As actividades físicas e desportivas adaptadas aos alunos com necessidades educativas especiais – expectativas face aos novos planos curriculares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simón, Francisco Romero
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/2944
Resumo: Dissertação apresentada à Universidade de Cabo Verde e à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação - Especialidade: Educação Especial
id RCAP_8d0f2a7fc68cf0ba05d051ebca52a2ed
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/2944
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As actividades físicas e desportivas adaptadas aos alunos com necessidades educativas especiais – expectativas face aos novos planos curricularesNecessidades educativas especiaisInclusãoActividade físicaDissertação apresentada à Universidade de Cabo Verde e à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação - Especialidade: Educação EspecialO presente estudo centra-se essencialmente em três vertentes, nas quais nos apoiamos para formular os objectivos do estudo, (i) a identificação e controlo dos alunos com NEE’s que frequentam o ensino secundário na cidade da Praia, (ii) a experiência dos professores de Educação Física sobre o trabalho com estes alunos, e por último, (iii) as expectativas dos professores de Educação Física que leccionam no ensino secundário, face aos novos planos curriculares e consequentemente a Formação de Professores para responder as Adaptações dos Programas. Para levar adiante o estudo, foram realizadas duas (2) entrevistas, a responsáveis do Ministério da Educação e Ensino Superior que trabalham na área do Currículo e na área da Educação Física, que foram o ponto de partida para a realização do levantamento da situação populacional dos alunos com Necessidades Educativas Especiais matriculados no ensino secundário no concelho da Praia, assim como para a elaboração dos questionários aplicados aos professores de Educação Física das escolas secundárias da capital. Foram abordados através de questionários, 32 professores da disciplina de Educação Física, obtendo como resultado, de acordo com a opinião dos mesmos, a identificação de algumas contrariedades e ao mesmo tempo urgências, como é o caso da formação de professores, não só pelo facto dos currículos estarem a passar por mudanças, como também perante a necessidade de adquirir competências em termos pedagógicos para lidar com a diversidade do ensino, com a entrada de alunos com NEE’s que actualmente se matriculam no ensino regular. A partir do presente estudo, foi possível obter alguns dados sobre o que pensam os professores quanto à Formação dos docentes perante os desafios ainda não superados, para lidar com a diversidade e com as eventuais mudanças e adaptações nos programas, concluindo que há necessidade urgente de preparar pedagogicamente não só os novos formandos durante a sua formação inicial, como também os professores em exercício e que lidam no dia a dia com novas situações, solicitando cada vez mais criação, inovação, reinvenção e auto preparação para desenvolverem as suas práticas pedagógicas.Abstract This study focuses on three main aspects, which we rely on to formulate the objectives of the study, (i) identification and monitoring of pupils with SEN's who attends high school in Praia, (ii) experience of teachers on working with these students, (iii) and finally the expectations of physical education teachers who teach in secondary education, meet the new curriculum and therefore the Teacher Training to meet the adjustments to the programs. To advance the study, there were two (2) interviews, officials from the Ministry of Education and Higher Education working in the curriculum area and the area of Physical Education, which were the starting point for the creation of stock-taking stock of students with special educational needs enrolled in school in the county of Praia, and to prepare the questionnaires for physical education teachers of secondary schools in the capital. Were addressed through questionnaires, 32 teachers of Physical Education, which results in line with the view thereof, the identification of some setbacks while emergency such as teacher training, not only because of the curriculum are going through changes, but also with the need to acquire in terms of education to deal with the diversity of teaching, with the entry of students with SEN who's currently enrolled in regular schools. From this study it was possible to obtain some data on what they think especially teachers on the training of teachers to meet the challenges not yet overcome, to deal with diversity and with any changes and adjustments in the programs, concluding that there is a need urgent need to prepare pedagogically not only the new teachers during their initial training, but also the teachers who work and dealing on a daily basis with new situations, prompting increasingly creation, innovation, reinvention and self reparation for developing their teaching.Leite, TeresaRCIPLSimón, Francisco Romero2013-11-21T11:10:22Z2010-102010-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/2944porSimón, F. R.As actividades físicas e desportivas adaptadas aos alunos com necessidades educativas especiais – expectativas face aos novos planos curriculares [Dissertation]. Escola Superior de Educação de Lisboa/Instituto Politécnico de Lisboa. Universidade de Cabo Verde; 2011.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:42:56Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/2944Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:12:37.584132Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As actividades físicas e desportivas adaptadas aos alunos com necessidades educativas especiais – expectativas face aos novos planos curriculares
title As actividades físicas e desportivas adaptadas aos alunos com necessidades educativas especiais – expectativas face aos novos planos curriculares
spellingShingle As actividades físicas e desportivas adaptadas aos alunos com necessidades educativas especiais – expectativas face aos novos planos curriculares
Simón, Francisco Romero
Necessidades educativas especiais
Inclusão
Actividade física
title_short As actividades físicas e desportivas adaptadas aos alunos com necessidades educativas especiais – expectativas face aos novos planos curriculares
title_full As actividades físicas e desportivas adaptadas aos alunos com necessidades educativas especiais – expectativas face aos novos planos curriculares
title_fullStr As actividades físicas e desportivas adaptadas aos alunos com necessidades educativas especiais – expectativas face aos novos planos curriculares
title_full_unstemmed As actividades físicas e desportivas adaptadas aos alunos com necessidades educativas especiais – expectativas face aos novos planos curriculares
title_sort As actividades físicas e desportivas adaptadas aos alunos com necessidades educativas especiais – expectativas face aos novos planos curriculares
author Simón, Francisco Romero
author_facet Simón, Francisco Romero
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Leite, Teresa
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Simón, Francisco Romero
dc.subject.por.fl_str_mv Necessidades educativas especiais
Inclusão
Actividade física
topic Necessidades educativas especiais
Inclusão
Actividade física
description Dissertação apresentada à Universidade de Cabo Verde e à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação - Especialidade: Educação Especial
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-10
2010-10-01T00:00:00Z
2013-11-21T11:10:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/2944
url http://hdl.handle.net/10400.21/2944
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Simón, F. R.As actividades físicas e desportivas adaptadas aos alunos com necessidades educativas especiais – expectativas face aos novos planos curriculares [Dissertation]. Escola Superior de Educação de Lisboa/Instituto Politécnico de Lisboa. Universidade de Cabo Verde; 2011.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817552441196937216