A perceção dos colaboradores face ao teletrabalho e a sua relação com a sua satisfação profissional : estudo aplicado à Mota-Engil Global Serviços Partilhados Administrativos e Técnicos, S.A.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Maria Teresa Gonçalves
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/14213
Resumo: As diversas mudanças que ocorrem no dia a dia nas organizações podem ser muitas vezes desafiantes, incentivando os colaboradores a melhorarem o seu desempenho nas suas tarefas e a conseguirem envolverem-se na vida da própria empresa. A recente pandemia do Covid-19 foi fonte de intensa transformação ao nível do trabalho. A nova realidade do teletrabalho impacta no desempenho das organizações e na satisfação dos trabalhadores. O presente estudo procura entender a dinâmica e a perceção dos colaboradores perante o processo do teletrabalho e o impacto que o mesmo teve na organização, investigando assim os fundamentos quanto à prática e o envolvimento dos trabalhadores face ao teletrabalho. O estudo tem uma natureza de estudo de caso e procura avaliar o impacto do teletrabalho na vida profissional e pessoal dos colaboradores, estudando a influência que o teletrabalho teve na satisfação no trabalho e no desempenho profissional dos mesmos. Os resultados do estudo permitiram concluir que a maior parte dos colaboradores da amostra percecionou o teletrabalho como tendo afetado muito ou totalmente os diversos domínios da sua vida, com especial destaque para o domínio pessoal e social. A maior parte dos inquiridos demonstram que estão felizes com o teletrabalho. É possível verificar que esse aspeto está ligado com itens como a flexibilidade de horários, autonomia e a vida com a família. Os resultados demonstram que os inquiridos têm melhor qualidade de vida, maior tranquilidade e bem-estar. Das práticas de teletrabalho na Mota-Engil Global Serviços Partilhados Administrativos e Técnicos, S.A resulta uma melhoria na satisfação profissional, o aumento da produtividade e a motivação. A nível pessoal, as principais fragilidades associadas foram o isolamento social e a distração com atividades domésticas. A nível profissional, as principais fragilidades estão indexadas à progressão na carreira, a remuneração insuficiente e a diminuição do contacto com chefia e colegas. Palavras-chave: Teletrabalho, Covid-19, Organização, Satisfação no Trabalho, Desempenho Profissional
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O presente estudo procura entender a dinâmica e a perceção dos colaboradores perante o processo do teletrabalho e o impacto que o mesmo teve na organização, investigando assim os fundamentos quanto à prática e o envolvimento dos trabalhadores face ao teletrabalho. O estudo tem uma natureza de estudo de caso e procura avaliar o impacto do teletrabalho na vida profissional e pessoal dos colaboradores, estudando a influência que o teletrabalho teve na satisfação no trabalho e no desempenho profissional dos mesmos. Os resultados do estudo permitiram concluir que a maior parte dos colaboradores da amostra percecionou o teletrabalho como tendo afetado muito ou totalmente os diversos domínios da sua vida, com especial destaque para o domínio pessoal e social. A maior parte dos inquiridos demonstram que estão felizes com o teletrabalho. É possível verificar que esse aspeto está ligado com itens como a flexibilidade de horários, autonomia e a vida com a família. Os resultados demonstram que os inquiridos têm melhor qualidade de vida, maior tranquilidade e bem-estar. Das práticas de teletrabalho na Mota-Engil Global Serviços Partilhados Administrativos e Técnicos, S.A resulta uma melhoria na satisfação profissional, o aumento da produtividade e a motivação. A nível pessoal, as principais fragilidades associadas foram o isolamento social e a distração com atividades domésticas. A nível profissional, as principais fragilidades estão indexadas à progressão na carreira, a remuneração insuficiente e a diminuição do contacto com chefia e colegas. Palavras-chave: Teletrabalho, Covid-19, Organização, Satisfação no Trabalho, Desempenho ProfissionalThe many changes that occur on a day-to-day basis in organisations can often be challenging, encouraging employees to improve their performance in their tasks and to get involved in the life of the company itself. The recent Covid-19 pandemic was the source of intense transformation at work. The new reality of telework impacts on the performance of organisations and on workers' satisfaction. This study seeks to understand the dynamics and the perception of employees in the face of the teleworking process and the impact that it had on the organization, thus investigating the fundamentals regarding the practice and the involvement of workers in the face of teleworking. The study has a case study nature and seeks to assess the impact of teleworking on the professional and personal life of employees, studying the influence that teleworking had on job satisfaction and job performance of employees. The results of the study allowed us to conclude that most of the employees in the sample perceived teleworking as having affected very or totally the various areas of their lives, with special emphasis on the personal and social area. Most of the respondents show that they are happy with teleworking. It is possible to verify that this aspect is linked to items such as flexibility of schedules, autonomy and life with the family. The results show that respondents have better quality of life, greater peace of mind and well-being. Teleworking practices at Mota-Engil Global Serviços Partilhados Administrativos e Técnicos, S.A. result in improved job satisfaction, increased productivity and motivation. On a personal level, the main weaknesses associated were social isolation and distraction with domestic activities. On a professional level, the main weaknesses are linked to career progression, insufficient remuneration and reduced contact with supervisors and colleagues. Key words: Telework, Covid-19, Organization, Job Satisfaction, Professional Performance2023-10-25T16:08:53Z2022-01-01T00:00:00Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/14213TID:203371291porCosta, Maria Teresa Gonçalvesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-27T01:32:12Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/14213Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:39:46.173991Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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