Personalidade e comportamentos problema: um estudo comparativo com adolescentes em contexto escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Renato G.
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Novo, Rosa F.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/4660
Resumo: Neste estudo transversal analisámos a relação entre os comportamentos problema ao nível da in disciplina, desrespeito e confl ituosidade dos adolescentes, em contexto escolar, e a personalidade e a psicopatologia, operacionalizadas nas dimensões PSY-5 do MMPI-A. Participaram no estudo 351 estudantes do 9º ao 12º ano, com idades compreendidas entre os 14 e os 18 anos, distribuídos em três grupos diferentes, de acordo com o reporte da frequência de comportamentos problema. Os instrumentos foram a versão experimental portuguesa do MMPI-A e um questionário sobre diferentes dimensões do percurso escolar, em que se incluem os comportamentos problema. Através de análise estatística multivariada, verifi cámos diferenças signifi cativas entre os grupos nas dimensões PSY-5, num padrão em que o grupo de maior frequência de comportamentos problema apresenta resultados superiores no MMPI-A. Os resultados são interpretados numa perspetiva que sublinha a relevância da personalidade na adaptação à vida escolar, bem como a importância da existência de técnicas de avaliação psicológica de forma a detetar, em contexto de normalidade, estudantes em risco de desenvolvimento de trajetórias inadaptativas.
id RCAP_7297868ad07a28dfef97248751eda708
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/4660
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Personalidade e comportamentos problema: um estudo comparativo com adolescentes em contexto escolarPersonality and problem behavior: a comparative study with adolescents in school contextPersonalidadeAjustamento escolarExternalizaçãoMMPI-APersonalitySchool adjustmentExternalizationMMPI-A.Escola Superior de Tecnologias e GestãoNeste estudo transversal analisámos a relação entre os comportamentos problema ao nível da in disciplina, desrespeito e confl ituosidade dos adolescentes, em contexto escolar, e a personalidade e a psicopatologia, operacionalizadas nas dimensões PSY-5 do MMPI-A. Participaram no estudo 351 estudantes do 9º ao 12º ano, com idades compreendidas entre os 14 e os 18 anos, distribuídos em três grupos diferentes, de acordo com o reporte da frequência de comportamentos problema. Os instrumentos foram a versão experimental portuguesa do MMPI-A e um questionário sobre diferentes dimensões do percurso escolar, em que se incluem os comportamentos problema. Através de análise estatística multivariada, verifi cámos diferenças signifi cativas entre os grupos nas dimensões PSY-5, num padrão em que o grupo de maior frequência de comportamentos problema apresenta resultados superiores no MMPI-A. Os resultados são interpretados numa perspetiva que sublinha a relevância da personalidade na adaptação à vida escolar, bem como a importância da existência de técnicas de avaliação psicológica de forma a detetar, em contexto de normalidade, estudantes em risco de desenvolvimento de trajetórias inadaptativas.In this cross-sectional study we analyzed the relationship between problem behaviors in school con text, such as indiscipline, disrespect or confl ictuality, and personality and psychopathology, which were operationalized in the PSY-5 dimensions of the Minnesota Multiphasic Personality Inventory- -Adolescent (MMPI-A). Participants were 351 students from 9th to 12th grades, aged from 14 to 18 years old, and distributed in three different groups, according to their report of problem behavior frequency. Instruments were the Portuguese experimental version of the MMPI-A and a question naire on several school dimensions, including problem behaviors. Multivariate statistical analysis of variance indicates signifi cant differences between the groups in PSY-5 dimensions, in a pattern in which the group presenting the highest frequency of problem behaviors has higher results in the MMPI-A. Results are interpreted under a perspective that underlines the importance of personality in the comprehension of adaptation to school, as well as the relevance of psychological assessment techniques that make possible to detect, within normality contexts, students at risk of developing non-adaptive developmental pathways.Universidade Federal do Rio Grande do SulDigitUMaCarvalho, Renato G.Novo, Rosa F.2022-09-28T08:14:19Z2014-01-01T00:00:00Z2014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/4660porCarvalho, Renato G. e Novo, Rosa F.Personalidade e comportamentos problema: um estudo comparativo com adolescentes em contexto escolar. Psicologia: Reflexão e Crítica [online]. 2014, v. 27, n. 1 [Acessado 28 Setembro 2022] , pp. 64-70. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0102-79722014000100008>. Epub 27 Maio 2014. ISSN 1678-7153. https://doi.org/10.1590/S0102-79722014000100008.10.1590/S0102-79722014000100008info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-10-02T03:30:17Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/4660Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:10:31.678808Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Personalidade e comportamentos problema: um estudo comparativo com adolescentes em contexto escolar
Personality and problem behavior: a comparative study with adolescents in school context
title Personalidade e comportamentos problema: um estudo comparativo com adolescentes em contexto escolar
spellingShingle Personalidade e comportamentos problema: um estudo comparativo com adolescentes em contexto escolar
Carvalho, Renato G.
