O ensino multimédia como método de otimização das técnicas de laringoscopia.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/97611 |
Resumo: | Trabalho Final do Mestrado Integrado em Medicina apresentado à Faculdade de Medicina |
id |
RCAP_7f924f281623f7f5b584842c04df3630 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:estudogeral.uc.pt:10316/97611 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O ensino multimédia como método de otimização das técnicas de laringoscopia.Multimedia education tools as a optimization method of laringoscopy techniques.exame físicomultimédiaeducação baseada em competênciaslaringoscopiagravação em vídeophysical examinationmultimediacompetency-based educationlaryngoscopyvideo recordingTrabalho Final do Mestrado Integrado em Medicina apresentado à Faculdade de MedicinaIntrodução: Os estudantes de Medicina referem que possuem um treino prático insuficiente e que sentem insegurança aquando dos primeiros contactos com os doentes, principalmente quando estão prestes a realizar o exame físico. Este estudo tem como objetivo avaliar a importância do ensino multimédia na aquisição e treino de competências clínicas na área da Otorrinolaringologia, nomeadamente no que concerne ao pescoço e laringe.Métodos: Estudo observacional analítico transversal no qual se elaborou um vídeo ilustrativo referente ao exame físico do pescoço e laringe. Um questionário Google Forms sobre a importância e vantagens do ensino multimédia foi partilhado com alunos (do 3º ao 6º ano do MIM da universidade de Coimbra) e internos de formação geral, resultando num total de 114 participantes.Resultados: Noventa e quatro porcento dos participantes usou vídeos previamente na preparação de competências clínicas, sendo que 90% o fez para ajudar a praticar o exame físico. 51% mencionou assistir a vídeos uma a duas vezes por mês. 52% preferiu a visualização de vídeos como método mais eficaz de treino clínico. Todos tencionam voltar a usar o vídeo deste estudo futuramente. A narração foi a qualidade mais valorizada no vídeo (39%). 75% consideraram o ensino tutorizado mais benéfico na aprendizagem de competências clínicas.Discussão: O estudo mostrou que a grande maioria dos participantes usa conteúdo multimédia com o objetivo de aprimorar as suas habilidades clínicas, principalmente o exame físico. Consideraram o ensino multimédia como sendo uma forma concisa e benéfica de aprendizagem, que visa tornar o ensino mais uniforme. O treino de competências clínicas tutorizado é essencial para a aprendizagem, sendo mais proveitoso aliar o ensino expositivo tradicional ao ensino multimédia.Conclusão: O ensino multimédia demonstrou ser uma ferramenta fundamental para o treino e aprendizagem de competências clínicas, visto que desperta um maior interesse e confiança nos alunos.Background: Medical students assure they haven’t enough clinical practice and are afraid of their first physical examinations. This study aims to evaluate the importance of multimedia teaching in the acquisition and training of clinical skills, in particular with regard to the neck and larynx.Methods: Cross-sectional observational study in which an illustrative video and a questionnaire were submitted to medical students and first-year residents regarding the physical examination of the neck and larynx. A total of 114 participants responded.Results: Ninety-four percent of the participants used videos previously in the preparation of clinical skills, and 90% did it to practice the physical exam. 51% mentioned watching videos once or twice a month. 52% preferred watching videos as the most effective method of clinical training. All participants stated their desire to use the video in the future. The most valued quality in the video was its narrative (39%). 75% considered tutored teaching more beneficial in learning clinical skills.Discussion: The study showed that most medical students use multimedia content in order to improve their clinical skills, especially physical examination. They considered multimedia teaching to be a concise and advantageous form of learning, which aims to make teaching more uniform. The combination of traditional tutored training clinical skills teaching with multimedia learning would be beneficial.Conclusion: Multimedia teaching has proven to be a fundamental tool for learning and training clinical skills, as it arouses greater interest and confidence in students.2020-06-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/97611http://hdl.handle.net/10316/97611TID:202711870porFerreira, Inês Sofia Costainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T05:46:46Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/97611Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:15:36.346823Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino multimédia como método de otimização das técnicas de laringoscopia. Multimedia education tools as a optimization method of laringoscopy techniques. |
title |
O ensino multimédia como método de otimização das técnicas de laringoscopia. |
spellingShingle |
O ensino multimédia como método de otimização das técnicas de laringoscopia. Ferreira, Inês Sofia Costa exame físico multimédia educação baseada em competências laringoscopia gravação em vídeo physical examination multimedia competency-based education laryngoscopy video recording |
title_short |
O ensino multimédia como método de otimização das técnicas de laringoscopia. |
title_full |
O ensino multimédia como método de otimização das técnicas de laringoscopia. |
title_fullStr |
O ensino multimédia como método de otimização das técnicas de laringoscopia. |
title_full_unstemmed |
O ensino multimédia como método de otimização das técnicas de laringoscopia. |
title_sort |
O ensino multimédia como método de otimização das técnicas de laringoscopia. |
author |
Ferreira, Inês Sofia Costa |
author_facet |
Ferreira, Inês Sofia Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Inês Sofia Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
exame físico multimédia educação baseada em competências laringoscopia gravação em vídeo physical examination multimedia competency-based education laryngoscopy video recording |
topic |
exame físico multimédia educação baseada em competências laringoscopia gravação em vídeo physical examination multimedia competency-based education laryngoscopy video recording |
description |
Trabalho Final do Mestrado Integrado em Medicina apresentado à Faculdade de Medicina |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-17 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10316/97611 http://hdl.handle.net/10316/97611 TID:202711870 |
url |
http://hdl.handle.net/10316/97611 |
identifier_str_mv |
TID:202711870 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134052967514112 |