Perturbações de aprendizagem específicas com défice na leitura : práticas pedagógicas com alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Sandra Lima
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/13004
Resumo: A Perturbação de Aprendizagem Especifica com Défice na Leitura (PAE-DL) representa as dificuldades persistentes e incapacitantes na aprendizagem de competências básicas na leitura. É urgente ajudar os alunos com esta perturbação, de modo a garantir a sua inclusão em contexto escolar. O conhecimento de diferentes estratégias e recursos utilizados pelos professores no ensino da leitura revela-se essencial para a difusão de boas práticas de intervenção com todos os alunos e, principalmente, aqueles que apresentam maiores dificuldades. Este trabalho tem como objetivo conhecer as práticas pedagógicas relatadas pelos docentes, ao nível do ensino da leitura, com quatro alunos com PAE-DL incluídos em turmas do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Para proceder ao estudo optou-se por uma investigação qualitativa, com enfoque nas perceções que os docentes têm sobre as suas práticas. A entrevista semiestruturada foi o instrumento utilizado. No final deste trabalho concluiu-se que é possível ultrapassar as barreiras das PAE-DL através de estratégias e recursos adequados, aliados à cooperação entre todos os intervenientes neste processo, desde os profissionais da educação aos pais e encarregados da educação. É importante os professores estarem cientes desta problemática para uma intervenção eficaz, de modo a minimizar estas dificuldades de aprendizagem.
id RCAP_717efbe4f39acdd7940b13a25b6875ec
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/13004
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Perturbações de aprendizagem específicas com défice na leitura : práticas pedagógicas com alunos do 1.º Ciclo do Ensino BásicoMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO - EDUCAÇÃO ESPECIAL: DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOREDUCAÇÃOEDUCAÇÃO INCLUSIVADIFICULDADES DE APRENDIZAGEMLEITURAESTRATÉGIAS DE ENSINOEDUCATIONINCLUSIVE EDUCATIONLEARNING DISABILITIESREADINGTEACHING STRATEGIESA Perturbação de Aprendizagem Especifica com Défice na Leitura (PAE-DL) representa as dificuldades persistentes e incapacitantes na aprendizagem de competências básicas na leitura. É urgente ajudar os alunos com esta perturbação, de modo a garantir a sua inclusão em contexto escolar. O conhecimento de diferentes estratégias e recursos utilizados pelos professores no ensino da leitura revela-se essencial para a difusão de boas práticas de intervenção com todos os alunos e, principalmente, aqueles que apresentam maiores dificuldades. Este trabalho tem como objetivo conhecer as práticas pedagógicas relatadas pelos docentes, ao nível do ensino da leitura, com quatro alunos com PAE-DL incluídos em turmas do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Para proceder ao estudo optou-se por uma investigação qualitativa, com enfoque nas perceções que os docentes têm sobre as suas práticas. A entrevista semiestruturada foi o instrumento utilizado. No final deste trabalho concluiu-se que é possível ultrapassar as barreiras das PAE-DL através de estratégias e recursos adequados, aliados à cooperação entre todos os intervenientes neste processo, desde os profissionais da educação aos pais e encarregados da educação. É importante os professores estarem cientes desta problemática para uma intervenção eficaz, de modo a minimizar estas dificuldades de aprendizagem.Specific Learning Disorder with Reading Deficit (PAE-DL) represents persistent and disabling difficulties in learning basic reading skills. It is urgent to help students with this disorder, in order to guarantee their inclusion in the school context. Knowledge of different strategies and resources used by teachers in teaching reading is essential for the dissemination of good intervention practices with all students and, especially, those who have greater difficulties. This work aims to know the pedagogical practices reported by teachers, at the level of teaching reading, with four students with PAE-DL included in classes of the 1st Cycle of Basic Education. In order to carry out the study, a qualitative investigation was chosen, focusing on the perceptions that teachers have about their practices. The semi-structured interview was the instrument used. At the end of this work, it was concluded that it is possible to overcome the barriers of PAE-DL through appropriate strategies and resources, combined with cooperation between all those involved in this process, from education professionals to parents and guardians. It is important for teachers to be aware of this problem for an effective intervention, in order to minimize these learning difficulties.2022-07-12T10:15:41Z2022-01-01T00:00:00Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/13004TID:203032373porOliveira, Sandra Limainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:05:17Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/13004Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:13:04.395226Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Perturbações de aprendizagem específicas com défice na leitura : práticas pedagógicas com alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title Perturbações de aprendizagem específicas com défice na leitura : práticas pedagógicas com alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle Perturbações de aprendizagem específicas com défice na leitura : práticas pedagógicas com alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Oliveira, Sandra Lima
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO - EDUCAÇÃO ESPECIAL: DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR
EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO INCLUSIVA
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
LEITURA
ESTRATÉGIAS DE ENSINO
EDUCATION
INCLUSIVE EDUCATION
LEARNING DISABILITIES
READING
TEACHING STRATEGIES
title_short Perturbações de aprendizagem específicas com défice na leitura : práticas pedagógicas com alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_full Perturbações de aprendizagem específicas com défice na leitura : práticas pedagógicas com alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr Perturbações de aprendizagem específicas com défice na leitura : práticas pedagógicas com alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed Perturbações de aprendizagem específicas com défice na leitura : práticas pedagógicas com alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_sort Perturbações de aprendizagem específicas com défice na leitura : práticas pedagógicas com alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico
author Oliveira, Sandra Lima
author_facet Oliveira, Sandra Lima
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Sandra Lima
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO - EDUCAÇÃO ESPECIAL: DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR
EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO INCLUSIVA
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
LEITURA
ESTRATÉGIAS DE ENSINO
EDUCATION
INCLUSIVE EDUCATION
LEARNING DISABILITIES
READING
TEACHING STRATEGIES
topic MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO - EDUCAÇÃO ESPECIAL: DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR
EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO INCLUSIVA
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
LEITURA
ESTRATÉGIAS DE ENSINO
EDUCATION
INCLUSIVE EDUCATION
LEARNING DISABILITIES
READING
TEACHING STRATEGIES
description A Perturbação de Aprendizagem Especifica com Défice na Leitura (PAE-DL) representa as dificuldades persistentes e incapacitantes na aprendizagem de competências básicas na leitura. É urgente ajudar os alunos com esta perturbação, de modo a garantir a sua inclusão em contexto escolar. O conhecimento de diferentes estratégias e recursos utilizados pelos professores no ensino da leitura revela-se essencial para a difusão de boas práticas de intervenção com todos os alunos e, principalmente, aqueles que apresentam maiores dificuldades. Este trabalho tem como objetivo conhecer as práticas pedagógicas relatadas pelos docentes, ao nível do ensino da leitura, com quatro alunos com PAE-DL incluídos em turmas do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Para proceder ao estudo optou-se por uma investigação qualitativa, com enfoque nas perceções que os docentes têm sobre as suas práticas. A entrevista semiestruturada foi o instrumento utilizado. No final deste trabalho concluiu-se que é possível ultrapassar as barreiras das PAE-DL através de estratégias e recursos adequados, aliados à cooperação entre todos os intervenientes neste processo, desde os profissionais da educação aos pais e encarregados da educação. É importante os professores estarem cientes desta problemática para uma intervenção eficaz, de modo a minimizar estas dificuldades de aprendizagem.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-12T10:15:41Z
2022-01-01T00:00:00Z
2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/13004
TID:203032373
url http://hdl.handle.net/10437/13004
identifier_str_mv TID:203032373
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131228005203968