Perceções acerca do bem-estar animal em crianças do 1.º Ciclo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/16869 |
Resumo: | Relatório da Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Ensino do 1.º CEB e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º CEB |
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Perceções acerca do bem-estar animal em crianças do 1.º CicloConceções1.º ciclo do ensino básicoBem-estar animalUtilização de animais em espetáculosPensamento críticoConceptions1st cycle of primary educationAnimal welfareUse of animals in performancesCritical thinkingRelatório da Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Ensino do 1.º CEB e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º CEBO presente relatório está inserido na Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II do 2.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Numa primeira parte apresenta-se uma descrição sintética das práticas de intervenção pedagógica que ocorreram no 1.º e no 2.º Ciclo do Ensino Básico, bem como uma análise crítica e reflexiva sobre as duas, devidamente fundamentada. Numa segunda parte, o relatório apresenta um estudo empírico intitulado Perceções acerca do bem-estar animal em crianças do 1.º Ciclo. Esta investigação teve como propósito compreender as conceções que os alunos possuem acerca da utilização de animais em espetáculos. O estudo é de natureza quantitativa e tem características de uma investigação-ação. Participaram na investigação vinte e dois alunos de uma escola pública. Os dados foram recolhidos através da administração de um questionário com perguntas fechadas e abertas acerca de três espetáculos: tourada, exibições com mamíferos aquáticos e circo com animais. Entre as duas administrações do questionário foram implementadas um conjunto de sessões dedicadas a explorar o tema. Na análise das respostas fechadas dadas pelos alunos foi calculada a frequência absoluta e relativa dos itens incluídos. Já para as respostas abertas, procedeu-se à sua análise de conteúdo e agrupamento de justificações por ideias similares. Os resultados obtidos permitiram verificar uma maior consciencialização dos alunos para o impacto destes espetáculos na felicidade dos animais, tendo sido verificado um aumento no número de respostas e justificações que os avaliam como nocivos. O estudo contribui para o reconhecimento da importância da abordagem de temas controversos em sala de aula pelo seu contributo no desenvolvimento da competência do pensamento critico nos alunos, por contribuírem para a construção de opiniões fundamentadas acerca dos temas, promovendo desta forma cidadãos mais informados e participativos nos problemas da sociedade.This report is part of the Curricular Unit of Supervised Teaching Practice II in the 2nd year of the Master's Degree in Teaching for the 1st Cycle of Basic Education and Portuguese, History, and Geography of Portugal for the 2nd Cycle of Basic Education. In the first part, a brief description of the pedagogical practices that took place in the 1st and 2nd Cycles of Primary Education is presented, along with a critical and reflective analysis of both, duly supported. In the second part, the report presents an empirical study entitled 'Perceptions of Animal Welfare in 1st Cycle Children.' This research aimed to understand the conceptions that students have regarding the use of animals in performances. The study is of a quantitative nature and has characteristics of action research. Twenty-two students from a public school participated in the research. Data was collected through the administration of a questionnaire with closed and open-ended questions about three performances: bullfighting, displays with aquatic mammals, and circus with animals. Between the two questionnaire administrations, a set of sessions dedicated to exploring the theme were implemented. In the analysis of the closed-ended responses given by the students, the absolute and relative frequency of the included items was calculated. For the open-ended responses contente analysis was carried out, and justifications were grouped by similar ideas. The results obtained allowed us to verify a greater awareness among students of the impact of these performances on the happiness of animals, with an increase in the number of responses and justifications that evaluate them as harmful. The study contributes to the recognition of the importance of addressing controversial topics in the classroom, as they contribute to the development of students' critical thinking skills, helping them to form well-founded opinions on these issues, and to promoting informed and participative citizens in society's problems.Almeida, AntónioRCIPLCoelho, Joana Andreia Rodrigues2024-01-12T11:31:43Z2023-07-172023-07-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/16869TID:203374800porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T02:16:34Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16869Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:44:59.456871Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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