A Hepatite B: análise do grau do conhecimento dos estudantes de Medicina Dentária da FCS-UFP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Jacqueline Danitza Rivas Del Castillo
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/7180
Resumo: A hepatite é uma inflamação do fígado, de origem tóxica ou infeciosa (viral), sendo que existem muitas variedades de vírus: o vírus A, transmitido através dos alimentos e das bebidas, que provoca hepatite; o vírus B, transmitido principalmente através do sangue (transfusões), da saliva e do esperma, que causa mais complicações (há risco de aparecimento de uma forma grave de início, e da passagem a uma forma crónica); os vírus C, D e E, que são mais raros e menos conhecidos. O presente trabalho, que se caracteriza por ser misto, tem como objeto a Hepatite B, a mais perigosa das hepatites que é também uma das doenças mais frequentes do mundo (estima-se que existem mais de 257 milhões de portadores crónicos do vírus), e que ocasiona a necrose das células hepáticas, a falha da função hepática e, por fim, a morte. São dois os objetivos que procuramos alcançar com este trabalho: primeiro, com recurso a metodologias qualitativas, fazer a revisão da literatura mais atual, e segundo, recorrendo a metodologias quantitativas, determinar o grau de conhecimento dos estudantes do 2º e 5º ano do curso de medicina dentária da Universidade Fernando Pessoa sobre a Hepatite B, em especial sobre a imunização e infeção, o que fizemos através da aplicação de um inquérito por questionário a 92 estudantes (50 do sexo feminino e 42 do sexo masculino), de um total de 193 alunos inscritos. Os resultados apontam, em termos globais, para um conhecimento satisfatório do que é Hepatite B quanto a conceitos básicos e teóricos, imunizações, infeções e barreiras de proteção, ainda que, saliente-se, são melhores os resultados obtidos nos questionários aplicados aos estudantes do 5º ano letivo, por comparação com os resultados obtidos juntos dos estudantes do 2º ano letivo. No que se refere ao estado imunológico dos estudantes, só 39,13% tomaram as três doses da vacina da Hepatite B, o que significa que 60,87% estão em situação de estão mais vulneráveis/sensíveis a contrair a doença da Hepatite B, e destes cerca de 39% frequentam o 2º ano do curso, o que deve fazer suar os alarmes, uma vez que são necessárias três doses para induzir numa pessoa uma resposta adequada de anticorpos protetores. A situação imunológica está longe de ser adequada, mas no que se refere a infeções cruzadas os dados são animadores, uma vez que só 11% dos inqueridos responderam já se terem picado com agulhas já utilizadas. A carência de conhecimento sobre a Hepatite B manifestada pelos estudantes, especialmente do 2º ano letivo, pode acontecer devido à não abordagem com profundidade de temas sobre a Hepatite B nas diferentes disciplinas, à falta de campanhas promocionais educativas e informativas sobre este tipo de doença, à inércia intelectual por parte da comunidade estudantil, ou principalmente à falta de estudo. Como consequência direta, resulta o não cumprimento preventivo de biossegurança e o período de imunização, assim como o desconhecimento das complicações, diagnóstico, controlo, tratamento e gestão desta doença.
