Sob o signo da opressão: textos visuais de pré-adolescentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Judite Zamith
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Cruz, Angélica Lima, Anastácio, Zélia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/37770
Resumo: Analisam-se dezassete representações pictográficas que exprimem e comunicam a violência sobre (e dos) pré-adolescentes, com os seguintes objetivos: (1) as docentes conhecerem os estudantes apercebendo possíveis conflitos familiares e disputas com colegas; e (2) as autoras criarem um guião de comparação dos textos mistos (visuais e escritos). Os participantes foram duas professoras e alunos duma turma de 12 raparigas e 5 rapazes, do 2º ano do ensino básico oriundos de meio urbano e suburbano de Braga. Na primeira fase do projeto interdisciplinar, as duas docentes, uma de Língua Portuguesa e outra de Educação Visual, debateram com os alunos diferenças entre um acontecimento jornalístico e um acontecimento poético, evidenciado na metáfora (visual) presente no Poema de Violência, de Bertolt Brecht. As produções artísticas elucidaram questões de género, múltiplos sentimentos e emoções [menosprezo, medo. culpa, represália/vingança, cobardia, preguiça, desconforto por apertos físicos, impotência), proibições e rebeldias, com progenitores uma professora e colegas. Fogem (e ameaçam), fazem maldades e dizem mentiras. Os cenários foram interiores (casa e escola) e exteriores, urbanos e campestres. Visualmente, foram expressos rituais culturais e religiosos [procissão e casamento), com elementos naturais figurativos e simbólicos (portas fechadas, paus no ar, rebentamentos...)
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