A importância do conhecimento em primeiros socorros e suporte básico de vida no adulto nas escolas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nobre, Pedro Miguel Cantante
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/6836
Resumo: O Estágio Pedagógico é o culminar dum longo percurso de cinco anos de estudos e tive oportunidade de aplicar na prática muitos dos conhecimentos adquiridos, num contexto real, através da atividade de docente em contexto curricular. Esta etapa final permitiu-me consolidar toda a formação adquirida por mim como profissional como também como pessoal. Este relatório serve-me para expressar, descrever e partilhar todas as experiências por que passei ao longo do meu estágio como Professor Estagiário de Educação Física. O documento está dividido em duas partes distintas. Na parte inicial, através de um processo reflexivo/ crítico e solidamente fundamentado sobre todo o processo de formação desenvolvido ao longo deste ano letivo. Serão apresentadas as fases que passei durante o estágio pedagógico, a minha vivência na escola, dificuldades, ansiedades e preocupações, mas também as estratégias e as aprendizagens adquiridas durante a minha intervenção nas diversas áreas de desempenho. Numa segunda parte estará inserida a ação de formação por mim realizada na escola. A realização do Estágio Pedagógico possibilitou-me o desenvolvimento de um leque de experiências enriquecedoras, as quais foram concretizadas com o melhor empenhamento e dedicação, aumentando assim a minha qualidade de ensino.
id RCAP_6ccb07c768e63bf04e509eea9dabf96a
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/6836
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A importância do conhecimento em primeiros socorros e suporte básico de vida no adulto nas escolasEducação físicaEstágios pedagógicosProfessoresReflexãoAção de formaçãoO Estágio Pedagógico é o culminar dum longo percurso de cinco anos de estudos e tive oportunidade de aplicar na prática muitos dos conhecimentos adquiridos, num contexto real, através da atividade de docente em contexto curricular. Esta etapa final permitiu-me consolidar toda a formação adquirida por mim como profissional como também como pessoal. Este relatório serve-me para expressar, descrever e partilhar todas as experiências por que passei ao longo do meu estágio como Professor Estagiário de Educação Física. O documento está dividido em duas partes distintas. Na parte inicial, através de um processo reflexivo/ crítico e solidamente fundamentado sobre todo o processo de formação desenvolvido ao longo deste ano letivo. Serão apresentadas as fases que passei durante o estágio pedagógico, a minha vivência na escola, dificuldades, ansiedades e preocupações, mas também as estratégias e as aprendizagens adquiridas durante a minha intervenção nas diversas áreas de desempenho. Numa segunda parte estará inserida a ação de formação por mim realizada na escola. A realização do Estágio Pedagógico possibilitou-me o desenvolvimento de um leque de experiências enriquecedoras, as quais foram concretizadas com o melhor empenhamento e dedicação, aumentando assim a minha qualidade de ensino.The preparation of this report comes as part of the course Interdisciplinary Seminar 1/2, the 1st and 2nd semesters of the 2nd cycle of studies, corresponding to the degree of Master in Teaching Physical Education in Primary and Secondary Education, University of Trás-os-Montes and Alto Douro (UTAD). The Teaching Internship is the culmination of a long journey of five years study and had the opportunity to put into practice many of the acquired knowledge in a real context, through the activity of teaching in curricular context. This final step allowed me to consolidate all training received by me as a professional as well as personal. This report serves to describe and I share all the experiences I went through during my internship as a Trainee Teacher of Physical Education. The document is divided into two distinct parts. In the early part, through a reflective/ critical and grounded firmly on the entire training process developed throughout this school year process. I went through phases during the practicum, my experience in school, difficulties, anxieties and worries, but also the strategies and skills acquired during my intervention in various areas of performance will be presented. In the second part the action of training for me will be held in the school operates. The completion of the Teacher Training enabled me to develop a range of enriching experiences, which were implemented with the best commitment and dedication, thereby increasing the quality of my teaching.2016-11-16T12:06:15Z2016-11-16T00:00:00Z2016-11-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/6836porNobre, Pedro Miguel Cantanteinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:51:36Zoai:repositorio.utad.pt:10348/6836Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:05:16.883478Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A importância do conhecimento em primeiros socorros e suporte básico de vida no adulto nas escolas
title A importância do conhecimento em primeiros socorros e suporte básico de vida no adulto nas escolas
spellingShingle A importância do conhecimento em primeiros socorros e suporte básico de vida no adulto nas escolas
Nobre, Pedro Miguel Cantante
Educação física
Estágios pedagógicos
Professores
Reflexão
Ação de formação
title_short A importância do conhecimento em primeiros socorros e suporte básico de vida no adulto nas escolas
title_full A importância do conhecimento em primeiros socorros e suporte básico de vida no adulto nas escolas
title_fullStr A importância do conhecimento em primeiros socorros e suporte básico de vida no adulto nas escolas
title_full_unstemmed A importância do conhecimento em primeiros socorros e suporte básico de vida no adulto nas escolas
title_sort A importância do conhecimento em primeiros socorros e suporte básico de vida no adulto nas escolas
author Nobre, Pedro Miguel Cantante
author_facet Nobre, Pedro Miguel Cantante
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nobre, Pedro Miguel Cantante
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Estágios pedagógicos
Professores
Reflexão
Ação de formação
topic Educação física
Estágios pedagógicos
Professores
Reflexão
Ação de formação
description O Estágio Pedagógico é o culminar dum longo percurso de cinco anos de estudos e tive oportunidade de aplicar na prática muitos dos conhecimentos adquiridos, num contexto real, através da atividade de docente em contexto curricular. Esta etapa final permitiu-me consolidar toda a formação adquirida por mim como profissional como também como pessoal. Este relatório serve-me para expressar, descrever e partilhar todas as experiências por que passei ao longo do meu estágio como Professor Estagiário de Educação Física. O documento está dividido em duas partes distintas. Na parte inicial, através de um processo reflexivo/ crítico e solidamente fundamentado sobre todo o processo de formação desenvolvido ao longo deste ano letivo. Serão apresentadas as fases que passei durante o estágio pedagógico, a minha vivência na escola, dificuldades, ansiedades e preocupações, mas também as estratégias e as aprendizagens adquiridas durante a minha intervenção nas diversas áreas de desempenho. Numa segunda parte estará inserida a ação de formação por mim realizada na escola. A realização do Estágio Pedagógico possibilitou-me o desenvolvimento de um leque de experiências enriquecedoras, as quais foram concretizadas com o melhor empenhamento e dedicação, aumentando assim a minha qualidade de ensino.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-16T12:06:15Z
2016-11-16T00:00:00Z
2016-11-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/6836
url http://hdl.handle.net/10348/6836
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137139350306816