Burnout em estudantes universitários e relação com o autoconceito e desempenho académico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/10348/12258 |
Resumo: | Do ponto de vista da psicologia da educação e da psicologia do desenvolvimento considera-se necessária a existência de gabinetes de apoio nas universidades que melhorem a forma como os alunos estudam, fornecendo-lhes ferramentas e estratégias de estudo mais eficazes, com o objetivo de prevenir e combater o burnout. Esta problemática assume pertinência pela necessidade em prevenir e combater o burnout nas universidades. O burnout assume várias formas que devem ser compreendidas, para que se perceba a problemática em questão: como se desenvolve o burnout; como se manifesta; qual o seu impacto nos estudantes do ensino superior. Em termos metodológicos foi desenvolvida uma revisão de literatura, onde se incluíram 20 artigos mediante os critérios de inclusão e de exclusão estipulados com as palavras-chave: “burnout”, “estudantes”, “universidade”; “autoconceito”; “desempenho académico”. As principais conclusões apontaram para o burnout como um preditor de efeitos negativos, nomeadamente ao nível do autoconceito, do desempenho académico e da motivação dos estudantes universitários. |
id |
RCAP_7200c7d688e3d90ccaa095e062b6025f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utad.pt:10348/12258 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Burnout em estudantes universitários e relação com o autoconceito e desempenho académicoBurnoutEstudantesUniversidadeDo ponto de vista da psicologia da educação e da psicologia do desenvolvimento considera-se necessária a existência de gabinetes de apoio nas universidades que melhorem a forma como os alunos estudam, fornecendo-lhes ferramentas e estratégias de estudo mais eficazes, com o objetivo de prevenir e combater o burnout. Esta problemática assume pertinência pela necessidade em prevenir e combater o burnout nas universidades. O burnout assume várias formas que devem ser compreendidas, para que se perceba a problemática em questão: como se desenvolve o burnout; como se manifesta; qual o seu impacto nos estudantes do ensino superior. Em termos metodológicos foi desenvolvida uma revisão de literatura, onde se incluíram 20 artigos mediante os critérios de inclusão e de exclusão estipulados com as palavras-chave: “burnout”, “estudantes”, “universidade”; “autoconceito”; “desempenho académico”. As principais conclusões apontaram para o burnout como um preditor de efeitos negativos, nomeadamente ao nível do autoconceito, do desempenho académico e da motivação dos estudantes universitários.From the point of view of educational psychology and developmental psychology, it is considered necessary to have support offices in universities that improve the way students study, providing them with more effective study tools and strategies, with the aim of preventing and combat burnout. This issue is relevant due to the need to prevent and combat burnout in universities. Burnout takes several forms that must be understood, in order to understand the problem in question: how burnout develops; how it manifests itself; What is its impact on higher education students? In methodological terms, a literature review was developed, which included 20 articles using the inclusion and exclusion criteria stipulated with the keywords: “burnout”, “students”, “university”; “self-concept”; "academic achievement". The main conclusions pointed to burnout as a predictor of negative effects, particularly in terms of selfconcept, academic performance and motivation of university students.2024-03-15T11:51:39Z2023-11-16T00:00:00Z2023-11-162023-12-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/10348/12258porLucas, Célia Carvalhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-24T05:09:28Zoai:repositorio.utad.pt:10348/12258Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-03-24T05:09:28Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Burnout em estudantes universitários e relação com o autoconceito e desempenho académico |
title |
Burnout em estudantes universitários e relação com o autoconceito e desempenho académico |
spellingShingle |
Burnout em estudantes universitários e relação com o autoconceito e desempenho académico Lucas, Célia Carvalho Burnout Estudantes Universidade |
title_short |
Burnout em estudantes universitários e relação com o autoconceito e desempenho académico |
title_full |
Burnout em estudantes universitários e relação com o autoconceito e desempenho académico |
title_fullStr |
Burnout em estudantes universitários e relação com o autoconceito e desempenho académico |
title_full_unstemmed |
Burnout em estudantes universitários e relação com o autoconceito e desempenho académico |
title_sort |
Burnout em estudantes universitários e relação com o autoconceito e desempenho académico |
author |
Lucas, Célia Carvalho |
author_facet |
Lucas, Célia Carvalho |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lucas, Célia Carvalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Burnout Estudantes Universidade |
topic |
Burnout Estudantes Universidade |
description |
Do ponto de vista da psicologia da educação e da psicologia do desenvolvimento considera-se necessária a existência de gabinetes de apoio nas universidades que melhorem a forma como os alunos estudam, fornecendo-lhes ferramentas e estratégias de estudo mais eficazes, com o objetivo de prevenir e combater o burnout. Esta problemática assume pertinência pela necessidade em prevenir e combater o burnout nas universidades. O burnout assume várias formas que devem ser compreendidas, para que se perceba a problemática em questão: como se desenvolve o burnout; como se manifesta; qual o seu impacto nos estudantes do ensino superior. Em termos metodológicos foi desenvolvida uma revisão de literatura, onde se incluíram 20 artigos mediante os critérios de inclusão e de exclusão estipulados com as palavras-chave: “burnout”, “estudantes”, “universidade”; “autoconceito”; “desempenho académico”. As principais conclusões apontaram para o burnout como um preditor de efeitos negativos, nomeadamente ao nível do autoconceito, do desempenho académico e da motivação dos estudantes universitários. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-16T00:00:00Z 2023-11-16 2023-12-05 2024-03-15T11:51:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/10348/12258 |
url |
https://hdl.handle.net/10348/12258 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817543213852917760 |