A representação gráfica na aprendizagem de funções por alunos do 10.º ano de escolaridade

Bibliographic Details
Main Author: Viseu, Floriano
Publication Date: 2022
Other Authors: Silva, André, Rocha, Helena, Martins, Paula Mendes
Format: Article
Language: por
Source: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Download full: https://hdl.handle.net/1822/80378
Summary: A exploração de diferentes representações promove a compreensão dos tópicos de funções. Partindo deste pressuposto, com este estudo pretende-se analisar o contributo da representação gráfica na aprendizagem da noção de função inversa e da paridade de uma função por alunos do 10.º ano de escolaridade e identificar dificuldades na exploração dessa representação. Na procura de responder a este objetivo, adotou-se uma abordagem qualitativa e interpretativa para compreender as ações dos alunos na resolução das tarefas propostas. A análise das resoluções mostra que a representação gráfica serviu de suporte para a instituição das definições dos tópicos em estudo. E isto apesar de alguns alunos revelarem dificuldades ao interpretar e ao construir gráficos; ao identificar imagens e imagens inversas em gráficos de funções; ao representar determinadas características gráficas associadas a alguns conceitos, como é o caso da relação entre a paridade de uma função e a simetria na sua representação gráfica (confundindo eixo de simetria e de reflexão). Globalmente, este estudo mostra como a abordagem de conceitos a partir da representação gráfica pode contribuir para a sua compreensão.
id RCAP_7227447e5babd7e6fa6852c320821fb5
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/80378
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A representação gráfica na aprendizagem de funções por alunos do 10.º ano de escolaridadeThe graphical representation in the learning of functions by 10th grade studentsRepresentação gráficaInterpretação de gráficosConstrução de gráficosDificuldades gráficasAlunosGraphical representationInterpretation of graphsConstruction of graphsGraphical difficultiesStudentsCiências Sociais::Ciências da EducaçãoA exploração de diferentes representações promove a compreensão dos tópicos de funções. Partindo deste pressuposto, com este estudo pretende-se analisar o contributo da representação gráfica na aprendizagem da noção de função inversa e da paridade de uma função por alunos do 10.º ano de escolaridade e identificar dificuldades na exploração dessa representação. Na procura de responder a este objetivo, adotou-se uma abordagem qualitativa e interpretativa para compreender as ações dos alunos na resolução das tarefas propostas. A análise das resoluções mostra que a representação gráfica serviu de suporte para a instituição das definições dos tópicos em estudo. E isto apesar de alguns alunos revelarem dificuldades ao interpretar e ao construir gráficos; ao identificar imagens e imagens inversas em gráficos de funções; ao representar determinadas características gráficas associadas a alguns conceitos, como é o caso da relação entre a paridade de uma função e a simetria na sua representação gráfica (confundindo eixo de simetria e de reflexão). Globalmente, este estudo mostra como a abordagem de conceitos a partir da representação gráfica pode contribuir para a sua compreensão.The work with different representations promotes a deeper understanding of topics of functions. Based on this assumption, this study aims to analyze the contribution of the graphical representation to the learning of the inverse function and of the parity of a function by 10th grade students. The study adopts a qualitative and interpretative methodology to understand the students’ actions while solving the proposed tasks. The analysis of the resolutions shows that the graphic representation served as support for the development of the definitions of the topics under study. And this despite the fact that some students revealed difficulties in the interpretation and construction of graphs; in identifying images and inverse images in function’s graphs; in representing certain graphical characteristics associated with some concepts of functions, such as the relationship between the parity of a function and the symmetry on its graphical representation (mixing up the axis of symmetry and the axis of reflection). Overall, this study shows how the approach to the concepts based on a graphical representation can contribute to their understanding.FCT -Fundação para a Ciência e a Tecnologia(PTDC/CED-EDG/32422/2017)Universidad Nacional de Córdoba. Facultad de Matemática, Astronomía, Física y ComputaciónUniversidade do MinhoViseu, FlorianoSilva, AndréRocha, HelenaMartins, Paula Mendes2022-042022-04-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/80378por0187-82982448-808910.24844/EM3401.07info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:57:15Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/80378Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:46:54.422888Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A representação gráfica na aprendizagem de funções por alunos do 10.º ano de escolaridade
The graphical representation in the learning of functions by 10th grade students
title A representação gráfica na aprendizagem de funções por alunos do 10.º ano de escolaridade
spellingShingle A representação gráfica na aprendizagem de funções por alunos do 10.º ano de escolaridade
Viseu, Floriano
Representação gráfica
Interpretação de gráficos
Construção de gráficos
Dificuldades gráficas
Alunos
Graphical representation
Interpretation of graphs
Construction of graphs
Graphical difficulties
Students
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A representação gráfica na aprendizagem de funções por alunos do 10.º ano de escolaridade
title_full A representação gráfica na aprendizagem de funções por alunos do 10.º ano de escolaridade
title_fullStr A representação gráfica na aprendizagem de funções por alunos do 10.º ano de escolaridade
title_full_unstemmed A representação gráfica na aprendizagem de funções por alunos do 10.º ano de escolaridade
title_sort A representação gráfica na aprendizagem de funções por alunos do 10.º ano de escolaridade
author Viseu, Floriano
author_facet Viseu, Floriano
Silva, André
Rocha, Helena
Martins, Paula Mendes
author_role author
author2 Silva, André
Rocha, Helena
Martins, Paula Mendes
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Viseu, Floriano
Silva, André
Rocha, Helena
Martins, Paula Mendes
dc.subject.por.fl_str_mv Representação gráfica
Interpretação de gráficos
Construção de gráficos
Dificuldades gráficas
Alunos
Graphical representation
Interpretation of graphs
Construction of graphs
Graphical difficulties
Students
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Representação gráfica
Interpretação de gráficos
Construção de gráficos
Dificuldades gráficas
Alunos
Graphical representation
Interpretation of graphs
Construction of graphs
Graphical difficulties
Students
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description A exploração de diferentes representações promove a compreensão dos tópicos de funções. Partindo deste pressuposto, com este estudo pretende-se analisar o contributo da representação gráfica na aprendizagem da noção de função inversa e da paridade de uma função por alunos do 10.º ano de escolaridade e identificar dificuldades na exploração dessa representação. Na procura de responder a este objetivo, adotou-se uma abordagem qualitativa e interpretativa para compreender as ações dos alunos na resolução das tarefas propostas. A análise das resoluções mostra que a representação gráfica serviu de suporte para a instituição das definições dos tópicos em estudo. E isto apesar de alguns alunos revelarem dificuldades ao interpretar e ao construir gráficos; ao identificar imagens e imagens inversas em gráficos de funções; ao representar determinadas características gráficas associadas a alguns conceitos, como é o caso da relação entre a paridade de uma função e a simetria na sua representação gráfica (confundindo eixo de simetria e de reflexão). Globalmente, este estudo mostra como a abordagem de conceitos a partir da representação gráfica pode contribuir para a sua compreensão.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04
2022-04-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/80378
url https://hdl.handle.net/1822/80378
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 0187-8298
2448-8089
10.24844/EM3401.07
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidad Nacional de Córdoba. Facultad de Matemática, Astronomía, Física y Computación
publisher.none.fl_str_mv Universidad Nacional de Córdoba. Facultad de Matemática, Astronomía, Física y Computación
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132225598390272