Sistema de recomendações no SAPO Campus: desenvolvimento e avaliação: estudo de caso do mecanismo implementado no SAPO Campus
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/12312 |
Resumo: | Com o lançamento e utilização de novas ferramentas para contextos educativos que pretendem realçar a importância da comunicação e colaboração em ambientes de aprendizagem, surgem novos desafios que é necessário investigar para encontrar soluções adequadas. No caso deste estudo, procura-se compreender e encontrar soluções adequadas para a problemática da sobrecarga de informação que pode ocorrer num espaço em que todos os elementos de uma comunidade têm a possibilidade de partilhar conteúdo e comunicar entre si. Nestes contextos, é possível que a informação disponível possa atingir uma quantidade que o utilizador não tem a capacidade de assimilar na sua totalidade e, muitas vezes, originando que perca informação relevante para si. Uma possível solução para este desafio passa pela integração de sistemas de recomendação transversais a essas novas ferramentas, potenciando o seu desenvolvimento baseado no próprio utilizador e também na sua interação com a comunidade, promovendo o desenvolvimento de novas formas de partilha e de interação entre os utilizadores. Neste trabalho apresentam-se as principais etapas da conceção, desenvolvimento e avaliação da integração de um sistema de recomendações numa plataforma social para contexto educativo, o SAPO Campus. |
id |
RCAP_749f4b3c213573ebdd6da3e20ff92e0a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/12312 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Sistema de recomendações no SAPO Campus: desenvolvimento e avaliação: estudo de caso do mecanismo implementado no SAPO CampusComunicação multimédia - Teses de mestradoSapo CampusWeb 2.0Mudança educativaRedes sociaisComunidades virtuaisCom o lançamento e utilização de novas ferramentas para contextos educativos que pretendem realçar a importância da comunicação e colaboração em ambientes de aprendizagem, surgem novos desafios que é necessário investigar para encontrar soluções adequadas. No caso deste estudo, procura-se compreender e encontrar soluções adequadas para a problemática da sobrecarga de informação que pode ocorrer num espaço em que todos os elementos de uma comunidade têm a possibilidade de partilhar conteúdo e comunicar entre si. Nestes contextos, é possível que a informação disponível possa atingir uma quantidade que o utilizador não tem a capacidade de assimilar na sua totalidade e, muitas vezes, originando que perca informação relevante para si. Uma possível solução para este desafio passa pela integração de sistemas de recomendação transversais a essas novas ferramentas, potenciando o seu desenvolvimento baseado no próprio utilizador e também na sua interação com a comunidade, promovendo o desenvolvimento de novas formas de partilha e de interação entre os utilizadores. Neste trabalho apresentam-se as principais etapas da conceção, desenvolvimento e avaliação da integração de um sistema de recomendações numa plataforma social para contexto educativo, o SAPO Campus.With the advent of new educational tools for learning contexts with the purpose of highlighting the importance of communication and collaboration in learning environments, new challenges should be taken into account in order to discover proper solutions. With this investigation, we seek to understand and find a suitable approach to the information overload problem that can occur in places where all community members have the ability to communicate and share content. It is possible, in these contexts, for the available information to reach such an amount that the user will not have the ability to fully assimilate it, which often causes the loss of the track of data, which is importante to the user. A possible solution for this challenge implies the integration of transverse recommendation systems in these tools, enhancing their growth based on the user and his interaction with the community and promoting the emergence of new methods for him to share and interact with others. This study presents the main steps of the design, development and assessment of the process for integrating a recommendation system in SAPO Campus, a social platform for the educational context.Universidade de Aveiro2014-05-22T17:12:42Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/12312TID:201575183porAlves, Firmino André dos Santoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:22:24Zoai:ria.ua.pt:10773/12312Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:48:31.891963Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sistema de recomendações no SAPO Campus: desenvolvimento e avaliação: estudo de caso do mecanismo implementado no SAPO Campus |
title |
Sistema de recomendações no SAPO Campus: desenvolvimento e avaliação: estudo de caso do mecanismo implementado no SAPO Campus |
spellingShingle |
Sistema de recomendações no SAPO Campus: desenvolvimento e avaliação: estudo de caso do mecanismo implementado no SAPO Campus Alves, Firmino André dos Santo Comunicação multimédia - Teses de mestrado Sapo Campus Web 2.0 Mudança educativa Redes sociais Comunidades virtuais |
title_short |
Sistema de recomendações no SAPO Campus: desenvolvimento e avaliação: estudo de caso do mecanismo implementado no SAPO Campus |
title_full |
Sistema de recomendações no SAPO Campus: desenvolvimento e avaliação: estudo de caso do mecanismo implementado no SAPO Campus |
title_fullStr |
Sistema de recomendações no SAPO Campus: desenvolvimento e avaliação: estudo de caso do mecanismo implementado no SAPO Campus |
title_full_unstemmed |
Sistema de recomendações no SAPO Campus: desenvolvimento e avaliação: estudo de caso do mecanismo implementado no SAPO Campus |
title_sort |
Sistema de recomendações no SAPO Campus: desenvolvimento e avaliação: estudo de caso do mecanismo implementado no SAPO Campus |
author |
Alves, Firmino André dos Santo |
author_facet |
Alves, Firmino André dos Santo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Firmino André dos Santo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação multimédia - Teses de mestrado Sapo Campus Web 2.0 Mudança educativa Redes sociais Comunidades virtuais |
topic |
Comunicação multimédia - Teses de mestrado Sapo Campus Web 2.0 Mudança educativa Redes sociais Comunidades virtuais |
description |
Com o lançamento e utilização de novas ferramentas para contextos educativos que pretendem realçar a importância da comunicação e colaboração em ambientes de aprendizagem, surgem novos desafios que é necessário investigar para encontrar soluções adequadas. No caso deste estudo, procura-se compreender e encontrar soluções adequadas para a problemática da sobrecarga de informação que pode ocorrer num espaço em que todos os elementos de uma comunidade têm a possibilidade de partilhar conteúdo e comunicar entre si. Nestes contextos, é possível que a informação disponível possa atingir uma quantidade que o utilizador não tem a capacidade de assimilar na sua totalidade e, muitas vezes, originando que perca informação relevante para si. Uma possível solução para este desafio passa pela integração de sistemas de recomendação transversais a essas novas ferramentas, potenciando o seu desenvolvimento baseado no próprio utilizador e também na sua interação com a comunidade, promovendo o desenvolvimento de novas formas de partilha e de interação entre os utilizadores. Neste trabalho apresentam-se as principais etapas da conceção, desenvolvimento e avaliação da integração de um sistema de recomendações numa plataforma social para contexto educativo, o SAPO Campus. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-01T00:00:00Z 2013 2014-05-22T17:12:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/12312 TID:201575183 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/12312 |
identifier_str_mv |
TID:201575183 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137536446038016 |