A DIFERENCIAÇÃO DOS TERRITÓRIOS E A VALORIZAÇÃO CULTURAL: ABORDAGEM AO TURISMO IDIOMÁTICO
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11110/2067 |
Resumo: | O turismo é uma atividade dinâmica e complexa do ponto de vista geográfico, sendo que cada vez mais o turismo origina novos (e diferentes) segmentos de mercado com interesses individuais distintos. Estes segmentos são caracterizados pelas motivações que os fazem viajar e, por sua vez, pela diferenciação da oferta existente. Em específico, o turismo idiomático tem-se afirmado, cada vez mais, como uma dasatividades mais comuns de lazer, e uma das que mais cresce no setor de turismo, por se tratar de um segmento onde os turistas têm maior desejo cultural e, por isso, tem recebido uma maior atenção por parte de líderesempresariais, formuladores de políticas eacadêmicos, em todo o mundo. Paralelamente, a gestão dos territórios proporciona diversas vantagens ao nível do desenvolvimento cultural de um destino turístico, estimulando as exportações e atraindo mais turismo e investimento. Tal como as empresas, também as cidades e os países podem (e devem) desenvolver as suas próprias marcas, tornando-se destinos cada vez mais diferenciadores e competitivos. Assim, o presente estudo visa melhor compreender o papel do marketing territorial comocontributo para a segmentação turística. Em específico, é proposto um modelo conceitual a testar empiricamente em contextos de turismo idiomático.Numa perspetiva interdisciplinar, o presente estudo apresenta inputsna área do marketing e do turismo. No final, serão apresentadasalgumas linhas de investigação futura |
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A DIFERENCIAÇÃO DOS TERRITÓRIOS E A VALORIZAÇÃO CULTURAL: ABORDAGEM AO TURISMO IDIOMÁTICOTHE DIFFERENTIATION OF TERRITORIES AND THE CULTURAL APPRECIATION: AN APPROACH TO THE IDIOMATIC TOURISMTurismo IdiomáticoMarketing TerritorialO turismo é uma atividade dinâmica e complexa do ponto de vista geográfico, sendo que cada vez mais o turismo origina novos (e diferentes) segmentos de mercado com interesses individuais distintos. Estes segmentos são caracterizados pelas motivações que os fazem viajar e, por sua vez, pela diferenciação da oferta existente. Em específico, o turismo idiomático tem-se afirmado, cada vez mais, como uma dasatividades mais comuns de lazer, e uma das que mais cresce no setor de turismo, por se tratar de um segmento onde os turistas têm maior desejo cultural e, por isso, tem recebido uma maior atenção por parte de líderesempresariais, formuladores de políticas eacadêmicos, em todo o mundo. Paralelamente, a gestão dos territórios proporciona diversas vantagens ao nível do desenvolvimento cultural de um destino turístico, estimulando as exportações e atraindo mais turismo e investimento. Tal como as empresas, também as cidades e os países podem (e devem) desenvolver as suas próprias marcas, tornando-se destinos cada vez mais diferenciadores e competitivos. Assim, o presente estudo visa melhor compreender o papel do marketing territorial comocontributo para a segmentação turística. Em específico, é proposto um modelo conceitual a testar empiricamente em contextos de turismo idiomático.Numa perspetiva interdisciplinar, o presente estudo apresenta inputsna área do marketing e do turismo. No final, serão apresentadasalgumas linhas de investigação futuraReDiPE: Revista Diálogos e Perspetivas em Educação2021-01-05T15:39:46Z2021-01-05T15:39:46Z2020-12-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/11110/2067oai:ciencipca.ipca.pt:11110/2067porSousa, B. B. & Sánchez, M. B. (2020). A DIFERENCIAÇÃO DOS TERRITÓRIOS E A VALORIZAÇÃO CULTURAL: ABORDAGEM AO TURISMO IDIOMÁTICO. ReDiPE: Revista Diálogos e Perspetivas em Educação, 2(2), 229-2402675-2271http://hdl.handle.net/11110/2067Sousa, BrunoSánchez, Maryinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:53:22Zoai:ciencipca.ipca.pt:11110/2067Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:02:20.186149Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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