O marketing como estratégia para a revitalização do folclore em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Beatriz da Conceição Rocha
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/29719
Resumo: Serve a presente investigação para, perante o decréscimo do número de praticantes e espectadores e consequente perda de popularidade, impulsionar o ínicio do processo de revitalização do folclore em Portugal através de um conjunto de estratégias de marketing. Numa era de constante mudança onde a globalização é a palavra-chave, as tradições perdem importância. Por isso, é essencial saber preserva-las, principalmente sem perder a sua autenticidade. Desta forma, a investigação debruça-se sobre a visão do folclore como produto cultural para criar um novo modelo conceptual que percepciona a perspetiva do consumidor perante os elementos gráficos e intangíveis do produto, traduzindo a sua reação. O modelo conceptual cria dimensões de estudo a serem analisadas através da metodologia quantitativa com recurso a técnicas de análise quantitativa e qualitativa. A investigação permite traçar o perfil do praticante de folclore em Portugal e quais as motivações para integrar um grupo folclórico. Ao mesmo tempo, percebe quais os elementos gráficos que os folcloristas mais apreciam bem como qual a sua perspetiva quanto ao público e ao quadro atual do folclore nacional. A mesma contribui de forma teórica e prática com novos paradigmas que abrem discussões nas áreas do produto cultural, do folclore como produto cultural e da abordagem comunicacional e de marketing de tradições.
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