Políticas públicas de educação em contextos em desenvolvimento percebidas na complexidade do glocal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Carolina
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Alves, José Matias, Carvalho, Paulo de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/25416
Resumo: O artigo pretende analisar políticas públicas de ensino em Angola, concretizadas em práticas de cooperação para o desenvolvimento pós-2015, nomeadamente as parcerias sociais estabelecidas entre o Estado angolano e organizações do segundo e terceiro sectores no âmbito da alfabetização de adultos em contexto profissional.São abordadas algumas conclusões de um estudo realizado a propósito de um doutoramento em Ciências de Educação, que, à luz de uma Epistemologia Situada de Cooperação para o Desenvolvimento, entende que as políticas se manifestam a diferentes níveis, tais como: o megassítio, o macrossítio e o mesossítio. Conclui-se que tais parcerias sociais fazem sentido e tornam-se mais consistentes quando percebidas no âmbito de uma cooperação dialógica, onde as partes envolvidas apresentam determinadas disposições quando os parceiros estão devidamente enquadrados numa rede local de parcerias e cujos resultados vão sendo evidenciados através de uma dinâmica circular glocal.
id RCAP_72893c867b6eae926e29bd013cc75c76
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/25416
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Políticas públicas de educação em contextos em desenvolvimento percebidas na complexidade do glocalPublic policies of education in developing contexts perceived in the complexity of the glocalPolíticas públicas de educaçãoParcerias sociaisEpistemologia situada de cooperação para o desenvolvimentoCooperação dialógicaO artigo pretende analisar políticas públicas de ensino em Angola, concretizadas em práticas de cooperação para o desenvolvimento pós-2015, nomeadamente as parcerias sociais estabelecidas entre o Estado angolano e organizações do segundo e terceiro sectores no âmbito da alfabetização de adultos em contexto profissional.São abordadas algumas conclusões de um estudo realizado a propósito de um doutoramento em Ciências de Educação, que, à luz de uma Epistemologia Situada de Cooperação para o Desenvolvimento, entende que as políticas se manifestam a diferentes níveis, tais como: o megassítio, o macrossítio e o mesossítio. Conclui-se que tais parcerias sociais fazem sentido e tornam-se mais consistentes quando percebidas no âmbito de uma cooperação dialógica, onde as partes envolvidas apresentam determinadas disposições quando os parceiros estão devidamente enquadrados numa rede local de parcerias e cujos resultados vão sendo evidenciados através de uma dinâmica circular glocal.This article wishes to assess public policies of education in Angola, carried out in cooperation procedures for post 2015 development, namely, social partnerships established between the Angolan Government and organizations of the second and third sectorsin the area of adult literacy in a professional environment.References are made to some conclusions of a study carried out within a PhD in Educational Sciences, which according to the theory of a Situated Epistemology of Development Cooperation understands that policies are presented at different levels, such as mega site, macro site and meso site.It is concluded that such social partnerships make sense and become more consistent when perceived in the context of dialogic cooperation, where the parties involved present certain provisions that partners tend to present when properly justified in a local network of partnerships.Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaMendes, CarolinaAlves, José MatiasCarvalho, Paulo de2018-08-01T15:17:20Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/25416por1645-400610.34632/investigacaoeducacional.2018.34422186-4614info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-01T23:52:25Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/25416Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:20:15.012175Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Políticas públicas de educação em contextos em desenvolvimento percebidas na complexidade do glocal
Public policies of education in developing contexts perceived in the complexity of the glocal
title Políticas públicas de educação em contextos em desenvolvimento percebidas na complexidade do glocal
spellingShingle Políticas públicas de educação em contextos em desenvolvimento percebidas na complexidade do glocal
Mendes, Carolina
Políticas públicas de educação
Parcerias sociais
Epistemologia situada de cooperação para o desenvolvimento
Cooperação dialógica
title_short Políticas públicas de educação em contextos em desenvolvimento percebidas na complexidade do glocal
title_full Políticas públicas de educação em contextos em desenvolvimento percebidas na complexidade do glocal
title_fullStr Políticas públicas de educação em contextos em desenvolvimento percebidas na complexidade do glocal
title_full_unstemmed Políticas públicas de educação em contextos em desenvolvimento percebidas na complexidade do glocal
title_sort Políticas públicas de educação em contextos em desenvolvimento percebidas na complexidade do glocal
author Mendes, Carolina
author_facet Mendes, Carolina
Alves, José Matias
Carvalho, Paulo de
author_role author
author2 Alves, José Matias
Carvalho, Paulo de
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Carolina
Alves, José Matias
Carvalho, Paulo de
dc.subject.por.fl_str_mv Políticas públicas de educação
Parcerias sociais
Epistemologia situada de cooperação para o desenvolvimento
Cooperação dialógica
topic Políticas públicas de educação
Parcerias sociais
Epistemologia situada de cooperação para o desenvolvimento
Cooperação dialógica
description O artigo pretende analisar políticas públicas de ensino em Angola, concretizadas em práticas de cooperação para o desenvolvimento pós-2015, nomeadamente as parcerias sociais estabelecidas entre o Estado angolano e organizações do segundo e terceiro sectores no âmbito da alfabetização de adultos em contexto profissional.São abordadas algumas conclusões de um estudo realizado a propósito de um doutoramento em Ciências de Educação, que, à luz de uma Epistemologia Situada de Cooperação para o Desenvolvimento, entende que as políticas se manifestam a diferentes níveis, tais como: o megassítio, o macrossítio e o mesossítio. Conclui-se que tais parcerias sociais fazem sentido e tornam-se mais consistentes quando percebidas no âmbito de uma cooperação dialógica, onde as partes envolvidas apresentam determinadas disposições quando os parceiros estão devidamente enquadrados numa rede local de parcerias e cujos resultados vão sendo evidenciados através de uma dinâmica circular glocal.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-01T15:17:20Z
2018
2018-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/25416
url http://hdl.handle.net/10400.14/25416
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1645-4006
10.34632/investigacaoeducacional.2018.3442
2186-4614
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131899817361408