Estudo sobre a validação do “Modelo de Comportamento Organizacional” de Meyer e Allen para o contexto português
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-10347 http://hdl.handle.net/10071/14336 |
Resumo: | Um dos modelos do comprometimento organizacional que tem revelado maior consistência nos diversos estudos em que foi utilizado, é o “Modelo das Três-Componentes” de Meyer e Allen (1991). Os autores (Meyer & Allen, 1997) propõem, também, três escalas que permitem a medição das componentes afectiva, calculativa e normativa do comprometimento organizacional. O presente trabalho tem como objectivo contribuir para o estudo da validação, no contexto português, do referido modelo e das três escalas a ele associadas. Os resultados obtidos permitiram identificar uma componente afectiva, calculativa e normativa do comprometimento organizacional, conforme o estabelecido pelos autores. No entanto, os resultados não permitiram a validação do modelo. Na realidade, foi encontrada uma estrutura de relações entre as três componentes que não está em linha com a do quadro teórico e empírico estabelecido. Por fim, os resultados permitiram validar as três escalas. Todavia houve a necessidade de considerar a eliminação de alguns dos itens originais. Foram discutidas as implicações destes resultados e sugeridos estudos futuros. |
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Um dos modelos do comprometimento organizacional que tem revelado maior consistência nos diversos estudos em que foi utilizado, é o “Modelo das Três-Componentes” de Meyer e Allen (1991). Os autores (Meyer & Allen, 1997) propõem, também, três escalas que permitem a medição das componentes afectiva, calculativa e normativa do comprometimento organizacional. O presente trabalho tem como objectivo contribuir para o estudo da validação, no contexto português, do referido modelo e das três escalas a ele associadas. Os resultados obtidos permitiram identificar uma componente afectiva, calculativa e normativa do comprometimento organizacional, conforme o estabelecido pelos autores. No entanto, os resultados não permitiram a validação do modelo. Na realidade, foi encontrada uma estrutura de relações entre as três componentes que não está em linha com a do quadro teórico e empírico estabelecido. Por fim, os resultados permitiram validar as três escalas. Todavia houve a necessidade de considerar a eliminação de alguns dos itens originais. Foram discutidas as implicações destes resultados e sugeridos estudos futuros. |
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