O impacto dos recursos didácticos digitais na produção de conhecimento em Educação/Formação de Jovens.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia, Luis Manuel Mendes
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/527
Resumo: A mediatização das TIC na vivência do nosso quotidiano, leva a que estas também funcionem enquanto influência, nomeadamente ao nível da aprendizagem. Neste sentido, importa efectuar uma reflexão acerca da utilização que está a ser dada às TIC, mais concretamente à WWW, em termos pedagógicos. A revisão da literatura permitiu verificar que foram já desenvolvidos alguns estudos, quer a nível nacional, quer a nível internacional, para a implementação das TIC e da WWW nas escolas, bem como acerca da pertinência pedagógica da sua operacionalização em ambiente de formação. Do mesmo modo, pudemos constatar da existência de alguns constrangimentos, sentidos pelos intervenientes no processo de ensino/aprendizagem, perante estas novas tecnologias. Com base neste enquadramento teórico, consideramos importante conhecer que utilização é dada ao computador pelos formandos, assim como da relação que possa advir da integração da WWW em ambiente de formação, no que ao plágio concerne. Para tal, foi realizada uma investigação com base num questionário (Anexo 1) destinado aos formandos, e em duas grelhas de observação (Anexos 2 e 3), cuja análise dos dados procurou dar resposta às questões de investigação formuladas. Desta análise sobressai que os formandos utilizam o computador com fins lúdicos, mas também para a realização dos seus trabalhos escolares. Os resultados revelam ainda que embora os formandos recorram ao plágio para a realização dos referidos trabalhos, tal se deve, não a uma vontade consciente, mas sim, a um desconhecimento das formas que lhes possibilitarão evitar fazer um “copy/paste”. The integration of the ICT in all the aspects of our daily lives implies that these will have influence at an educational level. Therefore, it is essential to reflect on the use that is being given to the ICT, more specifically to the WWW, in pedagogical terms. The literature review showed that some studies have already been developed, either nationally or internationally, for the implementation of the ICT and the WWW in schools as well as for their educational relevance. In the same way, we were able to verify the existence of some constraints, felt by the actors of the teaching-learning process, as far as these new technologies are concerned. Based on this theoretical framework, we find it relevant to study the use given to the computer by the trainees. We also intend to study the relationship that might result from the integration of the ICT in the training environment, as far as plagiarism is concerned. In order to do so, we conducted a research based on a questionnaire (Attachment 1) to be answered by the trainees and on two scales of observation (Attachments 2 and 3) whose data analysis sought to answer the research questions that had been made. This analysis led us to the conclusion that the trainees use the computer not only for entertainment purposes but also for the completion of their assignments. The results also showed that the trainees plagiarise not due to a conscious will, but to a complete unawareness of how to avoid doing a “copy/paste”.
id RCAP_7279130b161d9d3240ee16fcc03aba70
oai_identifier_str oai:repositorio.upt.pt:11328/527
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O impacto dos recursos didácticos digitais na produção de conhecimento em Educação/Formação de Jovens.Copy/pastTIC'sComputadorTMIA mediatização das TIC na vivência do nosso quotidiano, leva a que estas também funcionem enquanto influência, nomeadamente ao nível da aprendizagem. Neste sentido, importa efectuar uma reflexão acerca da utilização que está a ser dada às TIC, mais concretamente à WWW, em termos pedagógicos. A revisão da literatura permitiu verificar que foram já desenvolvidos alguns estudos, quer a nível nacional, quer a nível internacional, para a implementação das TIC e da WWW nas escolas, bem como acerca da pertinência pedagógica da sua operacionalização em ambiente de formação. Do mesmo modo, pudemos constatar da existência de alguns constrangimentos, sentidos pelos intervenientes no processo de ensino/aprendizagem, perante estas novas tecnologias. Com base neste enquadramento teórico, consideramos importante conhecer que utilização é dada ao computador pelos formandos, assim como da relação que possa advir da integração da WWW em ambiente de formação, no que ao plágio concerne. Para tal, foi realizada uma investigação com base num questionário (Anexo 1) destinado aos formandos, e em duas grelhas de observação (Anexos 2 e 3), cuja análise dos dados procurou dar resposta às questões de investigação formuladas. Desta análise sobressai que os formandos utilizam o computador com fins lúdicos, mas também para a realização dos seus trabalhos escolares. Os resultados revelam ainda que embora os formandos recorram ao plágio para a realização dos referidos trabalhos, tal se deve, não a uma vontade consciente, mas sim, a um desconhecimento das formas que lhes possibilitarão evitar fazer um “copy/paste”. The integration of the ICT in all the aspects of our daily lives implies that these will have influence at an educational level. Therefore, it is essential to reflect on the use that is being given to the ICT, more specifically to the WWW, in pedagogical terms. The literature review showed that some studies have already been developed, either nationally or internationally, for the implementation of the ICT and the WWW in schools as well as for their educational relevance. In the same way, we were able to verify the existence of some constraints, felt by the actors of the teaching-learning process, as far as these new technologies are concerned. Based on this theoretical framework, we find it relevant to study the use given to the computer by the trainees. We also intend to study the relationship that might result from the integration of the ICT in the training environment, as far as plagiarism is concerned. In order to do so, we conducted a research based on a questionnaire (Attachment 1) to be answered by the trainees and on two scales of observation (Attachments 2 and 3) whose data analysis sought to answer the research questions that had been made. This analysis led us to the conclusion that the trainees use the computer not only for entertainment purposes but also for the completion of their assignments. The results also showed that the trainees plagiarise not due to a conscious will, but to a complete unawareness of how to avoid doing a “copy/paste”.Orientação: Prof.ª Doutora Maria João Ferreira.2013-08-16T12:28:48Z2013-08-162009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/527http://hdl.handle.net/11328/527porGarcia, L.M.M.(2009). O impacto dos recursos didácticos digitais na produção de conhecimento em Educação/Formação de Jovens.Cota: TMI 23Garcia, Luis Manuel Mendesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T02:06:27Zoai:repositorio.upt.pt:11328/527Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:39:35.761144Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O impacto dos recursos didácticos digitais na produção de conhecimento em Educação/Formação de Jovens.
