Supervisão de estudantes de enfermagem em ensino clínico : que parcerias?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Catarina Isabel Geraldo
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/1432
Resumo: O presente estudo enquadra-se na área da Supervisão do desenvolvimento dos estudantes de enfermagem em ensino clínico. As suas principais preocupações centram-se nas vivências e representações dos respectivos enfermeiros tutores no decorrer deste processo, em particular no que diz respeito às parcerias. É um estudo descritivo com uma abordagem qualitativa e encontra-se organizado em duas partes que se complementam. Na primeira parte é realizado um enquadramento teórico da problemática em estudo englobando uma revisão da literatura sobre a formação e aprendizagem em ensino clínico, a supervisão da aprendizagem clínica e a parceria como suporte da formação. Os dados foram recolhidos através de entrevista semi-estruturada realizada a doze enfermeiros tutores de um mesmo hospital onde decorrem ensinos clínicos de enfermagem. Após a transcrição daquelas procedemos à análise dos dados com o apoio do programa ATLAS.ti 5.0. Desta análise emergiram as seguintes áreas temáticas: representações e vivências dos tutores relativamente ao processo de supervisão em ensino clínico; a articulação entre as componentes curricular e prática; desenvolvimento de competências em ensino clínico; valorizações dos supervisores; a prática da organização dos ensinos clínicos; intervenção dos diferentes actores; parcerias institucionais na supervisão dos ensinos clínicos. Os resultados obtidos sugerem que, na opinião dos tutores, a supervisão em ensino clínico é um processo enriquecedor, instigador de desafios pessoais e profissionais, ao qual apontam, contudo, inúmeras falhas que vão desde a falta de comunicação entre os intervenientes no mesmo, à escassez de formação proporcionada aos tutores. Segundo os mesmos, os estudantes apesar de valorizarem os conteúdos práticos, apresentam dificuldade em transpor os conhecimentos que detêm para a prática. São referidas as competências valorizadas pelos tutores assim como as estratégias que os mesmos utilizam para o seu desenvolvimento. A criação de parcerias é apontada como uma alternativa na melhoria de todo o processo supervisivo. A par desta análise crítica são partilhadas visões próprias e apresentadas sugestões como por exemplo investigações conjuntas envolvendo profissionais das escolas e das instituições de saúde. ABSTRACT: The following study is an overseeing about the development of nursing students in clinical training. Their main concerns focus on the experiences and representations of nurses, their tutors during this process, particularly with regard to partnerships. It is a descriptive study with a qualitative approach and is structured in two parts that complement each other. In the first part it is accomplished a literature review regarding training and learning within the clinical teaching, the supervision of the clinical learning and partnership as a support of training. In the second part, information was collected throughout a semi-structured interview done to twelve tutorial nurses of the same hospital where clinical teaching of nursing is taking place. After the interviews transcription, all information was evaluated with the help of the program Atlas.ti ver.5.0. This study enhances themes such as: representations and experiences lived by the tutors with reference to the process of supervision in clinical studies; an interaction between the curricular and practical components; the development of skills within the clinical teaching; the ranking of supervisors; the accomplishment to organize the clinical teaching; the involvement of the different participants; institutional partnership in the supervision of clinical teaching. Results suggest that, according to the tutor’s opinion, clinical practice supervision is a very enriching process that enhances personal and professional qualities, however, several gaps were verified, such as lack of communication between the elements involved, and insufficient training provided to the tutors. According to them, despite the fact that students value the practical contents, they show difficulties transposing theory into practice. These skills are valued by tutors as well as the strategies that they use for their development. The creation of partnerships is highlighted as an alternative in the improvement of all the supervisory process. Alongside in this review is included shared own views and suggestions such as joint investigations involving both school and health institutions professionals.
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Após a transcrição daquelas procedemos à análise dos dados com o apoio do programa ATLAS.ti 5.0. Desta análise emergiram as seguintes áreas temáticas: representações e vivências dos tutores relativamente ao processo de supervisão em ensino clínico; a articulação entre as componentes curricular e prática; desenvolvimento de competências em ensino clínico; valorizações dos supervisores; a prática da organização dos ensinos clínicos; intervenção dos diferentes actores; parcerias institucionais na supervisão dos ensinos clínicos. Os resultados obtidos sugerem que, na opinião dos tutores, a supervisão em ensino clínico é um processo enriquecedor, instigador de desafios pessoais e profissionais, ao qual apontam, contudo, inúmeras falhas que vão desde a falta de comunicação entre os intervenientes no mesmo, à escassez de formação proporcionada aos tutores. 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In the first part it is accomplished a literature review regarding training and learning within the clinical teaching, the supervision of the clinical learning and partnership as a support of training. In the second part, information was collected throughout a semi-structured interview done to twelve tutorial nurses of the same hospital where clinical teaching of nursing is taking place. After the interviews transcription, all information was evaluated with the help of the program Atlas.ti ver.5.0. This study enhances themes such as: representations and experiences lived by the tutors with reference to the process of supervision in clinical studies; an interaction between the curricular and practical components; the development of skills within the clinical teaching; the ranking of supervisors; the accomplishment to organize the clinical teaching; the involvement of the different participants; institutional partnership in the supervision of clinical teaching. Results suggest that, according to the tutor’s opinion, clinical practice supervision is a very enriching process that enhances personal and professional qualities, however, several gaps were verified, such as lack of communication between the elements involved, and insufficient training provided to the tutors. According to them, despite the fact that students value the practical contents, they show difficulties transposing theory into practice. These skills are valued by tutors as well as the strategies that they use for their development. The creation of partnerships is highlighted as an alternative in the improvement of all the supervisory process. Alongside in this review is included shared own views and suggestions such as joint investigations involving both school and health institutions professionals.Universidade de Aveiro2011-04-19T13:40:23Z2010-01-01T00:00:00Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/1432porBorges, Catarina Isabel Geraldoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T10:57:17Zoai:ria.ua.pt:10773/1432Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:40:06.440710Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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