Perceções acerca do bem-estar animal em crianças do 1.º Ciclo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Joana Andreia Rodrigues
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/16869
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Ensino do 1.º CEB e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º CEB
id RCAP_712cc298ae058b3cea096704b03ce177
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16869
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Perceções acerca do bem-estar animal em crianças do 1.º CicloConceções1.º ciclo do ensino básicoBem-estar animalUtilização de animais em espetáculosPensamento críticoConceptions1st cycle of primary educationAnimal welfareUse of animals in performancesCritical thinkingRelatório da Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Ensino do 1.º CEB e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º CEBO presente relatório está inserido na Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II do 2.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Numa primeira parte apresenta-se uma descrição sintética das práticas de intervenção pedagógica que ocorreram no 1.º e no 2.º Ciclo do Ensino Básico, bem como uma análise crítica e reflexiva sobre as duas, devidamente fundamentada. Numa segunda parte, o relatório apresenta um estudo empírico intitulado Perceções acerca do bem-estar animal em crianças do 1.º Ciclo. Esta investigação teve como propósito compreender as conceções que os alunos possuem acerca da utilização de animais em espetáculos. O estudo é de natureza quantitativa e tem características de uma investigação-ação. Participaram na investigação vinte e dois alunos de uma escola pública. Os dados foram recolhidos através da administração de um questionário com perguntas fechadas e abertas acerca de três espetáculos: tourada, exibições com mamíferos aquáticos e circo com animais. Entre as duas administrações do questionário foram implementadas um conjunto de sessões dedicadas a explorar o tema. Na análise das respostas fechadas dadas pelos alunos foi calculada a frequência absoluta e relativa dos itens incluídos. Já para as respostas abertas, procedeu-se à sua análise de conteúdo e agrupamento de justificações por ideias similares. Os resultados obtidos permitiram verificar uma maior consciencialização dos alunos para o impacto destes espetáculos na felicidade dos animais, tendo sido verificado um aumento no número de respostas e justificações que os avaliam como nocivos. O estudo contribui para o reconhecimento da importância da abordagem de temas controversos em sala de aula pelo seu contributo no desenvolvimento da competência do pensamento critico nos alunos, por contribuírem para a construção de opiniões fundamentadas acerca dos temas, promovendo desta forma cidadãos mais informados e participativos nos problemas da sociedade.This report is part of the Curricular Unit of Supervised Teaching Practice II in the 2nd year of the Master's Degree in Teaching for the 1st Cycle of Basic Education and Portuguese, History, and Geography of Portugal for the 2nd Cycle of Basic Education. In the first part, a brief description of the pedagogical practices that took place in the 1st and 2nd Cycles of Primary Education is presented, along with a critical and reflective analysis of both, duly supported. In the second part, the report presents an empirical study entitled 'Perceptions of Animal Welfare in 1st Cycle Children.' This research aimed to understand the conceptions that students have regarding the use of animals in performances. The study is of a quantitative nature and has characteristics of action research. Twenty-two students from a public school participated in the research. Data was collected through the administration of a questionnaire with closed and open-ended questions about three performances: bullfighting, displays with aquatic mammals, and circus with animals. Between the two questionnaire administrations, a set of sessions dedicated to exploring the theme were implemented. In the analysis of the closed-ended responses given by the students, the absolute and relative frequency of the included items was calculated. For the open-ended responses contente analysis was carried out, and justifications were grouped by similar ideas. The results obtained allowed us to verify a greater awareness among students of the impact of these performances on the happiness of animals, with an increase in the number of responses and justifications that evaluate them as harmful. The study contributes to the recognition of the importance of addressing controversial topics in the classroom, as they contribute to the development of students' critical thinking skills, helping them to form well-founded opinions on these issues, and to promoting informed and participative citizens in society's problems.Almeida, AntónioRCIPLCoelho, Joana Andreia Rodrigues2024-01-12T11:31:43Z2023-07-172023-07-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/16869TID:203374800porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T02:16:34Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16869Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:44:59.456871Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Perceções acerca do bem-estar animal em crianças do 1.º Ciclo
title Perceções acerca do bem-estar animal em crianças do 1.º Ciclo
spellingShingle Perceções acerca do bem-estar animal em crianças do 1.º Ciclo
Coelho, Joana Andreia Rodrigues
Conceções
1.º ciclo do ensino básico
Bem-estar animal
Utilização de animais em espetáculos
Pensamento crítico
Conceptions
1st cycle of primary education
Animal welfare
Use of animals in performances
Critical thinking
title_short Perceções acerca do bem-estar animal em crianças do 1.º Ciclo
title_full Perceções acerca do bem-estar animal em crianças do 1.º Ciclo
title_fullStr Perceções acerca do bem-estar animal em crianças do 1.º Ciclo
title_full_unstemmed Perceções acerca do bem-estar animal em crianças do 1.º Ciclo
title_sort Perceções acerca do bem-estar animal em crianças do 1.º Ciclo
author Coelho, Joana Andreia Rodrigues
author_facet Coelho, Joana Andreia Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, António
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Coelho, Joana Andreia Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Conceções
1.º ciclo do ensino básico
Bem-estar animal
Utilização de animais em espetáculos
Pensamento crítico
Conceptions
1st cycle of primary education
Animal welfare
Use of animals in performances
Critical thinking
topic Conceções
1.º ciclo do ensino básico
Bem-estar animal
Utilização de animais em espetáculos
Pensamento crítico
Conceptions
1st cycle of primary education
Animal welfare
Use of animals in performances
Critical thinking
description Relatório da Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Ensino do 1.º CEB e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º CEB
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-17
2023-07-17T00:00:00Z
2024-01-12T11:31:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/16869
TID:203374800
url http://hdl.handle.net/10400.21/16869
identifier_str_mv TID:203374800
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136945740185600