O curriculo no plural : politicas, praticas, culturas escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Idelsuite de Sousa
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603865
Resumo: Orientador: Maria do Carmo Martins
id UNICAMP-30_6188d150a60fb678801bfc7e4b3df9e5
oai_identifier_str oai::387824
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling O curriculo no plural : politicas, praticas, culturas escolaresThe curriculum in the plural : policies, practices, school culturesCurrículosPolítica e educaçãoCurriculos - MudançaCotidiano escolarCultura escolarCurriculumPolitics and educationCurriculum changeDaily schoolSchool cultureOrientador: Maria do Carmo MartinsTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: A escrita desta tese tem como motivo principal apresentar uma história social do currículo evidenciando aspectos relacionados a processos e práticas em torno da escolarização. Aborda o estudo das práticas curriculares na perspectiva de compreender a problemática do conhecimento na organização social da escola. A narrativa contempla a discussão sobre a reforma curricular implementada no Estado do Ceará, em 1998, focalizando três aspectos inter-relacionados, quais sejam: a discussão acerca da influência das diretrizes que formulam as políticas de currículo; a compreensão acerca das deliberações que orientam a produção e implementação do texto curricular; e, o entendimento sobre as práticas escolares que implementam a reforma no processo de produção do conhecimento. O fio condutor da tese busca compreender como a premissa da mudança, que conduz à deliberação da reforma, chega à escola e como essa instituição reinterpreta as políticas educacionais, quer através da seleção dos saberes, quer através das diversas práticas de organização da instituição, quer na implementação da reforma curricular, como elementos constituintes do currículo. A pesquisa reuniu documentos do governo, da Regional de Ensino e da escola. As fontes são constituídas por textos curriculares, deliberações governamentais, relatórios, pautas de reuniões, projetos de trabalho, caderno de planejamento, agenda pedagógica, álbuns de fotografias, cartazes, acervo do mural, entre outros. Ao escolher compreender o espaço no qual a escola discute, planeja, seleciona e organiza os saberes emergiram situações do cotidiano reveladoras de formas de expressão da cultura escolar, das práticas e políticas curricularesAbstract: The aim of this thesis is to present mainly a social story of the curriculum presenting aspects related to processes and practices dealing with schooling. It deals with the study of curricular practices in a perspective of understanding the problems of knowledge in the social organization of the school. The narrative deals with the discussion on the curricular reform implemented in the state of Ceará, Brazil, in 1998, focusing on three inter-related aspects, which are: the discussion on the influence of the directions that set up the curricular policies; the comprehension on the deliberations that outline the production and implementation of the curricular text; and the understanding of the schooling practices that implement the reform in the process of knowledge production. The mainline of the thesis makes an attempt to understand how the premise of change, that leads to the deliberation of reform reaches the school and how this instrument makes a new interpretation of the policies, whether it be by means of knowledge selection, by means of diverse institutional organizational practices or in the implementation of the curricular reform as building elements of the curriculum. The research united government, regional schooling secretariat and school documents. The sources are made up of curricular texts, government deliberations, reports, meeting agendas, work projects, planning notebooks, pedagogical agenda, photograph album, posters, note board material, among others. Daily situations will emerge that reveal the form of expression of the school culture, of the practices and the political curriculum, when choosing to understand the area in which the school discusses, plans, selects and organizes knowledgeDoutoradoEducação, Conhecimento, Linguagem e ArteDoutor em Educação[s.n.]Martins, Maria do Carmo, 1964-Lopes, Alice Ribeiro CasimiroSouza, Rosa Fátima deAmorim, Antonio Carlos Rodrigues deDe Rossi, Vera Lúcia SabongiPrado, Guilherme do Val ToledoUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASLima, Idelsuite de Sousa20062006-12-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf255p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603865LIMA, Idelsuite de Sousa. O curriculo no plural: politicas, praticas, culturas escolares. 2006. 255p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603865. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/387824porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:43:16Zoai::387824Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:43:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O curriculo no plural : politicas, praticas, culturas escolares
The curriculum in the plural : policies, practices, school cultures
title O curriculo no plural : politicas, praticas, culturas escolares
spellingShingle O curriculo no plural : politicas, praticas, culturas escolares
Lima, Idelsuite de Sousa
Currículos
Política e educação
Curriculos - Mudança
Cotidiano escolar
Cultura escolar
Curriculum
Politics and education
Curriculum change
Daily school
School culture
title_short O curriculo no plural : politicas, praticas, culturas escolares
title_full O curriculo no plural : politicas, praticas, culturas escolares
title_fullStr O curriculo no plural : politicas, praticas, culturas escolares
title_full_unstemmed O curriculo no plural : politicas, praticas, culturas escolares
title_sort O curriculo no plural : politicas, praticas, culturas escolares
author Lima, Idelsuite de Sousa
author_facet Lima, Idelsuite de Sousa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Maria do Carmo, 1964-
Lopes, Alice Ribeiro Casimiro
Souza, Rosa Fátima de
Amorim, Antonio Carlos Rodrigues de
De Rossi, Vera Lúcia Sabongi
Prado, Guilherme do Val Toledo
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Idelsuite de Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Currículos
Política e educação
Curriculos - Mudança
Cotidiano escolar
Cultura escolar
Curriculum
Politics and education
Curriculum change
Daily school
School culture
topic Currículos
Política e educação
Curriculos - Mudança
Cotidiano escolar
Cultura escolar
Curriculum
Politics and education
Curriculum change
Daily school
School culture
description Orientador: Maria do Carmo Martins
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2006-12-13T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603865
LIMA, Idelsuite de Sousa. O curriculo no plural: politicas, praticas, culturas escolares. 2006. 255p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603865. Acesso em: 15 mai. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
LIMA, Idelsuite de Sousa. O curriculo no plural: politicas, praticas, culturas escolares. 2006. 255p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603865. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603865
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/387824
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
255p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138420098859008