Refletindo sobre a Prática Pedagógica e investigando as estratégias de resolução de problemas numéricos com crianças de 5 e 6 anos.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/4998 |
Resumo: | O presente relatório surge no âmbito da Prática de Ensino Supervisionado, do mestrado de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico realizado entre os anos letivos de 2017/2018 e 2018/2019. Aqui encontra-se o meu percurso, efetuado ao longo das práticas em contexto de creche, jardim de infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Em termos de organização, este relatório está dividido em duas partes. Na primeira parte encontra-se a dimensão reflexiva das Práticas de Ensino Supervisionado. Nesta estão presentes, de um modo reflexivo, as vivências efetuadas durante as práticas quer em Educação de Infância (creche e jardim de infância), quer em 1.º Ciclo do Ensino Básico. Na segunda parte apresenta-se o estudo investigativo de natureza qualitativa, efetuado com cinco crianças do contexto de jardim de infância. O seu objetivo passa pela compreensão do modo como crianças com cinco e seis anos resolvem problemas de matemática. Para a concretização desta investigação, foi utilizada a observação direta, o registo audiovisual e a entrevista. Em conclusão, foi possível compreender que, nestas idades, as crianças recorrem à contagem um a um, com os dedos das mãos ou através de materiais concretos ou cálculo mental para resolverem problemas matemáticos. A comunicação oral, associada ao registo gráfico, revelaram-se instrumentos privilegiados de comunicação de ideias e raciocínios. |
id |
RCAP_72669c0c7f48a9594b631a7849edb092 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/4998 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Refletindo sobre a Prática Pedagógica e investigando as estratégias de resolução de problemas numéricos com crianças de 5 e 6 anos.Educação Pré-escolarEnsino básico do 1º cicloMatemáticaCálculo mentalNúmeros racionaisEnsino da matemáticaDomínio/Área Científica::Ciências SociaisO presente relatório surge no âmbito da Prática de Ensino Supervisionado, do mestrado de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico realizado entre os anos letivos de 2017/2018 e 2018/2019. Aqui encontra-se o meu percurso, efetuado ao longo das práticas em contexto de creche, jardim de infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Em termos de organização, este relatório está dividido em duas partes. Na primeira parte encontra-se a dimensão reflexiva das Práticas de Ensino Supervisionado. Nesta estão presentes, de um modo reflexivo, as vivências efetuadas durante as práticas quer em Educação de Infância (creche e jardim de infância), quer em 1.º Ciclo do Ensino Básico. Na segunda parte apresenta-se o estudo investigativo de natureza qualitativa, efetuado com cinco crianças do contexto de jardim de infância. O seu objetivo passa pela compreensão do modo como crianças com cinco e seis anos resolvem problemas de matemática. Para a concretização desta investigação, foi utilizada a observação direta, o registo audiovisual e a entrevista. Em conclusão, foi possível compreender que, nestas idades, as crianças recorrem à contagem um a um, com os dedos das mãos ou através de materiais concretos ou cálculo mental para resolverem problemas matemáticos. A comunicação oral, associada ao registo gráfico, revelaram-se instrumentos privilegiados de comunicação de ideias e raciocínios.Rodrigues, Marina Vitória Valdez FariaIC-OnlineFerreira, Patrícia Alexandra Clemente2020-07-07T13:44:02Z2020-06-122020-06-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/4998TID:202497526porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:50:25Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/4998Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:48:42.126306Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Refletindo sobre a Prática Pedagógica e investigando as estratégias de resolução de problemas numéricos com crianças de 5 e 6 anos. |
title |
Refletindo sobre a Prática Pedagógica e investigando as estratégias de resolução de problemas numéricos com crianças de 5 e 6 anos. |
spellingShingle |
Refletindo sobre a Prática Pedagógica e investigando as estratégias de resolução de problemas numéricos com crianças de 5 e 6 anos. Ferreira, Patrícia Alexandra Clemente Educação Pré-escolar Ensino básico do 1º ciclo Matemática Cálculo mental Números racionais Ensino da matemática Domínio/Área Científica::Ciências Sociais |
title_short |
Refletindo sobre a Prática Pedagógica e investigando as estratégias de resolução de problemas numéricos com crianças de 5 e 6 anos. |
title_full |
Refletindo sobre a Prática Pedagógica e investigando as estratégias de resolução de problemas numéricos com crianças de 5 e 6 anos. |
title_fullStr |
Refletindo sobre a Prática Pedagógica e investigando as estratégias de resolução de problemas numéricos com crianças de 5 e 6 anos. |
title_full_unstemmed |
Refletindo sobre a Prática Pedagógica e investigando as estratégias de resolução de problemas numéricos com crianças de 5 e 6 anos. |
title_sort |
Refletindo sobre a Prática Pedagógica e investigando as estratégias de resolução de problemas numéricos com crianças de 5 e 6 anos. |
author |
Ferreira, Patrícia Alexandra Clemente |
author_facet |
Ferreira, Patrícia Alexandra Clemente |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rodrigues, Marina Vitória Valdez Faria IC-Online |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Patrícia Alexandra Clemente |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Pré-escolar Ensino básico do 1º ciclo Matemática Cálculo mental Números racionais Ensino da matemática Domínio/Área Científica::Ciências Sociais |
topic |
Educação Pré-escolar Ensino básico do 1º ciclo Matemática Cálculo mental Números racionais Ensino da matemática Domínio/Área Científica::Ciências Sociais |
description |
O presente relatório surge no âmbito da Prática de Ensino Supervisionado, do mestrado de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico realizado entre os anos letivos de 2017/2018 e 2018/2019. Aqui encontra-se o meu percurso, efetuado ao longo das práticas em contexto de creche, jardim de infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Em termos de organização, este relatório está dividido em duas partes. Na primeira parte encontra-se a dimensão reflexiva das Práticas de Ensino Supervisionado. Nesta estão presentes, de um modo reflexivo, as vivências efetuadas durante as práticas quer em Educação de Infância (creche e jardim de infância), quer em 1.º Ciclo do Ensino Básico. Na segunda parte apresenta-se o estudo investigativo de natureza qualitativa, efetuado com cinco crianças do contexto de jardim de infância. O seu objetivo passa pela compreensão do modo como crianças com cinco e seis anos resolvem problemas de matemática. Para a concretização desta investigação, foi utilizada a observação direta, o registo audiovisual e a entrevista. Em conclusão, foi possível compreender que, nestas idades, as crianças recorrem à contagem um a um, com os dedos das mãos ou através de materiais concretos ou cálculo mental para resolverem problemas matemáticos. A comunicação oral, associada ao registo gráfico, revelaram-se instrumentos privilegiados de comunicação de ideias e raciocínios. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-07T13:44:02Z 2020-06-12 2020-06-12T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.8/4998 TID:202497526 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.8/4998 |
identifier_str_mv |
TID:202497526 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136980693417984 |