A importância do diagnóstico médico na resposta educativa das crianças com NecessidadesEducativasEspeciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antunes, Diana Milieu Miranda
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/31552
Resumo: Dissertação de Mestrado em Antropologia Médica, apresentada ao Departamento de Ciências da Vida da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
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spelling A importância do diagnóstico médico na resposta educativa das crianças com NecessidadesEducativasEspeciaisAntropologia MédicaAvaliaçãoEducação especialEscolaProfessorDissertação de Mestrado em Antropologia Médica, apresentada ao Departamento de Ciências da Vida da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.O presente estudo de caso surgiu de uma reflexão acerca da pertinência que o diagnóstico médico tem na determinação das respostas educativas de uma criança com deficiência. O objectivo principal deste estudo consistiu na investigação do papel do diagnóstico médico na avaliação de crianças com Necessidades Educativas Especiais, através da análise das concepções de trinta e cinco sujeitos (um psicólogo, sete professores de educação especial, doze directores de turma, catorze professores titulares de turma e um professor do ensino regular). Analisaram-se conceitos-chave como “diagnóstico médico”, “CIF” e “respostas educativas”. A principal fonte de dados utilizada foi a entrevista semiestruturada. As respostas foram classificadas e analisadas de acordo com focos de análise baseados no referencial teórico que sustenta o estudo. Os resultados indicaram que os professores de ensino especial e o psicólogo são os principais intervenientes na utilização da informação médica. Neste processo, o diagnóstico médico continua a ter um papel central nos critérios de elegibilidade para a educação especial. A maioria dos casos de alunos com necessidades educativas especiais possui informação médica, mas na generalidade esta parece não satisfazer as expectativas dos docentes por razões diversas. A CIF apesar de ser um instrumento de referência para a avaliação do aluno com necessidades educativas especiais e ser introduzido com a intenção de aperfeiçoar o processo de tomada de decisão quanto à intervenção educativa, aparentemente não está a conseguir esse objectivo. Pelas percepções analisadas, parece também existir uma lacuna na comunicação com os encarregados de educação. Concluindo, apesar de terem existido algumas condicionantes à elaboração deste estudo, através dos dados analisados constata-se que a informação médica é pertinente e necessária, mas está aquém de ser utilizada em todo o seu potencial.This case study arose from a reflection on the relevance that the medical diagnostic has in determining the educational responses of a child with disabilities. The main objective of this study was to investigate the role of medical diagnostic in the evaluation of children with Special Educational Needs, by examining the concepts of thirty-five participants (a psychologist, seven special education teachers, twelve class directors, fourteen professors of the primary education and a teacher in regular education). The key concepts analyzed were "medical diagnostic", "ICF" and "educational responses". The main source to collect data was the semi-structured interview. The answers were classified and analyzed in accordance with the theory supporting the study. The results indicated that special education teachers and psychologists are the major players in the use of medical information. In this process, the medical diagnostic continues to play a central role in the eligibility criteria for special education. Most cases of students with special educational needs have medical information, but generally, for different reasons, it does not appear to meet the teachers’ expectations. ICF despite being a reference tool for assessing students with special educational needs and aiming for the improvement of the process of decision making about the educational intervention, is apparently not achieving its goal. By the analyzed perceptions, it also seems that there’s a gap in the communication with parents. In a final remark, although there were some restrictions in the groundwork of this study, data analysis shows that medical information is relevant and necessary, but falls short to be used in its full potential.2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/31552http://hdl.handle.net/10316/31552porANTUNES, Diana Mileu Miranda - A importância do diagnóstico médico na resposta educativa das crianças com Necessidades Educativas Especiais. Coimbra : [s.n.], 2011. Dissertação de Mestrado em Antropologia MédicaAntunes, Diana Milieu Mirandainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:32Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/31552Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:57:03.607355Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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