New strategies in Science Education?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/152608 |
Resumo: | UIDB/05021/2020 UIDP/05021/2020 |
id |
RCAP_71d46193e7a02e3e40e185e529c83e5c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/152608 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
New strategies in Science Education?The use of video abstracts in Ecology and Environmental Sciences in the classroomOnline videoVideo abstractEcologyScience communicationScience educationVídeo onlineEcologiaComunicação de ciênciaEducação em ciênciasUIDB/05021/2020 UIDP/05021/2020As mudanças que a sociedade tem sofrido nos últimos anos tem feito com que seja necessário ajustar as práticas educativas a novos contextos. Simultaneamente, com o advento das novas tecnologias e com o aparecimento da pandemia COVID-19 o modo como comunicamos ciência tornou-se mais complexo. Nesta nova realidade, o vídeo aparece como uma das ferramentas essenciais para disseminar o conteúdo científico. Entre os vários formatos, o video abstract tem ganho especial destaque. Como versão audiovisual do artigo, assegura a qualidade e o rigor, porém apesar do seu potencial, ainda se desconhece de que forma os professores o podem incorporar nas suas aulas. Para isso foi aplicado um estudo de receção a um vídeo abstract original. Este artigo discute os resultados de uma série de entrevistas subsequentes a professores de Biologia e Geologia e ex-alunos para perceber de que modo o vídeo abstract pode ser integrado numa estratégia de ensino aprendizagem. The constant changes societies have gone through over time make it necessary to adjust educational methodologies to new contexts. At the same time, the way we communicate science has changed with the advent of new technologies and the COVID-19 pandemic. In this new reality, video emerges as one of the essential tools for science dissemination. Video abstracts gained prominence among the different kinds of videos used for this purpose. As a link to scientific papers, it ensures quality and rigour, but despite its potential, little is known about how educators could integrate these innovative resources into their classes. For this purpose, a reception study using semi-structured interviews with Biology and Geology teachers was designed based on an original video abstract analysis. The results indicate that a video abstract should be short, with different formats and languages, and included in a broader pedagogical strategy. Also, this kind of resource works as a unique link between academia and high school.Departamento de Ciências da Comunicação (DCC)Instituto de Comunicação da NOVA (ICNOVA)RUNFerreira, MiguelLoureiro, JoãoGranado, AntónioSilva-Lopes, Betina2023-05-10T22:10:45Z20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article14application/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/152608eng2184-7436PURE: 59546154https://doi.org/10.58152/APEduCJournal.316info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:34:54Zoai:run.unl.pt:10362/152608Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:54:59.112798Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
New strategies in Science Education? The use of video abstracts in Ecology and Environmental Sciences in the classroom |
title |
New strategies in Science Education? |
spellingShingle |
New strategies in Science Education? Ferreira, Miguel Online video Video abstract Ecology Science communication Science education Vídeo online Ecologia Comunicação de ciência Educação em ciências |
title_short |
New strategies in Science Education? |
title_full |
New strategies in Science Education? |
title_fullStr |
New strategies in Science Education? |
title_full_unstemmed |
New strategies in Science Education? |
title_sort |
New strategies in Science Education? |
author |
Ferreira, Miguel |
author_facet |
Ferreira, Miguel Loureiro, João Granado, António Silva-Lopes, Betina |
author_role |
author |
author2 |
Loureiro, João Granado, António Silva-Lopes, Betina |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Departamento de Ciências da Comunicação (DCC) Instituto de Comunicação da NOVA (ICNOVA) RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Miguel Loureiro, João Granado, António Silva-Lopes, Betina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Online video Video abstract Ecology Science communication Science education Vídeo online Ecologia Comunicação de ciência Educação em ciências |
topic |
Online video Video abstract Ecology Science communication Science education Vídeo online Ecologia Comunicação de ciência Educação em ciências |
description |
UIDB/05021/2020 UIDP/05021/2020 |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-10T22:10:45Z 2023 2023-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/152608 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/152608 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2184-7436 PURE: 59546154 https://doi.org/10.58152/APEduCJournal.316 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
14 application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799138137939640320 |