Práticas de promoção da leitura e de compreensão da leitura nos 1.º e 2.º CEB: desafios e oportunidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Ana Isabel Ribeiro Freitas
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/18250
Resumo: O presente Relatório de Estágio constitui uma formalidade para admissão à prova pública e, por conseguinte, a obtenção do grau de Mestre. Este Relatório inclui-se na Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada, integrante do 2.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Este tem como objetivo primordial apresentar e refletir sobre o processo de desenvolvimento de conhecimentos, competências e princípios proporcionados pela prática educativa desenvolvida pela mestranda. Como primeira análise expõe-se a contextualização da prática educativa, realçando aspetos como os princípios organizativos e funcionais, a caraterização dos espaços da prática educativa e a descrição das turmas do 1.º e do 2.º CEB. No período de observação da Prática de Ensino supervisionada, percebeu-se que a compreensão da leitura era uma componente com necessidades de intervensão pelo que se formulou um projeto de intervenção cuja questão de partida foi: “Leitura, como promover e como privilegiar a sua compreensão?”. De forma a responder eficazmente à questão-problema, elaboraram-se algumas atividades num projeto de intervenção e, posteriormente, analisaram-se os resultados obtidos. Considerou-se a importância de práticas de promoção e compreensão leitora, entendendo como objetivo principal o desenvolvimento dos aspetos motivacionais para a leitura. A leitura deverá estar no centro da atividade pedagógica, pois é, enquanto atividade, a mais eficiente e compreende competências presentes em todas as áreas do conhecimento, assumindo e mobilizando aptidões de compreensão. Num ângulo pedagógico-didático, retratam-se, neste documento, propostas de estratégias e práticas de promoção leitora e de compreensão da leitura, de forma a favorecer uma relação próxima do aluno-leitor com os livros e objetos de leitura. Num último momento, descrevem-se as experiências vividas no decorrer da Prática de Ensino Supervisionada, desenvolvida no ano letivo 2017/2018, que foi concretizada numa turma do 3.º ano de escolaridade e numa do 6.º ano. Este estágio permitiu desenvolver competências pessoais, sociais e profissionais compreendidas nas etapas de formação da PES: observação; cooperação; regência; participação e desenvolvimento de atividades e projetos no contexto educativo. As práticas de ensino e aprendizagem espelhadas neste Relatório procuraram a promoção de uma aprendizagem ativa e significativa para os alunos.
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Como primeira análise expõe-se a contextualização da prática educativa, realçando aspetos como os princípios organizativos e funcionais, a caraterização dos espaços da prática educativa e a descrição das turmas do 1.º e do 2.º CEB. No período de observação da Prática de Ensino supervisionada, percebeu-se que a compreensão da leitura era uma componente com necessidades de intervensão pelo que se formulou um projeto de intervenção cuja questão de partida foi: “Leitura, como promover e como privilegiar a sua compreensão?”. De forma a responder eficazmente à questão-problema, elaboraram-se algumas atividades num projeto de intervenção e, posteriormente, analisaram-se os resultados obtidos. Considerou-se a importância de práticas de promoção e compreensão leitora, entendendo como objetivo principal o desenvolvimento dos aspetos motivacionais para a leitura. A leitura deverá estar no centro da atividade pedagógica, pois é, enquanto atividade, a mais eficiente e compreende competências presentes em todas as áreas do conhecimento, assumindo e mobilizando aptidões de compreensão. Num ângulo pedagógico-didático, retratam-se, neste documento, propostas de estratégias e práticas de promoção leitora e de compreensão da leitura, de forma a favorecer uma relação próxima do aluno-leitor com os livros e objetos de leitura. Num último momento, descrevem-se as experiências vividas no decorrer da Prática de Ensino Supervisionada, desenvolvida no ano letivo 2017/2018, que foi concretizada numa turma do 3.º ano de escolaridade e numa do 6.º ano. Este estágio permitiu desenvolver competências pessoais, sociais e profissionais compreendidas nas etapas de formação da PES: observação; cooperação; regência; participação e desenvolvimento de atividades e projetos no contexto educativo. As práticas de ensino e aprendizagem espelhadas neste Relatório procuraram a promoção de uma aprendizagem ativa e significativa para os alunos.The present Report is a formality for admission to the public exam and, therefore, the attainment of a master’s degree. This Report is included in the Supervised Teaching Practice Curricular Unit, part of the 2nd year of the Master in Teaching of the 1st Cycle of Basic Education and of Portuguese and History and Geography of Portugal in the 2nd Cycle of Basic Education. Its primary objective is to present and reflect on the process of developing knowledge, skills and principles provided by the educational practice developed by the master's student. As a first analysis, the contextualization of educational practice is presented, highlighting aspects such as organizational and functional principles, the characterization of the spaces of educational practice and the description of the 1st and 2nd CEB classes. During the observation period of the Supervised Teaching Practice, it was realized that reading comprehension was a component with intervention needs, so an intervention project was formulated whose question was: "Reading, how to promote and how to privilege reading comprehension?". In order to effectively answer the problem-question, some activities were elaborated in an intervention project and, later, the obtained results were analyzed. The importance of promotion and reading comprehension practices was considered, with the main objective being the development of motivational aspects for reading. Reading should be at the center of the pedagogical activity, as it is, as an activity, the most efficient, comprising skills present in all areas of knowledge, assuming and mobilizing comprehension skills. From a pedagogical-didactic angle, this document portrays proposals for strategies and practices to promote reading and reading comprehension, in order to favor a close relationship between the student-reader and the books and reading objects. At a last moment, the experiences lived during the Supervised Teaching Practice, developed in the 2017/2018 school year, which were implemented in a 3rd grade and a 6th grade class, are described. This internship allowed the development of personal, social and professional skills included in the stages of formation of the PES: observation; cooperation; regency; participation and development of activities and projects in the educational context. The teaching and learning practices reflected in this Report sought to promote active and meaningful learning for students.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoCosta, José AntónioMorgado, Celda Maria GonçalvesRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoTeixeira, Ana Isabel Ribeiro Freitas2021-08-05T11:48:36Z202120212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/18250TID:202794962porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-25T01:46:22Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/18250Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:37:51.526150Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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