O documentário em etnomusicologia: a construção de um documentário a partir de material recolhido em trabalho de campo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/8558 |
Resumo: | Com a evolução tecnológica dos equipamentos de gravação de som e imagem, que contribui para a sua maior portabilidade, facilidade de utilização e, nalguns casos, redução de custo, as áreas de aplicação do registo audiovisual têm conhecido ao longo da sua história um alargamento considerável, num movimento que, tudo indica, continuará rumo ao futuro. Este alargamento do âmbito do registo audiovisual tem vindo a repercutir-se em áreas como a Etnomusicologia, na qual o uso do filme tem vindo a conhecer uma importância crescente, representando hoje em dia um importante recurso ao alcance do investigador. O registo audiovisual permite a este uma recolha fiel e duradoura da informação do trabalho de campo, contribuindo largamente para a sua análise, sistematização e consequente divulgação. Contudo, uma vez esgotada a utilidade do filme gravado no auxílio à investigação em que este se insere o seu arquivamento é o destino provável. A investigação termina mas o registo audiovisual perdura. O presente trabalho, realizado no âmbito do Mestrado em Comunicação Multimédia (ramo Audiovisual Digital) da Universidade de Aveiro (UA), procura explorar a reutilização de um arquivo deste género. Partindo do material audiovisual referente a uma investigação conduzida em Goa (Índia) pela docente e investigadora em Etnomusicologia da UA Professora Doutora Susana Sardo, que incide sobre a influência da presença portuguesa em Goa na prática musical goesa e o papel da música num contexto específico de colonização, procurou-se criar um documentário fiel a esta mesma temática. Para além do vídeo recolhido em campo, o documentário construído baseou-se também no livro Guerras de Jasmim e Mogarim, da autoria da referida investigadora e decorrente da mesma investigação, e contou com a colaboração da própria na validação do conteúdo. Esta dissertação é constituída por um levantamento bibliográfico de suporte à reflexão teórica relativa ao Documentário, ao Filme Etnográfico e aos Motion Graphics. O referido levantamento procura constituir o enquadramento teórico da implementação prática do documentário, que incidiu especialmente nas fases de construção da narrativa, edição e pós-produção, bem como na reflexão sobre os mecanismos de colaboração com especialista necessários à validação do conteúdo temático do documentário Sons de Goa. A partir da referida investigação teórica e prática serão elaboradas, no final deste documento, algumas conclusões, com o intuito de sintetizar o contributo empírico desta investigação para a reutilização de outros arquivos audiovisuais, recorrendo ao documentário, no futuro. |
id |
RCAP_7212542705f8592c2aa8a33745a3fc1f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/8558 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O documentário em etnomusicologia: a construção de um documentário a partir de material recolhido em trabalho de campoComunicação multimédiaEtnomusicologia - Goa (Índia)EtnologiaComunicação audiovisualDocumentários cinematográficosCom a evolução tecnológica dos equipamentos de gravação de som e imagem, que contribui para a sua maior portabilidade, facilidade de utilização e, nalguns casos, redução de custo, as áreas de aplicação do registo audiovisual têm conhecido ao longo da sua história um alargamento considerável, num movimento que, tudo indica, continuará rumo ao futuro. Este alargamento do âmbito do registo audiovisual tem vindo a repercutir-se em áreas como a Etnomusicologia, na qual o uso do filme tem vindo a conhecer uma importância crescente, representando hoje em dia um importante recurso ao alcance do investigador. O registo audiovisual permite a este uma recolha fiel e duradoura da informação do trabalho de campo, contribuindo largamente para a sua análise, sistematização e consequente divulgação. Contudo, uma vez esgotada a utilidade do filme gravado no auxílio à investigação em que este se insere o seu arquivamento é o destino provável. A investigação termina mas o registo audiovisual perdura. O presente trabalho, realizado no âmbito do Mestrado em Comunicação Multimédia (ramo Audiovisual Digital) da Universidade de Aveiro (UA), procura explorar a reutilização de um arquivo deste género. Partindo do material audiovisual referente a uma investigação conduzida em Goa (Índia) pela docente e investigadora em Etnomusicologia da UA Professora Doutora Susana Sardo, que incide sobre a influência da presença portuguesa em Goa na prática musical goesa e o papel da música num contexto específico de colonização, procurou-se criar um documentário fiel a esta mesma temática. Para além do vídeo recolhido em campo, o documentário construído baseou-se também no livro Guerras de Jasmim e Mogarim, da autoria da referida investigadora e decorrente da mesma investigação, e contou com a colaboração da própria na validação do conteúdo. Esta dissertação é constituída por um levantamento bibliográfico de suporte à reflexão teórica relativa ao Documentário, ao Filme Etnográfico e aos Motion Graphics. O referido levantamento procura constituir o enquadramento teórico da implementação prática do documentário, que incidiu especialmente nas fases de construção da narrativa, edição e pós-produção, bem como na reflexão sobre os mecanismos de colaboração com especialista necessários à validação do conteúdo temático do documentário Sons de Goa. A partir da referida investigação teórica e prática serão elaboradas, no final deste documento, algumas conclusões, com o intuito de sintetizar o contributo empírico desta investigação para a reutilização de outros arquivos audiovisuais, recorrendo ao documentário, no futuro.With the technological evolution of image and sound recording equipment, which contributes to its portability, ease of use and, in some cases, cost reduction, the application areas of audiovisual record have known, throughout their history, a considerable extension of their application areas, which seems quite likely to continue into the future. This audiovisual record scope broadening has been reflected in areas such as Ethnomusicology, in which the use of film has been experiencing an increasing significance, representing today an important resource within the reach of the researcher. The audiovisual record grants him a faithful and enduring collection of field information, contributing largely to its analysis, systematization and thus dissemination. However, once exhausted the recorded movie usefulness in