Envolvimento dos estudantes na escola e disrupção escolar: Um estudo com alunos de uma escola TEIP
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/13893 |
Resumo: | O envolvimento dos estudantes na escola é um conceito que tem despertado um interesse crescente na comunidade científica. A natureza multidimensional do conceito permite que se evidenciem as interfaces cognitivas, emocionais e comportamentais do envolvimento e a que tipo de influências está sujeito, não só em função das diferenças de idade, género e contexto socioeconómico, mas ainda do modelo educativo e de outras variáveis escolares. O envolvimento dos alunos nas escolas tem sido visto como uma variável capaz de explicar vários dos problemas escolares que afetam também as escolas portuguesas (e.g. baixo desempenho académico e o risco de abandono escolar), e que estão na génese dos Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP). O presente estudo tem como objetivo geral analisar o envolvimento dos estudantes numa escola TEIP na região do Grande Porto e as suas relações com a disrupção escolar e os resultados académicos de estudantes em fase de início e final de ciclo, ou seja, de 2.º ciclo (5.º e 6.º anos) e 3.º ciclo (7.º e 9.º ano) de escolaridade. O procedimento de recolha de dados envolveu uma amostra de 391 alunos, aos quais foram aplicadas a Escala de Envolvimento do/a Estudante na Escola – EAE 2012, com a qual se pretende aferir o grau de envolvimento estudante/escola e a Escala de Disrupção Escolar Professada – EDEP, para avaliar o grau de disrupção escolar dos alunos. Os resultados demonstram que existem diferenças quanto ao género quer na disrupção quer no envolvimento, enquanto no ano de escolaridade estas diferenças não são tão claras. |
id |
RCAP_13102b302aca16b0739ad9318fbf1f77 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/13893 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Envolvimento dos estudantes na escola e disrupção escolar: Um estudo com alunos de uma escola TEIPStudents engagement with school and school disruption: A study with students on a TEIP schoolEnvolvimento AlunosDisrupção EscolarTerritórios Educativos de Intervenção PrioritáriaO envolvimento dos estudantes na escola é um conceito que tem despertado um interesse crescente na comunidade científica. A natureza multidimensional do conceito permite que se evidenciem as interfaces cognitivas, emocionais e comportamentais do envolvimento e a que tipo de influências está sujeito, não só em função das diferenças de idade, género e contexto socioeconómico, mas ainda do modelo educativo e de outras variáveis escolares. O envolvimento dos alunos nas escolas tem sido visto como uma variável capaz de explicar vários dos problemas escolares que afetam também as escolas portuguesas (e.g. baixo desempenho académico e o risco de abandono escolar), e que estão na génese dos Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP). O presente estudo tem como objetivo geral analisar o envolvimento dos estudantes numa escola TEIP na região do Grande Porto e as suas relações com a disrupção escolar e os resultados académicos de estudantes em fase de início e final de ciclo, ou seja, de 2.º ciclo (5.º e 6.º anos) e 3.º ciclo (7.º e 9.º ano) de escolaridade. O procedimento de recolha de dados envolveu uma amostra de 391 alunos, aos quais foram aplicadas a Escala de Envolvimento do/a Estudante na Escola – EAE 2012, com a qual se pretende aferir o grau de envolvimento estudante/escola e a Escala de Disrupção Escolar Professada – EDEP, para avaliar o grau de disrupção escolar dos alunos. Os resultados demonstram que existem diferenças quanto ao género quer na disrupção quer no envolvimento, enquanto no ano de escolaridade estas diferenças não são tão claras.Instituto de Educação da Universidade de Lisboa2015-03-31T14:01:55Z2015-03-312014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/13893http://hdl.handle.net/10174/13893porSoares, J., Melo, M. & Almeida, A. (2014). Envolvimento dos estudantes na escola e disrupção escolar: Um estudo com alunos de uma escola TEIP (Students engagement with school and school disruption: A study with students on a TEIP school). In Veiga, F. H; Almeida, A.; Carvalho, C.; Galvão, D.; Goulão, M. F; Marinha, F.; Festas, M. I; Janeiro, I.; Nogueira, J.; Conboy, J.; Melo, M.; Taveira, M. C; Baía, S.; Caldeira, S.; Pereira, T. (2014). Atas do I Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação (pp. 509-525). Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. ISBN: 978-989-98314-7-6509-525978-989-98314-7-6http://cieae.ie.ul.pt/2013/?page_id=1608CIDEHUSjinsoares@gmail.commmm@uevora.ptaalmeida@ie.uminho.ptAtas do I Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação681Soares, JoanaMelo, MadalenaAlmeida, Anainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:59:45Zoai:dspace.uevora.pt:10174/13893Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:07:16.144808Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Envolvimento dos estudantes na escola e disrupção escolar: Um estudo com alunos de uma escola TEIP Students engagement with school and school disruption: A study with students on a TEIP school |
