Adaptação da Bateria Montreal de Avaliação da Comunicação : versão brasileira MAC-BR para o português europeu
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/11620 |
Resumo: | Indivíduos com lesão de hemisfério direito (LHD) podem apresentar deficits comunicativos, associados principalmente aos processamentos léxico-semântico, prosódico, pragmático-inferencial e/ou discursivo. Verifica-se, entretanto, a existência de uma lacuna no que diz respeito a instrumentos de avaliação da comunicação que sejam devidamente adaptados e validados à realidade sócio-cultural-linguística portuguesa. Os objetivos do presente estudo foram: 1) realizar a adaptação neuropsicolinguística da Bateria Montreal de Avaliação da Comunicação - Bateria MAC-BR - à realidade sociocultural portuguesa – Bateria MAC-PT (Parte 1) e, 2) verificar o efeito das variáveis idade e escolaridade no desempenho de adultos saudáveis na Bateria MAC-PT (Parte 2). A Parte 1 envolveu seis etapas: 1) análise comparativa da Bateria MAC-BR com a sua versão original canadiana; 2) adaptação e desenvolvimento de novos estímulos por especialistas; 3) análise de juízes não especialistas; 4) análise de juízes especialistas; 5) estudo piloto 1 (n=10); e 6) estudo piloto 2 (n=30) e concordância entre avaliadores. A Parte 2 compôs-se de 90 indivíduos, divididos em nove grupos de acordo com a escolaridade (4 a 9; 10 a 13; mais de 13 anos) e com a idade (19 a 40; 41 a 64; e 65 a 80 anos). Para análise de comparação entre grupos, utilizou-se o teste two-way ANOVA, com post-hoc Bonferroni (p≤0.05). A Parte 1 permitiu uma adequada adaptação da Bateria MAC-BR à realidade sócio-cultural e linguística portuguesa. Na Parte 2 verificou-se que o desempenho dos indivíduos foi influenciado pela variável idade nas tarefas pragmático-inferencial, discursiva e prosódica. Já a escolaridade influenciou o desempenho em todos os processamentos avaliados pela MAC-PT. Este trabalho permitiu a adaptação de uma ferramenta clínica útil para a avaliação da comunicação relacionada aos quatro processamentos examidados pela MAC-PT. Além disso, evidenciou que as variáveis idade e escolaridade influenciaram o desempenho comunicativo e devem ser consideradas no processo de avaliação de pacientes neurológicos. |
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Adaptação da Bateria Montreal de Avaliação da Comunicação : versão brasileira MAC-BR para o português europeuAvaliação de linguagemComunicaçãoHemisfério direitoIdadeEscolaridadeLanguage evaluationCommunicationRight hemisphereAgeEducational statusDomínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da SaúdeIndivíduos com lesão de hemisfério direito (LHD) podem apresentar deficits comunicativos, associados principalmente aos processamentos léxico-semântico, prosódico, pragmático-inferencial e/ou discursivo. Verifica-se, entretanto, a existência de uma lacuna no que diz respeito a instrumentos de avaliação da comunicação que sejam devidamente adaptados e validados à realidade sócio-cultural-linguística portuguesa. Os objetivos do presente estudo foram: 1) realizar a adaptação neuropsicolinguística da Bateria Montreal de Avaliação da Comunicação - Bateria MAC-BR - à realidade sociocultural portuguesa – Bateria MAC-PT (Parte 1) e, 2) verificar o efeito das variáveis idade e escolaridade no desempenho de adultos saudáveis na Bateria MAC-PT (Parte 2). A Parte 1 envolveu seis etapas: 1) análise comparativa da Bateria MAC-BR com a sua versão original canadiana; 2) adaptação e desenvolvimento de novos estímulos por especialistas; 3) análise de juízes não especialistas; 4) análise de juízes especialistas; 5) estudo piloto 1 (n=10); e 6) estudo piloto 2 (n=30) e concordância entre avaliadores. A Parte 2 compôs-se de 90 indivíduos, divididos em nove grupos de acordo com a escolaridade (4 a 9; 10 a 13; mais de 13 anos) e com a idade (19 a 40; 41 a 64; e 65 a 80 anos). Para análise de comparação entre grupos, utilizou-se o teste two-way ANOVA, com post-hoc Bonferroni (p≤0.05). A Parte 1 permitiu uma adequada adaptação da Bateria MAC-BR à realidade sócio-cultural e linguística portuguesa. Na Parte 2 verificou-se que o desempenho dos indivíduos foi influenciado pela variável idade nas tarefas pragmático-inferencial, discursiva e prosódica. Já a escolaridade influenciou o desempenho em todos os processamentos avaliados pela MAC-PT. Este trabalho permitiu a adaptação de uma ferramenta clínica útil para a avaliação da comunicação relacionada aos quatro processamentos examidados pela MAC-PT. Além disso, evidenciou que as variáveis idade e escolaridade influenciaram o desempenho comunicativo e devem ser consideradas no processo de avaliação de pacientes neurológicos.Individuals with Right Hemisphere Lesion (RHL) can present communicative deficits, mainly related with lexical-semantic, prosodic pragmatic-inferential and/or discursive processing. In the meantime, there is an insufficiency regarding the assessment tools of communication that are properly validated and adapted, to the Portuguese socio-cultural-linguistics. The goals of this study were: 1) neuro-psycholinguistics adaptation of the Bateria Montreal de Avaliação de Comunicação - Bateria MAC-BR - to the Portuguese social cultural reality - Bateria MAC-PT (Part 1) and, 2) to determine the effect of the variables age and education in the performance of healthy adults in the Bateria MAC-PT (Part 2). Part 1 involved six steps: 1) comparative analyses in Bateria MAC-BR to its original Canadian version; 2) adaptation and development of new stimuli by specialists; 3) analysis by non-expert judges, 4) analysis by expert judges; 5) pilot Study 1 (n=10); e 6) pilot Study 2 (n=30) as well as inter-rater agreement. Study 2 was composed by 90 individuals, divided in nine groups according to education (4 to 9; 10 to 13; and over 13 years) and age (19 to 40; 41 to 64; and 65 to 80 years). For comparison analysis between groups it was used the two-way test ANOVA, with post hoc Bonferroni (p≤0.05). Part 1 allowed a proper adaptation of the Bateria MAC-BR to the social-cultural and linguistic Portuguese reality. In Part 2 it was found that the variable Age influenced subjects’ performance in pragmatic-inferential, discursive and prosodic tasks. As for the variable education it influenced the performance in all processes evaluated by Bateria MAC-PT. This work was able to adapt a clinical usefull tool for the assessment of the communication concerning the four processes examined by MAC-PT. Furthermore, the variables showed that age and education influenced the communicative performance and should be considered in the evaluation process of neurological patientsMineiro, AnaFonseca, Rochele PazVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaKerr, Mónica de Souza2013-06-26T14:17:29Z201220122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/11620porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-01T23:50:22Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/11620Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:09:31.384857Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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