A representação gráfica na aprendizagem de funções por alunos do 10.º ano de escolaridade
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2022 |
Other Authors: | , , |
Format: | Article |
Language: | por |
Source: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Download full: | https://hdl.handle.net/1822/80378 |
Summary: | A exploração de diferentes representações promove a compreensão dos tópicos de funções. Partindo deste pressuposto, com este estudo pretende-se analisar o contributo da representação gráfica na aprendizagem da noção de função inversa e da paridade de uma função por alunos do 10.º ano de escolaridade e identificar dificuldades na exploração dessa representação. Na procura de responder a este objetivo, adotou-se uma abordagem qualitativa e interpretativa para compreender as ações dos alunos na resolução das tarefas propostas. A análise das resoluções mostra que a representação gráfica serviu de suporte para a instituição das definições dos tópicos em estudo. E isto apesar de alguns alunos revelarem dificuldades ao interpretar e ao construir gráficos; ao identificar imagens e imagens inversas em gráficos de funções; ao representar determinadas características gráficas associadas a alguns conceitos, como é o caso da relação entre a paridade de uma função e a simetria na sua representação gráfica (confundindo eixo de simetria e de reflexão). Globalmente, este estudo mostra como a abordagem de conceitos a partir da representação gráfica pode contribuir para a sua compreensão. |
id |
RCAP_7227447e5babd7e6fa6852c320821fb5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/80378 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A representação gráfica na aprendizagem de funções por alunos do 10.º ano de escolaridadeThe graphical representation in the learning of functions by 10th grade studentsRepresentação gráficaInterpretação de gráficosConstrução de gráficosDificuldades gráficasAlunosGraphical representationInterpretation of graphsConstruction of graphsGraphical difficultiesStudentsCiências Sociais::Ciências da EducaçãoA exploração de diferentes representações promove a compreensão dos tópicos de funções. Partindo deste pressuposto, com este estudo pretende-se analisar o contributo da representação gráfica na aprendizagem da noção de função inversa e da paridade de uma função por alunos do 10.º ano de escolaridade e identificar dificuldades na exploração dessa representação. Na procura de responder a este objetivo, adotou-se uma abordagem qualitativa e interpretativa para compreender as ações dos alunos na resolução das tarefas propostas. A análise das resoluções mostra que a representação gráfica serviu de suporte para a instituição das definições dos tópicos em estudo. E isto apesar de alguns alunos revelarem dificuldades ao interpretar e ao construir gráficos; ao identificar imagens e imagens inversas em gráficos de funções; ao representar determinadas características gráficas associadas a alguns conceitos, como é o caso da relação entre a paridade de uma função e a simetria na sua representação gráfica (confundindo eixo de simetria e de reflexão). Globalmente, este estudo mostra como a abordagem de conceitos a partir da representação gráfica pode contribuir para a sua compreensão.The work with different representations promotes a deeper understanding of topics of functions. Based on this assumption, this study aims to analyze the contribution of the graphical representation to the learning of the inverse function and of the parity of a function by 10th grade students. The study adopts a qualitative and interpretative methodology to understand the students’ actions while solving the proposed tasks. The analysis of the resolutions shows that the graphic representation served as support for the development of the definitions of the topics under study. And this despite the fact that some students revealed difficulties in the interpretation and construction of graphs; in identifying images and inverse images in function’s graphs; in representing certain graphical characteristics associated with some concepts of functions, such as the relationship between the parity of a function and the symmetry on its graphical representation (mixing up the axis of symmetry and the axis of reflection). Overall, this study shows how the approach to the concepts based on a graphical representation can contribute to their understanding.FCT -Fundação para a Ciência e a Tecnologia(PTDC/CED-EDG/32422/2017)Universidad Nacional de Córdoba. Facultad de Matemática, Astronomía, Física y ComputaciónUniversidade do MinhoViseu, FlorianoSilva, AndréRocha, HelenaMartins, Paula Mendes2022-042022-04-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/80378por0187-82982448-808910.24844/EM3401.07info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:57:15Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/80378Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:46:54.422888Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A representação gráfica na aprendizagem de funções por alunos do 10.º ano de escolaridade The graphical representation in the learning of functions by 10th grade students |
title |
A representação gráfica na aprendizagem de funções por alunos do 10.º ano de escolaridade |
spellingShingle |
A representação gráfica na aprendizagem de funções por alunos do 10.º ano de escolaridade Viseu, Floriano Representação gráfica Interpretação de gráficos Construção de gráficos Dificuldades gráficas Alunos Graphical representation Interpretation of graphs Construction of graphs Graphical difficulties Students Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
A representação gráfica na aprendizagem de funções por alunos do 10.º ano de escolaridade |
title_full |
A representação gráfica na aprendizagem de funções por alunos do 10.º ano de escolaridade |
title_fullStr |
A representação gráfica na aprendizagem de funções por alunos do 10.º ano de escolaridade |
title_full_unstemmed |
A representação gráfica na aprendizagem de funções por alunos do 10.º ano de escolaridade |
title_sort |
A representação gráfica na aprendizagem de funções por alunos do 10.º ano de escolaridade |
author |
Viseu, Floriano |
author_facet |
Viseu, Floriano Silva, André Rocha, Helena Martins, Paula Mendes |
author_role |
author |
author2 |
Silva, André Rocha, Helena Martins, Paula Mendes |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Viseu, Floriano Silva, André Rocha, Helena Martins, Paula Mendes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Representação gráfica Interpretação de gráficos Construção de gráficos Dificuldades gráficas Alunos Graphical representation Interpretation of graphs Construction of graphs Graphical difficulties Students Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Representação gráfica Interpretação de gráficos Construção de gráficos Dificuldades gráficas Alunos Graphical representation Interpretation of graphs Construction of graphs Graphical difficulties Students Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
A exploração de diferentes representações promove a compreensão dos tópicos de funções. Partindo deste pressuposto, com este estudo pretende-se analisar o contributo da representação gráfica na aprendizagem da noção de função inversa e da paridade de uma função por alunos do 10.º ano de escolaridade e identificar dificuldades na exploração dessa representação. Na procura de responder a este objetivo, adotou-se uma abordagem qualitativa e interpretativa para compreender as ações dos alunos na resolução das tarefas propostas. A análise das resoluções mostra que a representação gráfica serviu de suporte para a instituição das definições dos tópicos em estudo. E isto apesar de alguns alunos revelarem dificuldades ao interpretar e ao construir gráficos; ao identificar imagens e imagens inversas em gráficos de funções; ao representar determinadas características gráficas associadas a alguns conceitos, como é o caso da relação entre a paridade de uma função e a simetria na sua representação gráfica (confundindo eixo de simetria e de reflexão). Globalmente, este estudo mostra como a abordagem de conceitos a partir da representação gráfica pode contribuir para a sua compreensão. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-04 2022-04-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1822/80378 |
url |
https://hdl.handle.net/1822/80378 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
0187-8298 2448-8089 10.24844/EM3401.07 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidad Nacional de Córdoba. Facultad de Matemática, Astronomía, Física y Computación |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidad Nacional de Córdoba. Facultad de Matemática, Astronomía, Física y Computación |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132225598390272 |