Exposição ao conflito interparental e qualidade das relações pais-filhos em adultos emergentes: O papel mediador das representações de culpa e de ameaça

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Rafaella Ferreira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/29730
Resumo: A exposição ao conflito interparental destrutivo é um fator de risco para o funcionamento psicossocial dos indivíduos ao longo da vida, estando associada a dificuldades em manter relações interpessoais saudáveis. Contudo, ainda pouco se sabe sobre as especificidades deste fenómeno nos adultos emergentes. Com o objetivo de aumentar o conhecimento científico sobre este tema, o presente estudo analisou o papel mediador das representações de culpa e ameaça na associação entre o conflito interparental destrutivo e as interações negativas e perceção de suporte dos adultos emergentes na sua relação com as suas figuras parentais. Adicionalmente, analisou-se também o papel moderador da nacionalidade (i.e., portuguesa e brasileira) nesses potenciais efeitos de mediação. Participaram neste estudo 250 adultos emergentes portugueses e brasileiros, com idade entre os 18 e os 25 anos. Considerando a amostra completa, os resultados revelaram que a exposição dos adultos emergentes ao conflito interparental estava associada a maiores perceções de culpa, que, por sua vez, estavam associadas a uma maior perceção de interações negativas com ambas as figuras parentais. Além disso, observou-se um papel moderador significativo da nacionalidade: a associação entre a exposição ao conflito interparental e as interações negativas com a figura materna foi mediada pelas representações de culpa nos participantes portugueses e pelas perceções de ameaça nos adultos emergentes brasileiros. Os resultados deste estudo contribuem para expandir a literatura acerca dos efeitos do conflito interparental nos adultos emergentes, evidenciando diferenças em função do contexto cultural dos participantes, e tendo importantes implicações para a prática.
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