O uso do video nos sites dos jornais impressos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/10568 |
Resumo: | DISSERTAÇÃO APRESENTADA PARA CUMPRIMENTO DOS REQUISITOS NECESSÁRIOS À OBTENÇÃO DO GRAU DE MESTRE EM (CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, VERTENTE DE CINEMA E TELEVISÃO), |
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O uso do video nos sites dos jornais impressosVídeoInternetVídeo OnlineCiberculturaConvergênciaComunicaçãoMediaCiberjornalismoOnlineDISSERTAÇÃO APRESENTADA PARA CUMPRIMENTO DOS REQUISITOS NECESSÁRIOS À OBTENÇÃO DO GRAU DE MESTRE EM (CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, VERTENTE DE CINEMA E TELEVISÃO),Quando a Internet apareceu para imprimir mudanças decisivas nas nossas vidas, o Vídeo já havia conquistado um lugar de sólida importância na esfera da Comunicação. O próprio Vídeo, quando surgiu, operou um verdadeiro impacto não apenas na forma como comunicamos, mas no modo como vivemos e vivenciamos as artes, as ciências, as notícias do quotidiano, os temas e os assuntos da actualidade, a relação com as pessoas e as obras humanas, e muito mais. Apesar de ter tido uma primeira aparição algo discreta, a Internet veio para ficar e revolucionou quase todas as formas de comunicação. Subitamente, entrou na nossa vida e alterou a forma de estarmos no mundo e de nos relacionarmos com este, essencialmente porque através da Internet se quebram as barreiras de tempo e lugar. À medida que transfigura a Comunicação, a Internet causa inevitavelmente os seus efeitos nos Mass Media, ou na Comunicação de Massas. Os Mass Media – a Televisão, a Rádio, os Jornais ou as Revistas… – tal como os conhecíamos, são agora conhecidos como os "meios de comunicação tradicionais" face aos "novos media" que, então, despontaram. É impossível ignorar o fenómeno da Internet. Ora, todas estas mudanças se vão reflectir – e muito – no Jornalismo. Nos dias de hoje, com vista a não defraudar as expectativas de audiências cada vez mais exigentes, Jornalistas de todo o mundo se sentem persuadidos a actualizar a metodologia de "fazer" notícias. Novas formas de Jornalismo emergem e conquistam lugares cativos, particularmente o Jornalismo Online. Pela primeira vez estes tipos de Jornalismo não só possibilitam, como convidam o leitor para assumir um papel activo e participar, pela primeira vez, nos processos de produção. Estas novas audiências partilham pensamentos, impressões, sentimentos. Elas contribuem com as suas perspectivas, ideias e opiniões. O objectivo central deste estudo é observar, então, a presença do vídeo online em alguns dos sites de Jornais Impressos Portugueses. Esta dissertação procura oferecer, numa óptica descritiva, o panorama destas mudanças e actuais possibilidades do Jornalismo, focando, em especial, o Jornalismo Online que se apoia em documentos de Vídeo e os seus efeitos na audiência.Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de LisboaRUNFerreira, Vitor Paulo de Sousa2013-10-15T10:42:14Z2011-052011-05-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/10568porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:44:24Zoai:run.unl.pt:10362/10568Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:19:32.949435Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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