Atividade física habitual em adolescentes de ambos os sexos de uma Escola Básica e Secundária de Bragança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Joana Manuela Carvalho
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/6310
Resumo: O Estágio Pedagógico representou a oportunidade de desenvolver competências como professora de Educação Física. Neste sentido, este documento tem como propósito realizar uma reflexão crítica e fundamentada das vivências experienciadas no Estágio Pedagógico, detalhando as sensações e os contributos para o auto­enriquecimento no processo de ensino e aprendizagem. O Estágio Pedagógico decorreu na Escola Básica e Secundária Miguel Torga em Bragança, com um núcleo de estágio constituído por dois elementos, sob o acompanhamento da Orientadora Cooperante Professora Elisa Lang e o Supervisor de Estágio Pedagógico Professor Doutor Francisco Saveedra. O Relatório consta organizado em duas partes. A primeira respeitante ao Relatório de Estágio propriamente denominado, encontra-se subdividido em sete capítulos. No primeiro capítulo, "Introdução", foi realizado um breve enquadramento sobre o estágio e referido o propósito do trabalho. O segundo, "Enquadramento Biográfico", realizei uma reflexão autobiográfica reportando-me para expectativas e o impacto com o contexto de estágio. No terceiro capítulo "Enquadramento Institucional" discorro relativamente à delimitação geográfica e funcional da escola. O capítulo seguinte, é relativo ao "'Enquadramento Didático Metodológico"', no qual expus de forma genérica e fracionada uma abordagem fundamentada das fases do processo de ensino. O quinto capítulo, "Tarefas de Estágio de Ensino e Aprendizagem", discorri relativamente às vivências experimentadas no contexto de aula. Nas "Tarefas de Estágio de Relação Escola-Meio", manifestei as vivências fruto do meu envolvimento em atividades extra-aula. O último capítulo da primeira parte, "Tarefas de Estágio de Extensão à comunidade", expressei as sensações, recursos e estratégias adotadas para a comunicação no congresso "A Escola, Hoje". Na segunda parte do Relatório de Estágio Pedagógico, apresentei o estudo desenvolvido sobre a temática: "Atividade física habitual em adolescentes de ambos os sexos numa escola básica e secundária de Bragança." O Relatório de Estágio encerrou com uma reflexão final designada "Considerações finais".
id RCAP_71c7c27178ff2d5a32d5b3a31df3cb45
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/6310
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Atividade física habitual em adolescentes de ambos os sexos de uma Escola Básica e Secundária de BragançaAtividade físicaEducação físicaEstágios pedagógicosProfessoresReflexãoO Estágio Pedagógico representou a oportunidade de desenvolver competências como professora de Educação Física. Neste sentido, este documento tem como propósito realizar uma reflexão crítica e fundamentada das vivências experienciadas no Estágio Pedagógico, detalhando as sensações e os contributos para o auto­enriquecimento no processo de ensino e aprendizagem. O Estágio Pedagógico decorreu na Escola Básica e Secundária Miguel Torga em Bragança, com um núcleo de estágio constituído por dois elementos, sob o acompanhamento da Orientadora Cooperante Professora Elisa Lang e o Supervisor de Estágio Pedagógico Professor Doutor Francisco Saveedra. O Relatório consta organizado em duas partes. A primeira respeitante ao Relatório de Estágio propriamente denominado, encontra-se subdividido em sete capítulos. No primeiro capítulo, "Introdução", foi realizado um breve enquadramento sobre o estágio e referido o propósito do trabalho. O segundo, "Enquadramento Biográfico", realizei uma reflexão autobiográfica reportando-me para expectativas e o impacto com o contexto de estágio. No terceiro capítulo "Enquadramento Institucional" discorro relativamente à delimitação geográfica e funcional da escola. O capítulo seguinte, é relativo ao "'Enquadramento Didático Metodológico"', no qual expus de forma genérica e fracionada uma abordagem fundamentada das fases do processo de ensino. O quinto capítulo, "Tarefas de Estágio de Ensino e Aprendizagem", discorri relativamente às vivências experimentadas no contexto de aula. Nas "Tarefas de Estágio de Relação Escola-Meio", manifestei as vivências fruto do meu envolvimento em atividades extra-aula. O último capítulo da primeira parte, "Tarefas de Estágio de Extensão à comunidade", expressei as sensações, recursos e estratégias adotadas para a comunicação no congresso "A Escola, Hoje". Na segunda parte do Relatório de Estágio Pedagógico, apresentei o estudo desenvolvido sobre a temática: "Atividade física habitual em adolescentes de ambos os sexos numa escola básica e secundária de Bragança." O Relatório de Estágio encerrou com uma reflexão final designada "Considerações finais".The Pedagogical Training represented an opportunity to develop my skills as a teacher of Physical Education. In this sense, this paper aims to make a critical and grounded reflection about the experiences that I experienced at my Teacher Training, by specifying the sensations and the contributions to self-enrichment in the teaching and learning process. The Pedagogical Training was held at the Escola Básica e Secundária Miguel Torga in Bragança, with a training core consisting of two elements, under the supervision of the Supervisor and Cooperating Teacher Elisa Lang and the Supervisor of the Pedagogical Training Francisco Saveedra. The Report consists and is organized in two parts. The first regards the lnternship Report itself and is divided into seven