Propostas de melhoria lean na gestão de expedição de azeite Gallo para o cliente Brasil: Estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Francisco Pedro Lóio de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/52594
Resumo: Num mercado cada vez mais competitivo e influenciado pelo nível de serviço logístico prestado, as empresas vêem-se constantemente obrigadas a adotar novas estratégias que permitam a sua diferenciação e capacidade de resposta. Nesse sentido, a presente dissertação, realizada nas instalações fabris da empresa Gallo WorldWide, teve como principal objetivo, a identificação de oportunidades de melhoria no processo de expedição de azeite Gallo para o principal mercado de exportação da empresa, o Brasil, através de uma perspetiva lean. Para essa identificação, foram analisadas e caracterizadas as atividades logísticas realizadas no armazém de produto acabado da empresa e associadas à expedição do azeite para o cliente Brasil, recorrendo à ferramenta Value Stream Mapping. Através do mapeamento do estado atual, foram identificados tempos de valor não acrescentado, suas causas e problemas daí resultantes. Foram apresentadas 3 oportunidades de melhoria, assentes em pressupostos da filosofia lean, como, Just-in-Time, trabalho padronizado, gestão visual e fluxo contínuo, que se traduziram na proposta de i) padronização de um método de trabalho, ii) implementação de um sistema Kanban, iii) e realização de um evento 5S no cais de expedição. Através de um método de trabalho seguro e eficiente, apoiado por um sistema Kanban, pretende-se garantir a existência de fluxo contínuo entre atividades logísticas no armazém de produto acabado, e desse modo, cumprir o plano diário de carga de contentores. Estima-se que as oportunidades de melhoria propostas à empresa permitirão, reduzir em 75% o lead time do processo de expedição. Este valor deve-se sobretudo à redução de movimentação de carga no armazém de produto acabado, compreendida entre os 18% e 30%, bem como à redução de aproximadamente 62% dos tempos de espera existentes. Por outro lado, a implementação de adequados controlos visuais permitirá reduzir cerca 22% da área de cais de expedição ocupada.
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