Ana Maria
author_facet Serrano,Ana Maria
Pereira,Ana Paula
Carvalho,Maria Leonor
author_role author
author2 Pereira,Ana Paula
Carvalho,Maria Leonor
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Serrano,Ana Maria
Pereira,Ana Paula
Carvalho,Maria Leonor
dc.subject.por.fl_str_mv Necessidades educativas especiais
elaboração de mapas de recursos da comunidade
actividades contextualizadas
topic Necessidades educativas especiais
elaboração de mapas de recursos da comunidade
actividades contextualizadas
description O presente artigo tem como objectivo abordar as investigações e teorias recentes de Dunst e colaboradores sobre as oportunidades de aprendizagem da criança nos seus contextos de vida, realçando a comunidade como fonte importante de oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento da criança. A análise do tema proposto, inicia-se com uma breve abordagem das bases conceptuais do modelo de Dunst e colaboradores em relação às oportunidades de aprendizagem da criança nos seus contextos naturais. Numa segunda parte, vamos focar a nossa atenção na aprendizagem da criança que acontece como parte da vida familiar e da comunidade, remetendo-nos ao modelo proposto por Dunst e colaboradores para identificar contextos naturais de aprendizagem e oportunidades de inclusão para bebés e crianças em idade pré-escolar com necessidades educativas especiais. Como conclusão, traçaremos um resumo das ideias principais veiculadas ao longo da temática abordada.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-01-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492003000100004
url http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492003000100004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492003000100004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Portuguesa de Psicologia (APP)
Edições Colibri
publisher.none.fl_str_mv Associação Portuguesa de Psicologia (APP)
Edições Colibri
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia v.17 n.1 2003
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137317183553536