Diálogos formativos entre pedagogia da cooperação e desenvolvimento profissional docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Cláudia Almada
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: da Fontoura, Helena Amaral
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/862
Resumo: A Pedagogia da Cooperação é um conjunto de princípios, processos, procedimentos e práticas, que podem orientar o profissional de educação que pretenda trabalhar na linha da aprendizagem cooperativa, pois trabalha com metodologias que motivam e desenvolvem a integração e cooperação. A presente pesquisa é parte integrante de uma dissertação de Mestrado em Educação em uma instituição pública no estado do Rio de Janeiro que objetivou investigar as possibilidades da aplicação da Pedagogia da Cooperação na prática docente, analisar esta pedagogia como instrumento de fortalecimento da capacidade argumentativa e discutir uma sequência de processos para um aprendizado mais dinâmico e cooperativo em sala de aula. A metodologia foi realizada através de pesquisa exploratória numa abordagem qualitativa buscando estabelecer um diálogo junto aos professores participantes da Residência Pedagógica na instituição. Focamos na possibilidade do uso dos Jogos Cooperativos, do Diálogo, e da Comunicação não-violenta (CNV) que são processos da Pedagogia da Cooperação que podem ser aplicados pelos educadores para desenvolver a criatividade e a cooperação entre os educandos, visando às metas coletivas e não apenas individuais. A pesquisa tem como referencial teórico as contribuições de Brotto com o conceito de Pedagogia da Cooperação; Vigotski com os conceitos de vivência e Zona de Desenvolvimento Iminente, e García sobre Desenvolvimento Profissional Docente. Buscamos contribuir para ampliar as concepções de ensino referenciadas em práticas docentes cooperativas e participativas.
id UESB-7_a458869836f1637b9e94f1e779b8e5a3
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/862
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Diálogos formativos entre pedagogia da cooperação e desenvolvimento profissional docenteDiálogos formativosDesenvolvimento profissional docentePedagogia da cooperaçãoA Pedagogia da Cooperação é um conjunto de princípios, processos, procedimentos e práticas, que podem orientar o profissional de educação que pretenda trabalhar na linha da aprendizagem cooperativa, pois trabalha com metodologias que motivam e desenvolvem a integração e cooperação. A presente pesquisa é parte integrante de uma dissertação de Mestrado em Educação em uma instituição pública no estado do Rio de Janeiro que objetivou investigar as possibilidades da aplicação da Pedagogia da Cooperação na prática docente, analisar esta pedagogia como instrumento de fortalecimento da capacidade argumentativa e discutir uma sequência de processos para um aprendizado mais dinâmico e cooperativo em sala de aula. A metodologia foi realizada através de pesquisa exploratória numa abordagem qualitativa buscando estabelecer um diálogo junto aos professores participantes da Residência Pedagógica na instituição. Focamos na possibilidade do uso dos Jogos Cooperativos, do Diálogo, e da Comunicação não-violenta (CNV) que são processos da Pedagogia da Cooperação que podem ser aplicados pelos educadores para desenvolver a criatividade e a cooperação entre os educandos, visando às metas coletivas e não apenas individuais. A pesquisa tem como referencial teórico as contribuições de Brotto com o conceito de Pedagogia da Cooperação; Vigotski com os conceitos de vivência e Zona de Desenvolvimento Iminente, e García sobre Desenvolvimento Profissional Docente. Buscamos contribuir para ampliar as concepções de ensino referenciadas em práticas docentes cooperativas e participativas.Edições UESB2015-10-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/862Práxis Educacional; v. 12 n. 21 (2016): Prática Pedagógica; 75-102Práxis Educacional; Vol. 12 Núm. 21 (2016): Prática Pedagógica; 75-102Práxis Educacional; Vol. 12 No. 21 (2016): Prática Pedagógica; 75-1022178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/862/733Leite, Cláudia Almadada Fontoura, Helena Amaralinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:05:38Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/862Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:05:38Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv Diálogos formativos entre pedagogia da cooperação e desenvolvimento profissional docente
title Diálogos formativos entre pedagogia da cooperação e desenvolvimento profissional docente
spellingShingle Diálogos formativos entre pedagogia da cooperação e desenvolvimento profissional docente
Leite, Cláudia Almada
Diálogos formativos
Desenvolvimento profissional docente
Pedagogia da cooperação
title_short Diálogos formativos entre pedagogia da cooperação e desenvolvimento profissional docente
title_full Diálogos formativos entre pedagogia da cooperação e desenvolvimento profissional docente
title_fullStr Diálogos formativos entre pedagogia da cooperação e desenvolvimento profissional docente
title_full_unstemmed Diálogos formativos entre pedagogia da cooperação e desenvolvimento profissional docente
title_sort Diálogos formativos entre pedagogia da cooperação e desenvolvimento profissional docente
author Leite, Cláudia Almada
author_facet Leite, Cláudia Almada
da Fontoura, Helena Amaral
author_role author
author2 da Fontoura, Helena Amaral
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Cláudia Almada
da Fontoura, Helena Amaral
dc.subject.por.fl_str_mv Diálogos formativos
Desenvolvimento profissional docente
Pedagogia da cooperação
topic Diálogos formativos
Desenvolvimento profissional docente
Pedagogia da cooperação
description A Pedagogia da Cooperação é um conjunto de princípios, processos, procedimentos e práticas, que podem orientar o profissional de educação que pretenda trabalhar na linha da aprendizagem cooperativa, pois trabalha com metodologias que motivam e desenvolvem a integração e cooperação. A presente pesquisa é parte integrante de uma dissertação de Mestrado em Educação em uma instituição pública no estado do Rio de Janeiro que objetivou investigar as possibilidades da aplicação da Pedagogia da Cooperação na prática docente, analisar esta pedagogia como instrumento de fortalecimento da capacidade argumentativa e discutir uma sequência de processos para um aprendizado mais dinâmico e cooperativo em sala de aula. A metodologia foi realizada através de pesquisa exploratória numa abordagem qualitativa buscando estabelecer um diálogo junto aos professores participantes da Residência Pedagógica na instituição. Focamos na possibilidade do uso dos Jogos Cooperativos, do Diálogo, e da Comunicação não-violenta (CNV) que são processos da Pedagogia da Cooperação que podem ser aplicados pelos educadores para desenvolver a criatividade e a cooperação entre os educandos, visando às metas coletivas e não apenas individuais. A pesquisa tem como referencial teórico as contribuições de Brotto com o conceito de Pedagogia da Cooperação; Vigotski com os conceitos de vivência e Zona de Desenvolvimento Iminente, e García sobre Desenvolvimento Profissional Docente. Buscamos contribuir para ampliar as concepções de ensino referenciadas em práticas docentes cooperativas e participativas.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/862
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/862
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/862/733
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 12 n. 21 (2016): Prática Pedagógica; 75-102
Práxis Educacional; Vol. 12 Núm. 21 (2016): Prática Pedagógica; 75-102
Práxis Educacional; Vol. 12 No. 21 (2016): Prática Pedagógica; 75-102
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068816414408704