title |
Envolvimento dos estudantes na escola e disrupção escolar: Um estudo com alunos de uma escola TEIP |
spellingShingle |
Envolvimento dos estudantes na escola e disrupção escolar: Um estudo com alunos de uma escola TEIP Soares, Joana Envolvimento Alunos Disrupção Escolar Territórios Educativos de Intervenção Prioritária |
title_short |
Envolvimento dos estudantes na escola e disrupção escolar: Um estudo com alunos de uma escola TEIP |
title_full |
Envolvimento dos estudantes na escola e disrupção escolar: Um estudo com alunos de uma escola TEIP |
title_fullStr |
Envolvimento dos estudantes na escola e disrupção escolar: Um estudo com alunos de uma escola TEIP |
title_full_unstemmed |
Envolvimento dos estudantes na escola e disrupção escolar: Um estudo com alunos de uma escola TEIP |
title_sort |
Envolvimento dos estudantes na escola e disrupção escolar: Um estudo com alunos de uma escola TEIP |
author |
Soares, Joana |
author_facet |
Soares, Joana Melo, Madalena Almeida, Ana |
author_role |
author |
author2 |
Melo, Madalena Almeida, Ana |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares, Joana Melo, Madalena Almeida, Ana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Envolvimento Alunos Disrupção Escolar Territórios Educativos de Intervenção Prioritária |
topic |
Envolvimento Alunos Disrupção Escolar Territórios Educativos de Intervenção Prioritária |
description |
O envolvimento dos estudantes na escola é um conceito que tem despertado um interesse crescente na comunidade científica. A natureza multidimensional do conceito permite que se evidenciem as interfaces cognitivas, emocionais e comportamentais do envolvimento e a que tipo de influências está sujeito, não só em função das diferenças de idade, género e contexto socioeconómico, mas ainda do modelo educativo e de outras variáveis escolares. O envolvimento dos alunos nas escolas tem sido visto como uma variável capaz de explicar vários dos problemas escolares que afetam também as escolas portuguesas (e.g. baixo desempenho académico e o risco de abandono escolar), e que estão na génese dos Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP). O presente estudo tem como objetivo geral analisar o envolvimento dos estudantes numa escola TEIP na região do Grande Porto e as suas relações com a disrupção escolar e os resultados académicos de estudantes em fase de início e final de ciclo, ou seja, de 2.º ciclo (5.º e 6.º anos) e 3.º ciclo (7.º e 9.º ano) de escolaridade. O procedimento de recolha de dados envolveu uma amostra de 391 alunos, aos quais foram aplicadas a Escala de Envolvimento do/a Estudante na Escola – EAE 2012, com a qual se pretende aferir o grau de envolvimento estudante/escola e a Escala de Disrupção Escolar Professada – EDEP, para avaliar o grau de disrupção escolar dos alunos. Os resultados demonstram que existem diferenças quanto ao género quer na disrupção quer no envolvimento, enquanto no ano de escolaridade estas diferenças não são tão claras. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-01-01T00:00:00Z 2015-03-31T14:01:55Z 2015-03-31 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/13893 http://hdl.handle.net/10174/13893 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/13893 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Soares, J., Melo, M. & Almeida, A. (2014). Envolvimento dos estudantes na escola e disrupção escolar: Um estudo com alunos de uma escola TEIP (Students engagement with school and school disruption: A study with students on a TEIP school). In Veiga, F. H; Almeida, A.; Carvalho, C.; Galvão, D.; Goulão, M. F; Marinha, F.; Festas, M. I; Janeiro, I.; Nogueira, J.; Conboy, J.; Melo, M.; Taveira, M. C; Baía, S.; Caldeira, S.; Pereira, T. (2014). Atas do I Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação (pp. 509-525). Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. ISBN: 978-989-98314-7-6 509-525 978-989-98314-7-6 http://cieae.ie.ul.pt/2013/?page_id=1608 CIDEHUS jinsoares@gmail.com mmm@uevora.pt aalmeida@ie.uminho.pt Atas do I Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação 681 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136557339246592 |