Envolvimento dos estudantes na escola e disrupção escolar: Um estudo com alunos de uma escola TEIP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Joana
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Melo, Madalena, Almeida, Ana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/13893
Resumo: O envolvimento dos estudantes na escola é um conceito que tem despertado um interesse crescente na comunidade científica. A natureza multidimensional do conceito permite que se evidenciem as interfaces cognitivas, emocionais e comportamentais do envolvimento e a que tipo de influências está sujeito, não só em função das diferenças de idade, género e contexto socioeconómico, mas ainda do modelo educativo e de outras variáveis escolares. O envolvimento dos alunos nas escolas tem sido visto como uma variável capaz de explicar vários dos problemas escolares que afetam também as escolas portuguesas (e.g. baixo desempenho académico e o risco de abandono escolar), e que estão na génese dos Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP). O presente estudo tem como objetivo geral analisar o envolvimento dos estudantes numa escola TEIP na região do Grande Porto e as suas relações com a disrupção escolar e os resultados académicos de estudantes em fase de início e final de ciclo, ou seja, de 2.º ciclo (5.º e 6.º anos) e 3.º ciclo (7.º e 9.º ano) de escolaridade. O procedimento de recolha de dados envolveu uma amostra de 391 alunos, aos quais foram aplicadas a Escala de Envolvimento do/a Estudante na Escola – EAE 2012, com a qual se pretende aferir o grau de envolvimento estudante/escola e a Escala de Disrupção Escolar Professada – EDEP, para avaliar o grau de disrupção escolar dos alunos. Os resultados demonstram que existem diferenças quanto ao género quer na disrupção quer no envolvimento, enquanto no ano de escolaridade estas diferenças não são tão claras.
id RCAP_13102b302aca16b0739ad9318fbf1f77
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/13893
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Envolvimento dos estudantes na escola e disrupção escolar: Um estudo com alunos de uma escola TEIPStudents engagement with school and school disruption: A study with students on a TEIP schoolEnvolvimento AlunosDisrupção EscolarTerritórios Educativos de Intervenção PrioritáriaO envolvimento dos estudantes na escola é um conceito que tem despertado um interesse crescente na comunidade científica. A natureza multidimensional do conceito permite que se evidenciem as interfaces cognitivas, emocionais e comportamentais do envolvimento e a que tipo de influências está sujeito, não só em função das diferenças de idade, género e contexto socioeconómico, mas ainda do modelo educativo e de outras variáveis escolares. O envolvimento dos alunos nas escolas tem sido visto como uma variável capaz de explicar vários dos problemas escolares que afetam também as escolas portuguesas (e.g. baixo desempenho académico e o risco de abandono escolar), e que estão na génese dos Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP). O presente estudo tem como objetivo geral analisar o envolvimento dos estudantes numa escola TEIP na região do Grande Porto e as suas relações com a disrupção escolar e os resultados académicos de estudantes em fase de início e final de ciclo, ou seja, de 2.º ciclo (5.º e 6.º anos) e 3.º ciclo (7.º e 9.º ano) de escolaridade. O procedimento de recolha de dados envolveu uma amostra de 391 alunos, aos quais foram aplicadas a Escala de Envolvimento do/a Estudante na Escola – EAE 2012, com a qual se pretende aferir o grau de envolvimento estudante/escola e a Escala de Disrupção Escolar Professada – EDEP, para avaliar o grau de disrupção escolar dos alunos. Os resultados demonstram que existem diferenças quanto ao género quer na disrupção quer no envolvimento, enquanto no ano de escolaridade estas diferenças não são tão claras.Instituto de Educação da Universidade de Lisboa2015-03-31T14:01:55Z2015-03-312014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/13893http://hdl.handle.net/10174/13893porSoares, J., Melo, M. & Almeida, A. (2014). Envolvimento dos estudantes na escola e disrupção escolar: Um estudo com alunos de uma escola TEIP (Students engagement with school and school disruption: A study with students on a TEIP school). In Veiga, F. H; Almeida, A.; Carvalho, C.; Galvão, D.; Goulão, M. F; Marinha, F.; Festas, M. I; Janeiro, I.; Nogueira, J.; Conboy, J.; Melo, M.; Taveira, M. C; Baía, S.; Caldeira, S.; Pereira, T. (2014). Atas do I Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação (pp. 509-525). Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. ISBN: 978-989-98314-7-6509-525978-989-98314-7-6http://cieae.ie.ul.pt/2013/?page_id=1608CIDEHUSjinsoares@gmail.commmm@uevora.ptaalmeida@ie.uminho.ptAtas do I Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação681Soares, JoanaMelo, MadalenaAlmeida, Anainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:59:45Zoai:dspace.uevora.pt:10174/13893Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:07:16.144808Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Envolvimento dos estudantes na escola e disrupção escolar: Um estudo com alunos de uma escola TEIP
