A apropriação das ferramentas de uma rede social pelos alunos : um estudo com o SAPO Campus

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, David Manuel Duarte
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/12301
Resumo: A proliferação das redes sociais tem facilitado o acesso à informação e a forma como se comunica e colabora. As escolas devem acompanhar esta tendência e não se podem afastar desta realidade. Nesse sentido, devem realizar esforços com o intuito de as integrar no seu dia a dia, nomeadamente no dos seus estudantes. Esta investigação teve como objeto o processo de apropriação e utilização das ferramentas de uma rede social, denominada SAPO Campus, em contexto de escola, por parte dos alunos, assim como a avaliação das ferramentas que a plataforma disponibiliza. Para esse efeito, e com o propósito de caraterizar os estudantes e perceber como estes usam as ferramentas da plataforma foi conduzido um estudo em que duas turmas realizaram atividades no âmbito do programa das disciplinas com recurso às ferramentas do SAPO Campus. Posteriormente, foram recolhidos dados através da aplicação de um inquérito por questionário que permitiu fazer a caraterização dos alunos, bem como perceber quais as funcionalidades que estes mais usam nas redes sociais em geral e na rede social em estudo. Foi ainda efetuada uma entrevista para perceber melhor as questões da apropriação pois estas são bastante subjetivas e difíceis de avaliar com dados quantitativos. Os logs de utilização da plataforma também foram analisados. Os dados foram ainda analisados com o intuito de compreender se a abordagem pedagógica do professor influenciaria a forma como os alunos usam as redes sociais e se apropriam das suas ferramentas e ainda se o perfil dos alunos também teria influência nas características dessa apropriação. Os resultados obtidos demonstram que um elemento essencial na utilização das ferramentas das redes sociais é o próprio professor, uma vez que é um agente que pode potenciar a utilização destas pelos alunos. Um outro resultado relevante sublinha que o perfil dos alunos influencia a forma como estes utilizam a plataforma. Concluiu-se ainda que as ferramentas mais valorizadas pelos alunos na plataforma são os grupos e os blogs e que a ferramenta que os alunos mais gostariam de ver implementada seria uma aplicação de conversação instantânea. Em relação à questão principal do estudo – Como é que os alunos se apropriam das ferramentas do SAPO Campus? – obtiveram-se resultados interessantes de utilização das ferramentas e, muito embora a resposta não possa ser conclusiva, concluiu-se que a aposta na utilização deste tipo de plataformas nas escolas pode trazer benefícios ao processo de formação dos alunos.
id RCAP_71337aea039ec368a85aee9d3f43e68a
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/12301
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A apropriação das ferramentas de uma rede social pelos alunos : um estudo com o SAPO CampusComunicação multimédia - Teses de mestradoSapo CampusRedes sociaisPapel da escolaPapel dos professoresA proliferação das redes sociais tem facilitado o acesso à informação e a forma como se comunica e colabora. As escolas devem acompanhar esta tendência e não se podem afastar desta realidade. Nesse sentido, devem realizar esforços com o intuito de as integrar no seu dia a dia, nomeadamente no dos seus estudantes. Esta investigação teve como objeto o processo de apropriação e utilização das ferramentas de uma rede social, denominada SAPO Campus, em contexto de escola, por parte dos alunos, assim como a avaliação das ferramentas que a plataforma disponibiliza. Para esse efeito, e com o propósito de caraterizar os estudantes e perceber como estes usam as ferramentas da plataforma foi conduzido um estudo em que duas turmas realizaram atividades no âmbito do programa das disciplinas com recurso às ferramentas do SAPO Campus. Posteriormente, foram recolhidos dados através da aplicação de um inquérito por questionário que permitiu fazer a caraterização dos alunos, bem como perceber quais as funcionalidades que estes mais usam nas redes sociais em geral e na rede social em estudo. Foi ainda efetuada uma entrevista para perceber melhor as questões da apropriação pois estas são bastante subjetivas e difíceis de avaliar com dados quantitativos. Os logs de utilização da plataforma também foram analisados. Os dados foram ainda analisados com o intuito de compreender se a abordagem pedagógica do professor influenciaria a forma como os alunos usam as redes sociais e se apropriam das suas ferramentas e ainda se o perfil dos alunos também teria influência nas características dessa apropriação. Os resultados obtidos demonstram que um elemento essencial na utilização das ferramentas das redes sociais é o próprio professor, uma vez que é um agente que pode potenciar a utilização destas pelos alunos. Um outro resultado relevante sublinha que o perfil dos alunos influencia a forma como estes utilizam a plataforma. Concluiu-se ainda que as ferramentas mais valorizadas pelos alunos na plataforma são os grupos e os blogs e que a ferramenta que os alunos mais gostariam de ver implementada seria uma aplicação de conversação instantânea. Em relação à questão principal do estudo – Como é que os alunos se apropriam das ferramentas do SAPO Campus? – obtiveram-se resultados interessantes de utilização das ferramentas e, muito embora a resposta não possa ser conclusiva, concluiu-se que a aposta na utilização deste tipo de plataformas nas escolas pode trazer benefícios ao processo de formação dos alunos.Social network proliferation has facilitated the access to information and the way we communicate and collaborate. Schools should follow this trend and embrace this reality. In this sense, they must make efforts in order to integrate them in their daily routine, particularly in their students’. This research focuses on the process of appropriation and use of the tools of a social network, called SAPO Campus, used within school context, as well as on the evaluation of the tools that this network offers. To get to this objective and in order to characterize the students and see