Burnout em estudantes universitários e relação com o autoconceito e desempenho académico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lucas, Célia Carvalho
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/10348/12258
Resumo: Do ponto de vista da psicologia da educação e da psicologia do desenvolvimento considera-se necessária a existência de gabinetes de apoio nas universidades que melhorem a forma como os alunos estudam, fornecendo-lhes ferramentas e estratégias de estudo mais eficazes, com o objetivo de prevenir e combater o burnout. Esta problemática assume pertinência pela necessidade em prevenir e combater o burnout nas universidades. O burnout assume várias formas que devem ser compreendidas, para que se perceba a problemática em questão: como se desenvolve o burnout; como se manifesta; qual o seu impacto nos estudantes do ensino superior. Em termos metodológicos foi desenvolvida uma revisão de literatura, onde se incluíram 20 artigos mediante os critérios de inclusão e de exclusão estipulados com as palavras-chave: “burnout”, “estudantes”, “universidade”; “autoconceito”; “desempenho académico”. As principais conclusões apontaram para o burnout como um preditor de efeitos negativos, nomeadamente ao nível do autoconceito, do desempenho académico e da motivação dos estudantes universitários.
id RCAP_7200c7d688e3d90ccaa095e062b6025f
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/12258
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Burnout em estudantes universitários e relação com o autoconceito e desempenho académicoBurnoutEstudantesUniversidadeDo ponto de vista da psicologia da educação e da psicologia do desenvolvimento considera-se necessária a existência de gabinetes de apoio nas universidades que melhorem a forma como os alunos estudam, fornecendo-lhes ferramentas e estratégias de estudo mais eficazes, com o objetivo de prevenir e combater o burnout. Esta problemática assume pertinência pela necessidade em prevenir e combater o burnout nas universidades. O burnout assume várias formas que devem ser compreendidas, para que se perceba a problemática em questão: como se desenvolve o burnout; como se manifesta; qual o seu impacto nos estudantes do ensino superior. Em termos metodológicos foi desenvolvida uma revisão de literatura, onde se incluíram 20 artigos mediante os critérios de inclusão e de exclusão estipulados com as palavras-chave: “burnout”, “estudantes”, “universidade”; “autoconceito”; “desempenho académico”. As principais conclusões apontaram para o burnout como um preditor de efeitos negativos, nomeadamente ao nível do autoconceito, do desempenho académico e da motivação dos estudantes universitários.From the point of view of educational psychology and developmental psychology, it is considered necessary to have support offices in universities that improve the way students study, providing them with more effective study tools and strategies, with the aim of preventing and combat burnout. This issue is relevant due to the need to prevent and combat burnout in universities. Burnout takes several forms that must be understood, in order to understand the problem in question: how burnout develops; how it manifests itself; What is its impact on higher education students? In methodological terms, a literature review was developed, which included 20 articles using the inclusion and exclusion criteria stipulated with the keywords: “burnout”, “students”, “university”; “self-concept”; "academic achievement". The main conclusions pointed to burnout as a predictor of negative effects, particularly in terms of selfconcept, academic performance and motivation of university students.2024-03-15T11:51:39Z2023-11-16T00:00:00Z2023-11-162023-12-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/10348/12258porLucas, Célia Carvalhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-24T05:09:28Zoai:repositorio.utad.pt:10348/12258Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-03-24T05:09:28Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Burnout em estudantes universitários e relação com o autoconceito e desempenho académico
title Burnout em estudantes universitários e relação com o autoconceito e desempenho académico
spellingShingle Burnout em estudantes universitários e relação com o autoconceito e desempenho académico
Lucas, Célia Carvalho
Burnout
Estudantes
Universidade
title_short Burnout em estudantes universitários e relação com o autoconceito e desempenho académico
title_full Burnout em estudantes universitários e relação com o autoconceito e desempenho académico
title_fullStr Burnout em estudantes universitários e relação com o autoconceito e desempenho académico
title_full_unstemmed Burnout em estudantes universitários e relação com o autoconceito e desempenho académico
title_sort Burnout em estudantes universitários e relação com o autoconceito e desempenho académico
author Lucas, Célia Carvalho
author_facet Lucas, Célia Carvalho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lucas, Célia Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Burnout
Estudantes
Universidade
topic Burnout
Estudantes
Universidade
description Do ponto de vista da psicologia da educação e da psicologia do desenvolvimento considera-se necessária a existência de gabinetes de apoio nas universidades que melhorem a forma como os alunos estudam, fornecendo-lhes ferramentas e estratégias de estudo mais eficazes, com o objetivo de prevenir e combater o burnout. Esta problemática assume pertinência pela necessidade em prevenir e combater o burnout nas universidades. O burnout assume várias formas que devem ser compreendidas, para que se perceba a problemática em questão: como se desenvolve o burnout; como se manifesta; qual o seu impacto nos estudantes do ensino superior. Em termos metodológicos foi desenvolvida uma revisão de literatura, onde se incluíram 20 artigos mediante os critérios de inclusão e de exclusão estipulados com as palavras-chave: “burnout”, “estudantes”, “universidade”; “autoconceito”; “desempenho académico”. As principais conclusões apontaram para o burnout como um preditor de efeitos negativos, nomeadamente ao nível do autoconceito, do desempenho académico e da motivação dos estudantes universitários.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-16T00:00:00Z
2023-11-16
2023-12-05
2024-03-15T11:51:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/10348/12258
url https://hdl.handle.net/10348/12258
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817543213852917760