New strategies in Science Education?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Miguel
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Loureiro, João, Granado, António, Silva-Lopes, Betina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/152608
Resumo: UIDB/05021/2020 UIDP/05021/2020
id RCAP_71d46193e7a02e3e40e185e529c83e5c
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/152608
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling New strategies in Science Education?The use of video abstracts in Ecology and Environmental Sciences in the classroomOnline videoVideo abstractEcologyScience communicationScience educationVídeo onlineEcologiaComunicação de ciênciaEducação em ciênciasUIDB/05021/2020 UIDP/05021/2020As mudanças que a sociedade tem sofrido nos últimos anos tem feito com que seja necessário ajustar as práticas educativas a novos contextos. Simultaneamente, com o advento das novas tecnologias e com o aparecimento da pandemia COVID-19 o modo como comunicamos ciência tornou-se mais complexo. Nesta nova realidade, o vídeo aparece como uma das ferramentas essenciais para disseminar o conteúdo científico. Entre os vários formatos, o video abstract tem ganho especial destaque. Como versão audiovisual do artigo, assegura a qualidade e o rigor, porém apesar do seu potencial, ainda se desconhece de que forma os professores o podem incorporar nas suas aulas. Para isso foi aplicado um estudo de receção a um vídeo abstract original. Este artigo discute os resultados de uma série de entrevistas subsequentes a professores de Biologia e Geologia e ex-alunos para perceber de que modo o vídeo abstract pode ser integrado numa estratégia de ensino aprendizagem. The constant changes societies have gone through over time make it necessary to adjust educational methodologies to new contexts. At the same time, the way we communicate science has changed with the advent of new technologies and the COVID-19 pandemic. In this new reality, video emerges as one of the essential tools for science dissemination. Video abstracts gained prominence among the different kinds of videos used for this purpose. As a link to scientific papers, it ensures quality and rigour, but despite its potential, little is known about how educators could integrate these innovative resources into their classes. For this purpose, a reception study using semi-structured interviews with Biology and Geology teachers was designed based on an original video abstract analysis. The results indicate that a video abstract should be short, with different formats and languages, and included in a broader pedagogical strategy. Also, this kind of resource works as a unique link between academia and high school.Departamento de Ciências da Comunicação (DCC)Instituto de Comunicação da NOVA (ICNOVA)RUNFerreira, MiguelLoureiro, JoãoGranado, AntónioSilva-Lopes, Betina2023-05-10T22:10:45Z20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article14application/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/152608eng2184-7436PURE: 59546154https://doi.org/10.58152/APEduCJournal.316info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:34:54Zoai:run.unl.pt:10362/152608Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:54:59.112798Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv New strategies in Science Education?
The use of video abstracts in Ecology and Environmental Sciences in the classroom
title New strategies in Science Education?
spellingShingle New strategies in Science Education?
Ferreira, Miguel
Online video
Video abstract
Ecology
Science communication
Science education
Vídeo online
Ecologia
Comunicação de ciência
Educação em ciências
title_short New strategies in Science Education?
title_full New strategies in Science Education?
title_fullStr New strategies in Science Education?
title_full_unstemmed New strategies in Science Education?
title_sort New strategies in Science Education?
author Ferreira, Miguel
author_facet Ferreira, Miguel
Loureiro, João
Granado, António
Silva-Lopes, Betina
author_role author
author2 Loureiro, João
Granado, António
Silva-Lopes, Betina
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Departamento de Ciências da Comunicação (DCC)
Instituto de Comunicação da NOVA (ICNOVA)
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Miguel
Loureiro, João
Granado, António
Silva-Lopes, Betina
dc.subject.por.fl_str_mv Online video
Video abstract
Ecology
Science communication
Science education
Vídeo online
Ecologia
Comunicação de ciência
Educação em ciências
topic Online video
Video abstract
Ecology
Science communication
Science education
Vídeo online
Ecologia
Comunicação de ciência
Educação em ciências
description UIDB/05021/2020 UIDP/05021/2020
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-10T22:10:45Z
2023
2023-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/152608
url http://hdl.handle.net/10362/152608
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv 2184-7436
PURE: 59546154
https://doi.org/10.58152/APEduCJournal.316
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 14
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799138137939640320