Uma abordagem multimédia ao ensino de competências em Otologia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/82781 |
Resumo: | Trabalho Final do Mestrado Integrado em Medicina apresentado à Faculdade de Medicina |
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Uma abordagem multimédia ao ensino de competências em OtologiaClinical competence skill improvement in Otology using multimediaexame físicomultimédiaeducação médica pré-graduadacompetências clínicasgravação de vídeophysical examinationmultimediavideo recordingeducation, medical, undergraduateclinical competenceTrabalho Final do Mestrado Integrado em Medicina apresentado à Faculdade de MedicinaIntrodução: O treino de competências clínicas é indispensável à formação médica. Muitos alunos defendem que não têm um treino adequado no que respeita à execução do exame físico, levando a uma diminuição da eficácia aquando do primeiro contacto com os doentes. Este trabalho pretende avaliar o impacto que o método de ensino multimédia pode ter no ensino médico em otologia.Métodos: Estudo prospetivo experimental caso controlo no qual foi solicitado a uma coorte de 32 alunos que executassem o exame físico completo do ouvido, num paciente padronizado, antes e após a visualização de um vídeo ilustrativo do exame físico do ouvido. Para avaliar o desempenho dos alunos foi concebida uma checklist de manobras. Comparou-se o desempenho dos alunos entre o ensino expositivo estruturado e o ensino com recurso a material multimédia.Resultados: A classificação média obtida na realização do exame físico do ouvido foi significativamente superior após o ensino com auxílio de material multimédia em relação ao ensino expositivo tradicional (33,9% vs. 91,2%, p=0,001). Discussão: O nosso estudo demonstrou uma melhoria qualitativa significativa no desempenho do exame físico do ouvido após a implementação do ensino vídeo-assistido. Deste modo, um currículo de ensino prático apoiado por conteúdos multimédia é uma mais valia tanto para o ensino como para a aprendizagem. O vídeo é uma ferramenta útil para o ensino uma vez que permite uma uniformização do mesmo, dada a complexidade e variabilidade do ensino do exame físico, comummente observada na prática curricular. Conclusão: O ensino de competências clínicas com auxílio de material multimédia é mais eficaz do que o ensino expositivo tradicional. O treino prático de competências com recurso a multimédia leva a um maior interesse por parte dos alunos em comparação com os métodos clássicos.Background: Training clinical skills is essential for medical education. Many students argue they do not have adequate training in performing the physical examination, leading to a decrease in efficiency at first contact with patients. This study aims to evaluate the impact multimedia teaching method can have on medical teaching in otology.Methods: A prospective experimental case control study in which a cohort of 32 medical students were asked to perform the complete physical examination of the ear in a standardized patient, before and after watching an illustrative video of the physical examination of the ear.Results: The mean score obtained in the physical examination of the ear was significantly higher after the implementation of multimedia material compared to traditional exposition (33.9% vs. 91.2%, p = 0.001).Discussion: Our study demonstrated a significant qualitative improvement in the medical student performance of physical examination of the ear after the implementation of video-assisted teaching. A practical teaching curriculum supported by multimedia content is an asset to both, teaching and learning. Teaching the physical examination involves a high complexity and variability. The video is a useful tool since it allows an uniformization of physical examination. Conclusion: Teaching clinical skills with multimedia material is more effective than traditional teaching. The practical training of competences with multimedia resources leads to a greater efficacy and interest by students in comparison to classic methods.2018-06-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/82781http://hdl.handle.net/10316/82781TID:202052559porBarbosa, Tiago Manuel Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T02:48:35Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/82781Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:04:39.558723Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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