how they use the tools of SAPO Campus, a collection and analysis of data were carried out through a questionnaire that allowed not only the characterization of students but also to realize which features they use the most in general in social networks and in the social network under study. An interview was also made for better understanding of the issues of ownership, as these ones are quite subjective and difficult to evaluate with quantitative data. The logs of the platform were also analyzed. Subsequently, based on this information, the data was processed and the results analyzed. After completed all stages of research, the results were analyzed in order to understand if a pedagogical approach from the teacher influences how students use social networks and appropriate these networks, and if the profile of students also has an influence on the characteristics of such appropriation. In this study the results show that an essential element in the use of social networking tools is the teacher as he may promote the use of these by the students. Another result is that both the profile of the teacher and the students may influence how they use the platform. It was also concluded that the most important tools of the platform are groups and blogs and the tool that students consider most important to be implemented is the instant conversation tool. As for the subject of study - How do students take ownership of the tools of the SAPO Campus? –interesting results were obtained from the use of these tools and although the answer cannot be conclusive, betting on such platforms in schools can bring benefits to the training process.Universidade de Aveiro2014-05-21T18:22:41Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/12301TID:201572060porOliveira, David Manuel Duarteinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:22:23Zoai:ria.ua.pt:10773/12301Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:48:31.607133Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A apropriação das ferramentas de uma rede social pelos alunos : um estudo com o SAPO Campus
title A apropriação das ferramentas de uma rede social pelos alunos : um estudo com o SAPO Campus
spellingShingle A apropriação das ferramentas de uma rede social pelos alunos : um estudo com o SAPO Campus
Oliveira, David Manuel Duarte
Comunicação multimédia - Teses de mestrado
Sapo Campus
Redes sociais
Papel da escola
Papel dos professores
title_short A apropriação das ferramentas de uma rede social pelos alunos : um estudo com o SAPO Campus
title_full A apropriação das ferramentas de uma rede social pelos alunos : um estudo com o SAPO Campus
title_fullStr A apropriação das ferramentas de uma rede social pelos alunos : um estudo com o SAPO Campus
title_full_unstemmed A apropriação das ferramentas de uma rede social pelos alunos : um estudo com o SAPO Campus
title_sort A apropriação das ferramentas de uma rede social pelos alunos : um estudo com o SAPO Campus
author Oliveira, David Manuel Duarte
author_facet Oliveira, David Manuel Duarte
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, David Manuel Duarte
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação multimédia - Teses de mestrado
Sapo Campus
Redes sociais
Papel da escola
Papel dos professores
topic Comunicação multimédia - Teses de mestrado
Sapo Campus
Redes sociais
Papel da escola
Papel dos professores
description A proliferação das redes sociais tem facilitado o acesso à informação e a forma como se comunica e colabora. As escolas devem acompanhar esta tendência e não se podem afastar desta realidade. Nesse sentido, devem realizar esforços com o intuito de as integrar no seu dia a dia, nomeadamente no dos seus estudantes. Esta investigação teve como objeto o processo de apropriação e utilização das ferramentas de uma rede social, denominada SAPO Campus, em contexto de escola, por parte dos alunos, assim como a avaliação das ferramentas que a plataforma disponibiliza. Para esse efeito, e com o propósito de caraterizar os estudantes e perceber como estes usam as ferramentas da plataforma foi conduzido um estudo em que duas turmas realizaram atividades no âmbito do programa das disciplinas com recurso às ferramentas do SAPO Campus. Posteriormente, foram recolhidos dados através da aplicação de um inquérito por questionário que permitiu fazer a caraterização dos alunos, bem como perceber quais as funcionalidades que estes mais usam nas redes sociais em geral e na rede social em estudo. Foi ainda efetuada uma entrevista para perceber melhor as questões da apropriação pois estas são bastante subjetivas e difíceis de avaliar com dados quantitativos. Os logs de utilização da plataforma também foram analisados. Os dados foram ainda analisados com o intuito de compreender se a abordagem pedagógica do professor influenciaria a forma como os alunos usam as redes sociais e se apropriam das suas ferramentas e ainda se o perfil dos alunos também teria influência nas características dessa apropriação. Os resultados obtidos demonstram que um elemento essencial na utilização das ferramentas das redes sociais é o próprio professor, uma vez que é um agente que pode potenciar a utilização destas pelos alunos. Um outro resultado relevante sublinha que o perfil dos alunos influencia a forma como estes utilizam a plataforma. Concluiu-se ainda que as ferramentas mais valorizadas pelos alunos na plataforma são os grupos e os blogs e que a ferramenta que os alunos mais gostariam de ver implementada seria uma aplicação de conversação instantânea. Em relação à questão principal do estudo – Como é que os alunos se apropriam das ferramentas do SAPO Campus? – obtiveram-se resultados interessantes de utilização das ferramentas e, muito embora a resposta não possa ser conclusiva, concluiu-se que a aposta na utilização deste tipo de plataformas nas escolas pode trazer benefícios ao processo de formação dos alunos.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2013
2014-05-21T18:22:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/12301
TID:201572060
url http://hdl.handle.net/10773/12301
identifier_str_mv TID:201572060
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137535943770112