A abordagem comunicativa no ensino da língua portuguesa nas escolas secundárias particulares em Macau

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sam, Ka Hou
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/39829
Resumo: Nos últimos anos, a importância da língua portuguesa aumentou consideravelmente em Macau, pelo que houve um aumento rápido do número de escolas secundárias privadas que passaram a oferecer cursos de português como língua estrangeira. Apesar disso, muitas dessas instituições estão ainda no início do seu desenvolvimento e há ainda muitas oportunidades para ensinar a língua-alvo de uma maneira inovadora e eficaz. A fim de implementar a promoção e a disseminação da língua portuguesa em Macau, é necessário examinar como o português está a ser atualmente ensinado para que seja possível procurar métodos de ensino que sejam apropriados e atraentes para alunos das escolas secundárias do ensino privado. É conhecido o fato de a comunicação ser uma das maiores fraquezas dos estudantes chineses na aquisição de línguas estrangeiras. Para além disso, Macau é uma cidade onde há poucas oportunidades para falar português. Este relatório pretende contribuir para a discussão sobre como melhorar as competências de comunicação da nova geração através da articulação da Abordagem Comunicativa com outros métodos de ensino.
id RCAP_729f9f2a3993b3931c0758da2c56e6a6
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/39829
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A abordagem comunicativa no ensino da língua portuguesa nas escolas secundárias particulares em MacauAbordagem comunicativaPortuguês como língua estrangeiraAlunos chinesesPortuguês em escolas secundárias particulares em MacauCommunicative approachPortuguese as a foreign languageChinese learnersPortuguese in private secondary schools in MacauDomínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e LiteraturasNos últimos anos, a importância da língua portuguesa aumentou consideravelmente em Macau, pelo que houve um aumento rápido do número de escolas secundárias privadas que passaram a oferecer cursos de português como língua estrangeira. Apesar disso, muitas dessas instituições estão ainda no início do seu desenvolvimento e há ainda muitas oportunidades para ensinar a língua-alvo de uma maneira inovadora e eficaz. A fim de implementar a promoção e a disseminação da língua portuguesa em Macau, é necessário examinar como o português está a ser atualmente ensinado para que seja possível procurar métodos de ensino que sejam apropriados e atraentes para alunos das escolas secundárias do ensino privado. É conhecido o fato de a comunicação ser uma das maiores fraquezas dos estudantes chineses na aquisição de línguas estrangeiras. Para além disso, Macau é uma cidade onde há poucas oportunidades para falar português. Este relatório pretende contribuir para a discussão sobre como melhorar as competências de comunicação da nova geração através da articulação da Abordagem Comunicativa com outros métodos de ensino.In recent years, the importance of the Portuguese language has considerably increased in Macau. As a result, there has been a rapid increase in the number of private secondary schools offering courses of Portuguese as a foreign language. Despite that, many of these institutions are still at the beginning of their development, and there are still many opportunities to teach the target language in an efficient and innovative manner. With a view to implementing the promotion and dissemination of the Portuguese language in Macau, it is necessary to examine how Portuguese is currently taught in order to search for teaching methods that are appropriate and attractive to students at secondary schools. It is known that communication is one of the Chinese students´ biggest weaknesses in foreign language acquisition. Moreover, Macau is a city where there are not many opportunities to speak Portuguese. This report aims to contribute to the discussion on how to improve the new generation’s communication skills through the articulation of the Communicative Approach with other teaching methods.Martins, Adriana Alves de PaulaVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaSam, Ka Hou2023-03-26T01:01:13Z2022-12-192022-092022-12-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/39829TID:203156838porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:45:23Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/39829Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:32:36.902379Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A abordagem comunicativa no ensino da língua portuguesa nas escolas secundárias particulares em Macau
title A abordagem comunicativa no ensino da língua portuguesa nas escolas secundárias particulares em Macau
spellingShingle A abordagem comunicativa no ensino da língua portuguesa nas escolas secundárias particulares em Macau
Sam, Ka Hou
Abordagem comunicativa
Português como língua estrangeira
Alunos chineses
Português em escolas secundárias particulares em Macau
Communicative approach
Portuguese as a foreign language
Chinese learners
Portuguese in private secondary schools in Macau
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
title_short A abordagem comunicativa no ensino da língua portuguesa nas escolas secundárias particulares em Macau
title_full A abordagem comunicativa no ensino da língua portuguesa nas escolas secundárias particulares em Macau
title_fullStr A abordagem comunicativa no ensino da língua portuguesa nas escolas secundárias particulares em Macau
title_full_unstemmed A abordagem comunicativa no ensino da língua portuguesa nas escolas secundárias particulares em Macau
title_sort A abordagem comunicativa no ensino da língua portuguesa nas escolas secundárias particulares em Macau
author Sam, Ka Hou
author_facet Sam, Ka Hou
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Adriana Alves de Paula
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Sam, Ka Hou
dc.subject.por.fl_str_mv Abordagem comunicativa
Português como língua estrangeira
Alunos chineses
Português em escolas secundárias particulares em Macau
Communicative approach
Portuguese as a foreign language
Chinese learners
Portuguese in private secondary schools in Macau
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
topic Abordagem comunicativa
Português como língua estrangeira
Alunos chineses
Português em escolas secundárias particulares em Macau
Communicative approach
Portuguese as a foreign language
Chinese learners
Portuguese in private secondary schools in Macau
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
description Nos últimos anos, a importância da língua portuguesa aumentou consideravelmente em Macau, pelo que houve um aumento rápido do número de escolas secundárias privadas que passaram a oferecer cursos de português como língua estrangeira. Apesar disso, muitas dessas instituições estão ainda no início do seu desenvolvimento e há ainda muitas oportunidades para ensinar a língua-alvo de uma maneira inovadora e eficaz. A fim de implementar a promoção e a disseminação da língua portuguesa em Macau, é necessário examinar como o português está a ser atualmente ensinado para que seja possível procurar métodos de ensino que sejam apropriados e atraentes para alunos das escolas secundárias do ensino privado. É conhecido o fato de a comunicação ser uma das maiores fraquezas dos estudantes chineses na aquisição de línguas estrangeiras. Para além disso, Macau é uma cidade onde há poucas oportunidades para falar português. Este relatório pretende contribuir para a discussão sobre como melhorar as competências de comunicação da nova geração através da articulação da Abordagem Comunicativa com outros métodos de ensino.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-19
2022-09
2022-12-19T00:00:00Z
2023-03-26T01:01:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/39829
TID:203156838
url http://hdl.handle.net/10400.14/39829
identifier_str_mv TID:203156838
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132050465226752