O/a educador/a de infância enquanto mediador/a na resolução de conflitos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Ana Sofia Rebêlo dos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/14436
Resumo: Relatório da prática profissional supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
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spelling O/a educador/a de infância enquanto mediador/a na resolução de conflitosCriançaJardim de InfânciaConflitosMediaçãoDiálogoChildrenKindergartenConflictsMediationDialogueRelatório da prática profissional supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-EscolarEste trabalho de investigação intitula-se “O/A Educador/a de Infância enquanto mediador/a na resolução de conflitos”. Pretende-se, com este estudo, compreender e aprofundar o papel do/a educador/a de infância na resolução de conflitos em jardim de infância, ramificando-se em questões secundárias que se debruçam sobre as estratégias de resolução de conflitos e o seu impacto no desenvolvimento emocional, social e moral da criança. Para a concretização do presente estudo, tornou-se fundamental recorrer a diversos métodos, técnicas e instrumentos, os quais serviram como suporte à análise, discussão e apresentação dos resultados obtidos. Ainda no que diz respeito a este ponto da investigação, as “vozes” de todos os participantes forma de extrema importância para proceder à triangulação dos dados apurados, permitindo complementar e enriquecer os resultados recolhidos durante todo o estudo. A investigação assenta num quadro teórico no qual a resolução de problemas estabelece estreita relação com a Mediação e o Diálogo, inspirados numa Educação voltada para a Cidadania e os Direitos Humanos. O presente estudo estrutura-se mediante uma abordagem qualitativa – um estudo de caso, no qual se procedeu à realização de duas entrevistas semiestruturadas à equipa de sala: uma entrevista semiestruturada realizada à educadora cooperante e outra entrevista semiestrutura realizada à auxiliar de sala. Numa fase posterior, elaborou-se uma análise de conteúdo incidente em cada uma das entrevistas. A discussão dos resultados obtidos aponta para as seguintes conclusões: i) o/a educador/a de infância tem o papel de mediador na resolução de conflitos entre as crianças, sendo que a criança é o principal interveniente deste processo; ii) o diálogo e a comunicação assim como o colocar-se no lugar do outro constituem exemplos de estratégias aproveitadas para a resolução dos conflitos; iii) qualquer conflito deve ser resolvido o mais precocemente possível, preferencialmente no meio escolar; iv) a resolução de conflitos no jardim de infância possui impacto no desenvolvimento emocional, social e moral da criança. É de salientar que a resolução de conflitos funciona como forma de prevenção de comportamentos de risco no futuro da criança.Abstract This research work is entitled "The Kindergarten Educator as a mediator in conflict resolution". The aim of this study is to understand and to deepen the role of the kindergarten teacher in the resolution of conflicts in kindergarten, branching into secondary questions that focus on conflict resolution strategies and their impact on the emotional, social, and moral development of the child. To carry out this study, it was essential to use various methods, instruments, and techniques, which served as support for the analysis, discussion and presentation of the results obtained. Also, with regard to this point in the investigation, the "voices" of all the participants were extremely important in order to proceed to the triangulation of the data obtained, enabling the complement and enrichment of the results collected throughout the study. The research is based on a theoretical framework in which problem-solving establishes a close relationship with Mediation and Dialogue, inspired in an Education focused on Citizenship and Human Rights. This study is structured through a qualitative approach - a case study, in which two semi-structured interviews were conducted with the classroom team: a semi-structured interview with the cooperating teacher and another semi-structured interview with the room assistant. At a later stage, a content analysis was performed on each of the interviews. The discussion of the results obtained points to the following conclusions: i) the kindergarten teacher has the role of mediator in the resolution of conflicts between children, and the child is the main actor in this process; ii) dialogue and communication as well as putting oneself in the other's shoes are examples of strategies used to resolve conflicts; iii) any conflict should be resolved as early as possible, preferably in the school environment; iv) the resolution of conflicts in kindergarten has an impact on the child's emotional, social and moral development. It should be noted that conflict resolution works as a way of preventing risky behaviour in the child's future.Simões, AnaRCIPLSantos, Ana Sofia Rebêlo dos2022-03-10T12:06:27Z2021-07-202021-07-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/14436TID:202937674porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:10:36Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/14436Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:22:14.671477Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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