Personalidade
Ajustamento escolar
Externalização
MMPI-A
Personality
School adjustment
Externalization
MMPI-A
.
Escola Superior de Tecnologias e Gestão
title_short Personalidade e comportamentos problema: um estudo comparativo com adolescentes em contexto escolar
title_full Personalidade e comportamentos problema: um estudo comparativo com adolescentes em contexto escolar
title_fullStr Personalidade e comportamentos problema: um estudo comparativo com adolescentes em contexto escolar
title_full_unstemmed Personalidade e comportamentos problema: um estudo comparativo com adolescentes em contexto escolar
title_sort Personalidade e comportamentos problema: um estudo comparativo com adolescentes em contexto escolar
author Carvalho, Renato G.
author_facet Carvalho, Renato G.
Novo, Rosa F.
author_role author
author2 Novo, Rosa F.
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Renato G.
Novo, Rosa F.
dc.subject.por.fl_str_mv Personalidade
Ajustamento escolar
Externalização
MMPI-A
Personality
School adjustment
Externalization
MMPI-A
.
Escola Superior de Tecnologias e Gestão
topic Personalidade
Ajustamento escolar
Externalização
MMPI-A
Personality
School adjustment
Externalization
MMPI-A
.
Escola Superior de Tecnologias e Gestão
description Neste estudo transversal analisámos a relação entre os comportamentos problema ao nível da in disciplina, desrespeito e confl ituosidade dos adolescentes, em contexto escolar, e a personalidade e a psicopatologia, operacionalizadas nas dimensões PSY-5 do MMPI-A. Participaram no estudo 351 estudantes do 9º ao 12º ano, com idades compreendidas entre os 14 e os 18 anos, distribuídos em três grupos diferentes, de acordo com o reporte da frequência de comportamentos problema. Os instrumentos foram a versão experimental portuguesa do MMPI-A e um questionário sobre diferentes dimensões do percurso escolar, em que se incluem os comportamentos problema. Através de análise estatística multivariada, verifi cámos diferenças signifi cativas entre os grupos nas dimensões PSY-5, num padrão em que o grupo de maior frequência de comportamentos problema apresenta resultados superiores no MMPI-A. Os resultados são interpretados numa perspetiva que sublinha a relevância da personalidade na adaptação à vida escolar, bem como a importância da existência de técnicas de avaliação psicológica de forma a detetar, em contexto de normalidade, estudantes em risco de desenvolvimento de trajetórias inadaptativas.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
2014-01-01T00:00:00Z
2022-09-28T08:14:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/4660
url http://hdl.handle.net/10400.13/4660
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Carvalho, Renato G. e Novo, Rosa F.Personalidade e comportamentos problema: um estudo comparativo com adolescentes em contexto escolar. Psicologia: Reflexão e Crítica [online]. 2014, v. 27, n. 1 [Acessado 28 Setembro 2022] , pp. 64-70. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0102-79722014000100008>. Epub 27 Maio 2014. ISSN 1678-7153. https://doi.org/10.1590/S0102-79722014000100008.
10.1590/S0102-79722014000100008
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130561945534464