chapters. ln the first chapter, "Introdução", is held a brief backgrounder on the internship, as well as, the propose of the paper. In the second chapter, "Enquadramento Biográfico", I make an autobiographical reflection by reporting myself to expectations and impact with the internship context. ln the third chapter "Enquadramento Institucional" I discourse about the school's geographical and functional delimitation. The next chapter is related to the "Enquadramento Didático Metodológico", in which I explained generically and fractionally a grounded approach on the phases ofthe teaching process. In the fifth chapter, "Tarefas de Estágio de Ensino e Aprendizagem", I discuss about the experiences, experienced in the class' context. In the chapter ''Tarefas de Estágio de Relação Escola-Meio", I express the experiences that resulted of my involvement in activities outside the classroom. The last chapter of the first part, "Tarefas de Estágio de Extensão à Comunidade", expresses the fodings, resources and strategies adopted for communication at the congress "A Escola, Hoje!". The second part presents the study carried out on the theme: ''Atividade fisica habitual em adolescentes de ambos os sexos numa escola básica e secundária de Bragança." (Regular physical activity in adolescents of both sexes in a primary and secondary school of Bragança). The Internship Report concludes with a final reflection called ''Considerações Finais".2016-07-29T09:55:39Z2016-07-29T00:00:00Z2016-07-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/6310porPires, Joana Manuela Carvalhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:39:48Zoai:repositorio.utad.pt:10348/6310Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:02:26.261865Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Atividade física habitual em adolescentes de ambos os sexos de uma Escola Básica e Secundária de Bragança
title Atividade física habitual em adolescentes de ambos os sexos de uma Escola Básica e Secundária de Bragança
spellingShingle Atividade física habitual em adolescentes de ambos os sexos de uma Escola Básica e Secundária de Bragança
Pires, Joana Manuela Carvalho
Atividade física
Educação física
Estágios pedagógicos
Professores
Reflexão
title_short Atividade física habitual em adolescentes de ambos os sexos de uma Escola Básica e Secundária de Bragança
title_full Atividade física habitual em adolescentes de ambos os sexos de uma Escola Básica e Secundária de Bragança
title_fullStr Atividade física habitual em adolescentes de ambos os sexos de uma Escola Básica e Secundária de Bragança
title_full_unstemmed Atividade física habitual em adolescentes de ambos os sexos de uma Escola Básica e Secundária de Bragança
title_sort Atividade física habitual em adolescentes de ambos os sexos de uma Escola Básica e Secundária de Bragança
author Pires, Joana Manuela Carvalho
author_facet Pires, Joana Manuela Carvalho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pires, Joana Manuela Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Atividade física
Educação física
Estágios pedagógicos
Professores
Reflexão
topic Atividade física
Educação física
Estágios pedagógicos
Professores
Reflexão
description O Estágio Pedagógico representou a oportunidade de desenvolver competências como professora de Educação Física. Neste sentido, este documento tem como propósito realizar uma reflexão crítica e fundamentada das vivências experienciadas no Estágio Pedagógico, detalhando as sensações e os contributos para o auto­enriquecimento no processo de ensino e aprendizagem. O Estágio Pedagógico decorreu na Escola Básica e Secundária Miguel Torga em Bragança, com um núcleo de estágio constituído por dois elementos, sob o acompanhamento da Orientadora Cooperante Professora Elisa Lang e o Supervisor de Estágio Pedagógico Professor Doutor Francisco Saveedra. O Relatório consta organizado em duas partes. A primeira respeitante ao Relatório de Estágio propriamente denominado, encontra-se subdividido em sete capítulos. No primeiro capítulo, "Introdução", foi realizado um breve enquadramento sobre o estágio e referido o propósito do trabalho. O segundo, "Enquadramento Biográfico", realizei uma reflexão autobiográfica reportando-me para expectativas e o impacto com o contexto de estágio. No terceiro capítulo "Enquadramento Institucional" discorro relativamente à delimitação geográfica e funcional da escola. O capítulo seguinte, é relativo ao "'Enquadramento Didático Metodológico"', no qual expus de forma genérica e fracionada uma abordagem fundamentada das fases do processo de ensino. O quinto capítulo, "Tarefas de Estágio de Ensino e Aprendizagem", discorri relativamente às vivências experimentadas no contexto de aula. Nas "Tarefas de Estágio de Relação Escola-Meio", manifestei as vivências fruto do meu envolvimento em atividades extra-aula. O último capítulo da primeira parte, "Tarefas de Estágio de Extensão à comunidade", expressei as sensações, recursos e estratégias adotadas para a comunicação no congresso "A Escola, Hoje". Na segunda parte do Relatório de Estágio Pedagógico, apresentei o estudo desenvolvido sobre a temática: "Atividade física habitual em adolescentes de ambos os sexos numa escola básica e secundária de Bragança." O Relatório de Estágio encerrou com uma reflexão final designada "Considerações finais".
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-29T09:55:39Z
2016-07-29T00:00:00Z
2016-07-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/6310
url http://hdl.handle.net/10348/6310
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137109013954560