Concepções de professores sobre currículo e cultura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Maria Cristina de Oliveira
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Sousa, Francisco
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.3/4934
Resumo: A incorporação dos termos “cultura” e “currículo” no discurso dos docentes não garante que estes concebam toda a amplitude que essas palavras abarcam, tampouco percebam claramente, e com sentido crítico, as relações que medeiam o diálogo entre os dois conceitos. O presente artigo debruça-se sobre um pequeno estudo cujo objetivo foi compreender concepções de currículo veiculadas por professores e sobre as influências mútuas entre currículo e cultura reconhecidas pelos próprios. A metodologia do estudo assentou em entrevistas. Foram entrevistados 42 professores brasileiros dos ensinos Fundamental, Médio e Superior, que lecionam nas redes pública e privada. Após uma breve discussão sobre a noção de currículo e de cultura, à luz da Teoria Curricular, é feita a apresentação e análise do discurso dos professores. Os resultados sugerem que, embora o Brasil tenha avançado bastante nos estudos curriculares, produzindo materiais de reconhecida importância nesse campo de estudo, esse conhecimento não chega de forma efetiva, ampla e democrática aos professores, o que sugere que alguns aspectos da formação de professores devem ser repensados, de modo a favorecer uma profissionalidade mais consciente das questões curriculares.
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