title O impacto dos recursos didácticos digitais na produção de conhecimento em Educação/Formação de Jovens.
spellingShingle O impacto dos recursos didácticos digitais na produção de conhecimento em Educação/Formação de Jovens.
Garcia, Luis Manuel Mendes
Copy/past
TIC's
Computador
TMI
title_short O impacto dos recursos didácticos digitais na produção de conhecimento em Educação/Formação de Jovens.
title_full O impacto dos recursos didácticos digitais na produção de conhecimento em Educação/Formação de Jovens.
title_fullStr O impacto dos recursos didácticos digitais na produção de conhecimento em Educação/Formação de Jovens.
title_full_unstemmed O impacto dos recursos didácticos digitais na produção de conhecimento em Educação/Formação de Jovens.
title_sort O impacto dos recursos didácticos digitais na produção de conhecimento em Educação/Formação de Jovens.
author Garcia, Luis Manuel Mendes
author_facet Garcia, Luis Manuel Mendes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Garcia, Luis Manuel Mendes
dc.subject.por.fl_str_mv Copy/past
TIC's
Computador
TMI
topic Copy/past
TIC's
Computador
TMI
description A mediatização das TIC na vivência do nosso quotidiano, leva a que estas também funcionem enquanto influência, nomeadamente ao nível da aprendizagem. Neste sentido, importa efectuar uma reflexão acerca da utilização que está a ser dada às TIC, mais concretamente à WWW, em termos pedagógicos. A revisão da literatura permitiu verificar que foram já desenvolvidos alguns estudos, quer a nível nacional, quer a nível internacional, para a implementação das TIC e da WWW nas escolas, bem como acerca da pertinência pedagógica da sua operacionalização em ambiente de formação. Do mesmo modo, pudemos constatar da existência de alguns constrangimentos, sentidos pelos intervenientes no processo de ensino/aprendizagem, perante estas novas tecnologias. Com base neste enquadramento teórico, consideramos importante conhecer que utilização é dada ao computador pelos formandos, assim como da relação que possa advir da integração da WWW em ambiente de formação, no que ao plágio concerne. Para tal, foi realizada uma investigação com base num questionário (Anexo 1) destinado aos formandos, e em duas grelhas de observação (Anexos 2 e 3), cuja análise dos dados procurou dar resposta às questões de investigação formuladas. Desta análise sobressai que os formandos utilizam o computador com fins lúdicos, mas também para a realização dos seus trabalhos escolares. Os resultados revelam ainda que embora os formandos recorram ao plágio para a realização dos referidos trabalhos, tal se deve, não a uma vontade consciente, mas sim, a um desconhecimento das formas que lhes possibilitarão evitar fazer um “copy/paste”. The integration of the ICT in all the aspects of our daily lives implies that these will have influence at an educational level. Therefore, it is essential to reflect on the use that is being given to the ICT, more specifically to the WWW, in pedagogical terms. The literature review showed that some studies have already been developed, either nationally or internationally, for the implementation of the ICT and the WWW in schools as well as for their educational relevance. In the same way, we were able to verify the existence of some constraints, felt by the actors of the teaching-learning process, as far as these new technologies are concerned. Based on this theoretical framework, we find it relevant to study the use given to the computer by the trainees. We also intend to study the relationship that might result from the integration of the ICT in the training environment, as far as plagiarism is concerned. In order to do so, we conducted a research based on a questionnaire (Attachment 1) to be answered by the trainees and on two scales of observation (Attachments 2 and 3) whose data analysis sought to answer the research questions that had been made. This analysis led us to the conclusion that the trainees use the computer not only for entertainment purposes but also for the completion of their assignments. The results also showed that the trainees plagiarise not due to a conscious will, but to a complete unawareness of how to avoid doing a “copy/paste”.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-01T00:00:00Z
2013-08-16T12:28:48Z
2013-08-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11328/527
http://hdl.handle.net/11328/527
url http://hdl.handle.net/11328/527
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Garcia, L.M.M.(2009). O impacto dos recursos didácticos digitais na produção de conhecimento em Educação/Formação de Jovens.
Cota: TMI 23
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134955717001216