Refletindo sobre a Prática Pedagógica e investigando as estratégias de resolução de problemas numéricos com crianças de 5 e 6 anos.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Patrícia Alexandra Clemente
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/4998
Resumo: O presente relatório surge no âmbito da Prática de Ensino Supervisionado, do mestrado de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico realizado entre os anos letivos de 2017/2018 e 2018/2019. Aqui encontra-se o meu percurso, efetuado ao longo das práticas em contexto de creche, jardim de infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Em termos de organização, este relatório está dividido em duas partes. Na primeira parte encontra-se a dimensão reflexiva das Práticas de Ensino Supervisionado. Nesta estão presentes, de um modo reflexivo, as vivências efetuadas durante as práticas quer em Educação de Infância (creche e jardim de infância), quer em 1.º Ciclo do Ensino Básico. Na segunda parte apresenta-se o estudo investigativo de natureza qualitativa, efetuado com cinco crianças do contexto de jardim de infância. O seu objetivo passa pela compreensão do modo como crianças com cinco e seis anos resolvem problemas de matemática. Para a concretização desta investigação, foi utilizada a observação direta, o registo audiovisual e a entrevista. Em conclusão, foi possível compreender que, nestas idades, as crianças recorrem à contagem um a um, com os dedos das mãos ou através de materiais concretos ou cálculo mental para resolverem problemas matemáticos. A comunicação oral, associada ao registo gráfico, revelaram-se instrumentos privilegiados de comunicação de ideias e raciocínios.
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