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O presente trabalho, que se caracteriza por ser misto, tem como objeto a Hepatite B, a mais perigosa das hepatites que é também uma das doenças mais frequentes do mundo (estima-se que existem mais de 257 milhões de portadores crónicos do vírus), e que ocasiona a necrose das células hepáticas, a falha da função hepática e, por fim, a morte. São dois os objetivos que procuramos alcançar com este trabalho: primeiro, com recurso a metodologias qualitativas, fazer a revisão da literatura mais atual, e segundo, recorrendo a metodologias quantitativas, determinar o grau de conhecimento dos estudantes do 2º e 5º ano do curso de medicina dentária da Universidade Fernando Pessoa sobre a Hepatite B, em especial sobre a imunização e infeção, o que fizemos através da aplicação de um inquérito por questionário a 92 estudantes (50 do sexo feminino e 42 do sexo masculino), de um total de 193 alunos inscritos. Os resultados apontam, em termos globais, para um conhecimento satisfatório do que é Hepatite B quanto a conceitos básicos e teóricos, imunizações, infeções e barreiras de proteção, ainda que, saliente-se, são melhores os resultados obtidos nos questionários aplicados aos estudantes do 5º ano letivo, por comparação com os resultados obtidos juntos dos estudantes do 2º ano letivo. No que se refere ao estado imunológico dos estudantes, só 39,13% tomaram as três doses da vacina da Hepatite B, o que significa que 60,87% estão em situação de estão mais vulneráveis/sensíveis a contrair a doença da Hepatite B, e destes cerca de 39% frequentam o 2º ano do curso, o que deve fazer suar os alarmes, uma vez que são necessárias três doses para induzir numa pessoa uma resposta adequada de anticorpos protetores. A situação imunológica está longe de ser adequada, mas no que se refere a infeções cruzadas os dados são animadores, uma vez que só 11% dos inqueridos responderam já se terem picado com agulhas já utilizadas. A carência de conhecimento sobre a Hepatite B manifestada pelos estudantes, especialmente do 2º ano letivo, pode acontecer devido à não abordagem com profundidade de temas sobre a Hepatite B nas diferentes disciplinas, à falta de campanhas promocionais educativas e informativas sobre este tipo de doença, à inércia intelectual por parte da comunidade estudantil, ou principalmente à falta de estudo. Como consequência direta, resulta o não cumprimento preventivo de biossegurança e o período de imunização, assim como o desconhecimento das complicações, diagnóstico, controlo, tratamento e gestão desta doença.Hepatitis is a liver inflammation, which derives from a toxic or viral infection. There are many types of virus: the A virus, transmitted through food and drink and causes infections; the B virus, transmitted mainly through blood (transfusions), saliva, sperm, and is the one that causes more complications (risk of a acute syndrome and chronicity); the C, D and E virus, which are rarer and less known. This descriptive and exploratory work has the B virus as a subject, being this one responsible for the most dangerous of the hepatitis, which is one of the most frequent diseases of the world (estimates state that more than 350 million chronic virus carriers exist), causing hepatic cell necrosis, hepatic failure and death. This essay aims at two objectives: first, in a qualitative approach, review the available literature, and second, in a quantitative approach, determine the knowledge level of the Dental Medicine 2nd and 5th year students that attend Fernando Pessoa University about Hepatitis B, especially regarding immunization and infection, which was done by means of a quiz to 92 students (50 females and 42 males), out of a total of 193 students currently enrolled. Results point out that globally the knowledge is satisfactory about what is Hepatitis B, whether on basic and theoretical knowledge such as immunization, infection, protection barriers, nevertheless the results improve amidst the 5th graders, when compared with the 2nd graders. When the immunization state of the students is analyzed, only 39,13% have had taken the three doses required by the immunization plan, which mean that 60,87% are more vulnerable to be infected with the disease, and 39% of these susceptible individuals are 2nd graders, which should be a alarm sign, because three doses are necessary to induce adequate amount of protecting antibodies in a person. The immunological status is far from being adequate, however regarding infections, the data is encouraging, as only 11% reported that have stung themselves with used needles. The lack of knowledge about hepatitis B reported by students, especially 2nd graders may result from the shallow approach of the disease on the different subjects, or from the lack of educational and informative campaigns about the disease, or mostly due to the lack of interest in pursuing information by the students, or even mainly to the lack of study. As a direct result, non-compliance with the preventive biosafety and immunization timings, and also the lack of knowledge about the diseases’ complications, diagnosis, control, treatment and management are matters to consider.Guimarães, DuartePina, CristinaRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaFernandes, Jacqueline Danitza Rivas Del Castillo2019-01-15T17:55:37Z2018-07-202018-07-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/7180TID:202683222pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-06T02:01:15Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/7180Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:44:03.737590Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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