Comunicação comercial : influência no aconselhamento na Farmácia Comunitária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Diogo Ferreira de Sousa e
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/5993
Resumo: A comunicação é uma ferramenta em constante evolução. A comunicação comercial no ramo farmacêutico tem sofrido profundas alterações quer pela situação da atual crise, quer por alterações legislativas, quer por alterações das estratégicas das próprias organizações. O objetivo deste trabalho é abordar a comunicação comercial da indústria farmacêutica quer no geral quer no espaço da farmácia e a comunicação do farmacêutico com os utentes. Procedeu-se também a um estudo exploratório sobre a forma de questionário para percecionar a influência da comunicação dos laboratórios no aconselhamento dos profissionais da farmácia em quatro áreas: Genéricos, Medicamentos não sujeitos a receita médica, dermocosmética e Suplementos Alimentares. Os resultados indicam que existe influência da comunicação comercial dos laboratórios da indústria farmacêutica no aconselhamento de Farmacêuticos e técnicos de farmácia na área estudada – Grande Lisboa.
id RCAP_7284d19ace4abdb48e72ad751b70ddd0
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/5993
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Comunicação comercial : influência no aconselhamento na Farmácia ComunitáriaMESTRADO INTEGRADO EM CIÊNCIAS FARMACÊUTICASACONSELHAMENTOFARMÁCIASPRÁTICAS FARMACÊUTICASCOMUNICAÇÃO EM SAÚDECIÊNCIAS FARMACÊUTICASCOUNSELLINGPHARMACIESPHARMACEUTICAL PRACTISESHEALTH COMMUNICATIONPHARMACEUTICAL SCIENCESA comunicação é uma ferramenta em constante evolução. A comunicação comercial no ramo farmacêutico tem sofrido profundas alterações quer pela situação da atual crise, quer por alterações legislativas, quer por alterações das estratégicas das próprias organizações. O objetivo deste trabalho é abordar a comunicação comercial da indústria farmacêutica quer no geral quer no espaço da farmácia e a comunicação do farmacêutico com os utentes. Procedeu-se também a um estudo exploratório sobre a forma de questionário para percecionar a influência da comunicação dos laboratórios no aconselhamento dos profissionais da farmácia em quatro áreas: Genéricos, Medicamentos não sujeitos a receita médica, dermocosmética e Suplementos Alimentares. Os resultados indicam que existe influência da comunicação comercial dos laboratórios da indústria farmacêutica no aconselhamento de Farmacêuticos e técnicos de farmácia na área estudada – Grande Lisboa.Communication is a tool in constant evolution. Commercial communications in the pharmaceutical industry has suffered deep changes either by the current crisis situation, either by legislative changes or by changes in strategic organizations themselves. The objective of this work is the pharmaceutical industry commercial communication in general, in the space of the pharmacy and the communication of the pharmacist with the patients. It was also realized a exploratory study on the form of questionnaire to saw the influence of the laboratories communication in the advising pharmacy professionals in four areas: Generic, Medicines non prescription, dermocosmetics and Supplements. The results indicate that there is influence of commercial communication laboratories of the pharmaceutical industry in the advising pharmacists and pharmacy technicians in the study area - Lisbon.2015-02-09T15:40:24Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/5993TID:201419432porSilva, Diogo Ferreira de Sousa einfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:05:49Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/5993Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:13:30.835766Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Comunicação comercial : influência no aconselhamento na Farmácia Comunitária
title Comunicação comercial : influência no aconselhamento na Farmácia Comunitária
spellingShingle Comunicação comercial : influência no aconselhamento na Farmácia Comunitária
Silva, Diogo Ferreira de Sousa e
MESTRADO INTEGRADO EM CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS
ACONSELHAMENTO
FARMÁCIAS
PRÁTICAS FARMACÊUTICAS
COMUNICAÇÃO EM SAÚDE
CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS
COUNSELLING
PHARMACIES
PHARMACEUTICAL PRACTISES
HEALTH COMMUNICATION
PHARMACEUTICAL SCIENCES
title_short Comunicação comercial : influência no aconselhamento na Farmácia Comunitária
title_full Comunicação comercial : influência no aconselhamento na Farmácia Comunitária
title_fullStr Comunicação comercial : influência no aconselhamento na Farmácia Comunitária
title_full_unstemmed Comunicação comercial : influência no aconselhamento na Farmácia Comunitária
title_sort Comunicação comercial : influência no aconselhamento na Farmácia Comunitária
author Silva, Diogo Ferreira de Sousa e
author_facet Silva, Diogo Ferreira de Sousa e
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Diogo Ferreira de Sousa e
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO INTEGRADO EM CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS
ACONSELHAMENTO
FARMÁCIAS
PRÁTICAS FARMACÊUTICAS
COMUNICAÇÃO EM SAÚDE
CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS
COUNSELLING
PHARMACIES
PHARMACEUTICAL PRACTISES
HEALTH COMMUNICATION
PHARMACEUTICAL SCIENCES
topic MESTRADO INTEGRADO EM CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS
ACONSELHAMENTO
FARMÁCIAS
PRÁTICAS FARMACÊUTICAS
COMUNICAÇÃO EM SAÚDE
CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS
COUNSELLING
PHARMACIES
PHARMACEUTICAL PRACTISES
HEALTH COMMUNICATION
PHARMACEUTICAL SCIENCES
description A comunicação é uma ferramenta em constante evolução. A comunicação comercial no ramo farmacêutico tem sofrido profundas alterações quer pela situação da atual crise, quer por alterações legislativas, quer por alterações das estratégicas das próprias organizações. O objetivo deste trabalho é abordar a comunicação comercial da indústria farmacêutica quer no geral quer no espaço da farmácia e a comunicação do farmacêutico com os utentes. Procedeu-se também a um estudo exploratório sobre a forma de questionário para percecionar a influência da comunicação dos laboratórios no aconselhamento dos profissionais da farmácia em quatro áreas: Genéricos, Medicamentos não sujeitos a receita médica, dermocosmética e Suplementos Alimentares. Os resultados indicam que existe influência da comunicação comercial dos laboratórios da indústria farmacêutica no aconselhamento de Farmacêuticos e técnicos de farmácia na área estudada – Grande Lisboa.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
2014
2015-02-09T15:40:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/5993
TID:201419432
url http://hdl.handle.net/10437/5993
identifier_str_mv TID:201419432
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131232295976960