“Some we love, some we hate, some we eat.” Desenvolver a consciencialização para o bem-estar animal em alunos do 5.º ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Andreia de Oliveira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/9689
Resumo: Relatório Final apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_89e3554c99dc7cff48fa085881e84311
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/9689
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling “Some we love, some we hate, some we eat.” Desenvolver a consciencialização para o bem-estar animal em alunos do 5.º ano de escolaridadeBem-estar animalConceções dos alunos2.º ciclo do ensino básicoPensamento criticoAnimal welfareStudent conceptions2nd cycle of basic educationCritical thinking activitiesRelatório Final apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino BásicoEste relatório desenvolve-se no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, do 2.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. Na primeira parte, apresentam-se e comparam-se as práticas de ensino desenvolvidas no 1.º e 2.º do CEB, em turmas do 2.º e do 5.º ano de escolaridade. Na segunda parte apresenta-se o estudo “Qual a eficácia de um conjunto de recursos educativos relacionados com temas acerca do bem-estar animal em alunos do 5.º ano de escolaridade na sua consciencialização para este assunto?”, com a finalidade de desenvolver a sua consciência para vários temas relacionados com o bem-estar animal. Neste sentido estabeleceram-se como objetivos gerais: (i) identificar as conceções que os alunos possuem acerca de diversas situações que envolvam a relação entre o ser humano e os animais; (ii) desenvolver o pensamento crítico dos alunos acerca do bem-estar animal, através de atividades que possibilitam a discussão de diferentes situações envolvendo os animais e com relevância para a sociedade; e (iii) desenvolver a sua consciencialização acerca do bem-estar animal, através do reconhecimento de muitas das ações negativas que se exercem sobre os animais. Optou-se por uma metodologia de natureza mista e como técnica de recolha de dados o recurso ao inquérito por questionário com questões de natureza fechada e aberta. Os dados quantitativos foram tratados ao nível da estatística inferencial com recurso ao Statistical Package for the Social Sciences. Os dados qualitativos foram submetidos a análise de conteúdo e respetivamente categorizados. Os resultados do estudo indicam que as crianças foram capazes de identificar situações de injustiça, em defesa do bem-estar animal e argumentar contra as mesmas. Os recursos construídos não só foram eficazes para uma maior consciencialização acerca do bem-estar animal, nos temas pretendidos, como também promoveram o confronto de ideias entre os alunos, o que contribuiu para o desenvolvimento de capacidades de pensamento crítico.ABSTRACT This report was developed as part of the course of Supervised Teaching Practice II of the 2nd year of the MA in Teaching of 1st Cycle of Basic Education and Mathematics and Natural Sciences of 2nd Cycle of Basic Education. In the first part, we present and compare the teaching practices in the 1st and 2nd Cycle of Basic Education, in 2nd and 5th grade classes. In the second part, we present the study “How effective is a set of educational resources related to animal welfare issues in 5th grade students in their awareness of this matter?”, in order to develop their awareness of animal welfare. In this sense, the following objectives were established: (i) identity the conceptions students have about various situations involving the relationship between humans and animals; (ii) develop student’s critical thinking skills regarding animal welfare through activities that enable discussion of different situations involving animals and with relevance to society; and (iii) develop their awareness of animal welfare though the recognition of many of the negative actions towards animals. We chose a methodology of mixed nature and as technique of data collection the use of questionnaire survey with closed and open questions. Quantitative data were treated at the level of inferential statistics using the Statistical Package for the Social Sciences software. Qualitative data were submitted to content analysis and categorizes accordingly. The results of the study indicate that children were able to identify situations of injustice, in defense of animal welfare and to argue against them. Not only were the resources built to raise awareness of animal welfare, but also to promote the discussion of different ideas among students, which contributed to the development of critical thinking skills.Almeida, AntónioRCIPLGonçalves, Andreia de Oliveira2019-03-08T14:10:51Z2018-07-202018-07-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/9689TID:202055221porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:58:40Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/9689Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:18:12.945149Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv “Some we love, some we hate, some we eat.” Desenvolver a consciencialização para o bem-estar animal em alunos do 5.º ano de escolaridade
title “Some we love, some we hate, some we eat.” Desenvolver a consciencialização para o bem-estar animal em alunos do 5.º ano de escolaridade
spellingShingle “Some we love, some we hate, some we eat.” Desenvolver a consciencialização para o bem-estar animal em alunos do 5.º ano de escolaridade
Gonçalves, Andreia de Oliveira
Bem-estar animal
Conceções dos alunos
2.º ciclo do ensino básico
Pensamento critico
Animal welfare
Student conceptions
2nd cycle of basic education
Critical thinking activities
title_short “Some we love, some we hate, some we eat.” Desenvolver a consciencialização para o bem-estar animal em alunos do 5.º ano de escolaridade
title_full “Some we love, some we hate, some we eat.” Desenvolver a consciencialização para o bem-estar animal em alunos do 5.º ano de escolaridade
title_fullStr “Some we love, some we hate, some we eat.” Desenvolver a consciencialização para o bem-estar animal em alunos do 5.º ano de escolaridade
title_full_unstemmed “Some we love, some we hate, some we eat.” Desenvolver a consciencialização para o bem-estar animal em alunos do 5.º ano de escolaridade
title_sort “Some we love, some we hate, some we eat.” Desenvolver a consciencialização para o bem-estar animal em alunos do 5.º ano de escolaridade
author Gonçalves, Andreia de Oliveira
author_facet Gonçalves, Andreia de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, António
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Andreia de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Bem-estar animal
Conceções dos alunos
2.º ciclo do ensino básico
Pensamento critico
Animal welfare
Student conceptions
2nd cycle of basic education
Critical thinking activities
topic Bem-estar animal
Conceções dos alunos
2.º ciclo do ensino básico
Pensamento critico
Animal welfare
Student conceptions
2nd cycle of basic education
Critical thinking activities
description Relatório Final apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-20
2018-07-20T00:00:00Z
2019-03-08T14:10:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/9689
TID:202055221
url http://hdl.handle.net/10400.21/9689
identifier_str_mv TID:202055221
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133445852495872