Students engagement with school and school disruption: A study with students on a TEIP school
title Envolvimento dos estudantes na escola e disrupção escolar: Um estudo com alunos de uma escola TEIP
spellingShingle Envolvimento dos estudantes na escola e disrupção escolar: Um estudo com alunos de uma escola TEIP
Soares, Joana
Envolvimento Alunos
Disrupção Escolar
Territórios Educativos de Intervenção Prioritária
title_short Envolvimento dos estudantes na escola e disrupção escolar: Um estudo com alunos de uma escola TEIP
title_full Envolvimento dos estudantes na escola e disrupção escolar: Um estudo com alunos de uma escola TEIP
title_fullStr Envolvimento dos estudantes na escola e disrupção escolar: Um estudo com alunos de uma escola TEIP
title_full_unstemmed Envolvimento dos estudantes na escola e disrupção escolar: Um estudo com alunos de uma escola TEIP
title_sort Envolvimento dos estudantes na escola e disrupção escolar: Um estudo com alunos de uma escola TEIP
author Soares, Joana
author_facet Soares, Joana
Melo, Madalena
Almeida, Ana
author_role author
author2 Melo, Madalena
Almeida, Ana
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Joana
Melo, Madalena
Almeida, Ana
dc.subject.por.fl_str_mv Envolvimento Alunos
Disrupção Escolar
Territórios Educativos de Intervenção Prioritária
topic Envolvimento Alunos
Disrupção Escolar
Territórios Educativos de Intervenção Prioritária
description O envolvimento dos estudantes na escola é um conceito que tem despertado um interesse crescente na comunidade científica. A natureza multidimensional do conceito permite que se evidenciem as interfaces cognitivas, emocionais e comportamentais do envolvimento e a que tipo de influências está sujeito, não só em função das diferenças de idade, género e contexto socioeconómico, mas ainda do modelo educativo e de outras variáveis escolares. O envolvimento dos alunos nas escolas tem sido visto como uma variável capaz de explicar vários dos problemas escolares que afetam também as escolas portuguesas (e.g. baixo desempenho académico e o risco de abandono escolar), e que estão na génese dos Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP). O presente estudo tem como objetivo geral analisar o envolvimento dos estudantes numa escola TEIP na região do Grande Porto e as suas relações com a disrupção escolar e os resultados académicos de estudantes em fase de início e final de ciclo, ou seja, de 2.º ciclo (5.º e 6.º anos) e 3.º ciclo (7.º e 9.º ano) de escolaridade. O procedimento de recolha de dados envolveu uma amostra de 391 alunos, aos quais foram aplicadas a Escala de Envolvimento do/a Estudante na Escola – EAE 2012, com a qual se pretende aferir o grau de envolvimento estudante/escola e a Escala de Disrupção Escolar Professada – EDEP, para avaliar o grau de disrupção escolar dos alunos. Os resultados demonstram que existem diferenças quanto ao género quer na disrupção quer no envolvimento, enquanto no ano de escolaridade estas diferenças não são tão claras.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
2015-03-31T14:01:55Z
2015-03-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/13893
http://hdl.handle.net/10174/13893
url http://hdl.handle.net/10174/13893
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Soares, J., Melo, M. & Almeida, A. (2014). Envolvimento dos estudantes na escola e disrupção escolar: Um estudo com alunos de uma escola TEIP (Students engagement with school and school disruption: A study with students on a TEIP school). In Veiga, F. H; Almeida, A.; Carvalho, C.; Galvão, D.; Goulão, M. F; Marinha, F.; Festas, M. I; Janeiro, I.; Nogueira, J.; Conboy, J.; Melo, M.; Taveira, M. C; Baía, S.; Caldeira, S.; Pereira, T. (2014). Atas do I Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação (pp. 509-525). Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. ISBN: 978-989-98314-7-6
509-525
978-989-98314-7-6
http://cieae.ie.ul.pt/2013/?page_id=1608
CIDEHUS
jinsoares@gmail.com
mmm@uevora.pt
aalmeida@ie.uminho.pt
Atas do I Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação
681
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136557339246592