A redefinição do papel do estado e as políticas educativas: elementos para pensar a transição
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/353 |
Resumo: | Seguindo sobretudo alguns dos termos de referência do debate em contexto europeu, o presente texto procura colocar em evidência alguns dos eixos e condicionantes das políticas educativas actuais, tendo como pano de fundo a redefinição do papel do estado. Apesar de ser uma temática susceptível de ser abordada a partir de perspectivas teórico-conceptuais diferenciadas, o autor privilegia um enfoque sociológico, começando por recensear criticamente as (velhas) teorias do estado para, em seguida, muito sucintamente, referenciar algumas das alternativas teóricas emergentes que procuram dar conta das novas formas de actuação do estado, já evidentes na definição das políticas educativas e cada vez mais condicionadas por diferentes dimensões e repercussões do processo de globalização. |
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A redefinição do papel do estado e as políticas educativas: elementos para pensar a transiçãoEstadoGlobalizaçãoSociologia da educaçãoPolíticas educativasSeguindo sobretudo alguns dos termos de referência do debate em contexto europeu, o presente texto procura colocar em evidência alguns dos eixos e condicionantes das políticas educativas actuais, tendo como pano de fundo a redefinição do papel do estado. Apesar de ser uma temática susceptível de ser abordada a partir de perspectivas teórico-conceptuais diferenciadas, o autor privilegia um enfoque sociológico, começando por recensear criticamente as (velhas) teorias do estado para, em seguida, muito sucintamente, referenciar algumas das alternativas teóricas emergentes que procuram dar conta das novas formas de actuação do estado, já evidentes na definição das políticas educativas e cada vez mais condicionadas por diferentes dimensões e repercussões do processo de globalização.Mainly treading some of the key ground in the current European debate on the subject, this text aims to highlight some of the central axes of and constraints on current education policies, against a background in which the role of the State is changing. Although it is possible to address this topic from various different theoretical and conceptual perspectives, the author adopts a sociological stance. He begins by critically reviewing the (old) theories of the State, before going on to very briefly discuss some of the emergent theoretical alternatives. The latter seek to describe and account for new forms of State action, which are already visible at the level of education policies and are increasingly being conditioned by a variety of aspects and repercussions of the globalisation process.En partant essentiellement des grands thèmes du débat dans un contexte européen, le présent texte cherche à mettre en évidence quelques axes et contraintes des politiques éducatives actuelles avec pour toile de fond la redéfinition du rôle de l’État. Bien que cette thématique puisse être abordée à partir de perspectives théorico-conceptuelles différenciées, l’auteur privilégie l’approche sociologique et commence par recenser de façon critique les (vieilles) théories de l’État pour énoncer ensuite, très succinctement, quelques alternatives théoriques émergentes, qui cherchent à rendre compte des nouvelles formes d’action de l’État, déjà visibles dans la définition des politiques d’éducation et de plus en plus conditionnées par différentes dimensions et répercussions du processus de mondialisation.Siguiendo sobretodo algunos de los términos de referencia del debate en el contexto europeo, el presente texto busca poner en evidencia algunos de los ejes y condicionantes de las políticas educativas actuales teniendo como paño de fondo la redefinición del papel del estado. A pesar de ser una temática susceptible de ser abordada a partir de perspectivas teórico-conceptuales diferenciadas, el autor privilegia un enfoque sociológico comenzando por recontar críticamente las (viejas) teorías del estado para, enseguida muy sucintamente, referenciar algunas de las alternativas teóricas emergentes que procuran dar cuenta de las nuevas formas de actuación del estado, ya evidentes en la definición de las políticas educativas y cada vez más condicionadas por diferentes dimensiones y repercusiones del proceso de globalización.CIES-ISCTE / CELTA2007-05-28T10:58:17Z2001-01-01T00:00:00Z2001info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/353por0873-6529Afonso, Almerindo Janelainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:30:45Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/353Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:13:48.553314Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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