the aid of the research, the archive is its most likely destination. The research ends but the audiovisual record endures. This work, performed as part of the Masters degree in Multimedia Communication (Digital Audiovisual branch) at the University of Aveiro (UA), aims to explore the reuse of such an archive. From audiovisual footage recorded in an investigation conducted in Goa (India) by Ethnomusicology researcher Professor Susana Sardo, which focuses on the influence of Portuguese presence in Goa in the Goan musical practice and the role of music in a specific context of colonization , was sought to create a documentary faithful to this same theme. In addition to the footage collected in the field, the documentary is built based on the book Guerras de Jasmim e Mogarim, written by the aforementioned researcher and as a result of the same investigation, and based on her collaboration to the validation of the content. This dissertation is constituted by a literature review to support the theoretical analysis of the Documentary, the Ethnographic Film and the Motion Graphics. This review aims to provide the theoretical framework to the practical implementation of the documentary, which focused especially on narrative construction, editing and postproduction, as well as reflection on the mechanisms of collaboration with an expert, necessary for content validation of the documentary Sons de Goa [Sounds of Goa]. Based on the theoretical and practical research developed, at the end of this document some conclusions are given, in order to synthesize the empirical contribution of this research for the reuse of other audiovisual archives, using the documentary, in the future.Universidade de Aveiro2012-05-11T10:15:50Z2011-01-01T00:00:00Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/8558porOliveira, Rui Pedro Pereira deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:14:20Zoai:ria.ua.pt:10773/8558Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:45:37.297902Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O documentário em etnomusicologia: a construção de um documentário a partir de material recolhido em trabalho de campo |
title |
O documentário em etnomusicologia: a construção de um documentário a partir de material recolhido em trabalho de campo |
spellingShingle |
O documentário em etnomusicologia: a construção de um documentário a partir de material recolhido em trabalho de campo Oliveira, Rui Pedro Pereira de Comunicação multimédia Etnomusicologia - Goa (Índia) Etnologia Comunicação audiovisual Documentários cinematográficos |
title_short |
O documentário em etnomusicologia: a construção de um documentário a partir de material recolhido em trabalho de campo |
title_full |
O documentário em etnomusicologia: a construção de um documentário a partir de material recolhido em trabalho de campo |
title_fullStr |
O documentário em etnomusicologia: a construção de um documentário a partir de material recolhido em trabalho de campo |
title_full_unstemmed |
O documentário em etnomusicologia: a construção de um documentário a partir de material recolhido em trabalho de campo |
title_sort |
O documentário em etnomusicologia: a construção de um documentário a partir de material recolhido em trabalho de campo |
author |
Oliveira, Rui Pedro Pereira de |
author_facet |
Oliveira, Rui Pedro Pereira de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Rui Pedro Pereira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação multimédia Etnomusicologia - Goa (Índia) Etnologia Comunicação audiovisual Documentários cinematográficos |
topic |
Comunicação multimédia Etnomusicologia - Goa (Índia) Etnologia Comunicação audiovisual Documentários cinematográficos |
description |
Com a evolução tecnológica dos equipamentos de gravação de som e imagem, que contribui para a sua maior portabilidade, facilidade de utilização e, nalguns casos, redução de custo, as áreas de aplicação do registo audiovisual têm conhecido ao longo da sua história um alargamento considerável, num movimento que, tudo indica, continuará rumo ao futuro. Este alargamento do âmbito do registo audiovisual tem vindo a repercutir-se em áreas como a Etnomusicologia, na qual o uso do filme tem vindo a conhecer uma importância crescente, representando hoje em dia um importante recurso ao alcance do investigador. O registo audiovisual permite a este uma recolha fiel e duradoura da informação do trabalho de campo, contribuindo largamente para a sua análise, sistematização e consequente divulgação. Contudo, uma vez esgotada a utilidade do filme gravado no auxílio à investigação em que este se insere o seu arquivamento é o destino provável. A investigação termina mas o registo audiovisual perdura. O presente trabalho, realizado no âmbito do Mestrado em Comunicação Multimédia (ramo Audiovisual Digital) da Universidade de Aveiro (UA), procura explorar a reutilização de um arquivo deste género. Partindo do material audiovisual referente a uma investigação conduzida em Goa (Índia) pela docente e investigadora em Etnomusicologia da UA Professora Doutora Susana Sardo, que incide sobre a influência da presença portuguesa em Goa na prática musical goesa e o papel da música num contexto específico de colonização, procurou-se criar um documentário fiel a esta mesma temática. Para além do vídeo recolhido em campo, o documentário construído baseou-se também no livro Guerras de Jasmim e Mogarim, da autoria da referida investigadora e decorrente da mesma investigação, e contou com a colaboração da própria na validação do conteúdo. Esta dissertação é constituída por um levantamento bibliográfico de suporte à reflexão teórica relativa ao Documentário, ao Filme Etnográfico e aos Motion Graphics. O referido levantamento procura constituir o enquadramento teórico da implementação prática do documentário, que incidiu especialmente nas fases de construção da narrativa, edição e pós-produção, bem como na reflexão sobre os mecanismos de colaboração com especialista necessários à validação do conteúdo temático do documentário Sons de Goa. A partir da referida investigação teórica e prática serão elaboradas, no final deste documento, algumas conclusões, com o intuito de sintetizar o contributo empírico desta investigação para a reutilização de outros arquivos audiovisuais, recorrendo ao documentário, no futuro. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-01-01T00:00:00Z 2011 2012-05-11T10:15:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/8558 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/8558 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137507968811008 |