Descarbonização do setor ferroviário: proposta para linhas não eletrificadas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vaz, Vitor Diogo
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/8565
Resumo: Nesta dissertação é apresentada uma alternativa à implementação da catenária nas linhas ferroviárias portuguesas, incidindo no estudo dos comboios e locomotivas movidos a hidrogénio. Realizou-se uma revisão da literatura sobre locomotivas e comboios a hidrogénio que mostrou a utilização deste tipo de sistemas como uma possível solução para o setor ferroviário. De seguida apresenta-se uma descrição do sistema ferroviário nacional de modo a avaliar a necessidade de utilizar comboios a hidrogénio em Portugal. Este estudo consiste numa avaliação de três opções ferroviárias (diesel, catenária e hidrogénio) de acordo com seis indicadores (eficiência, legislação, disponibilidade de recursos, indicadores ambientais, estudo económico e qualidade de serviço). Aplicou-se o modelo no sentido de compreender se a alternativa ferroviária com sistemas a hidrogénio era capaz de competir com as outras opções atualmente presentes em Portugal. O modelo proposto mostrou que os comboios/locomotivas a hidrogénio podem ser opção viável à instalação de catenárias. A aplicação do modelo à Linha do Oeste mostrou que os custos de capital da catenária são superiores entre 27% a 32% em comparação com os custos de capital da opção do comboio a hidrogénio. A substituição dos sistemas a diesel na Linha do Oeste poderá evitar a emissão de mais de seis mil toneladas de dióxido de carbono por ano para a atmosfera. Apesar das vantagens encontradas são reconhecidas as dificuldades de estarmos perante uma tecnologia muito recente, com falta de enquadramento legislativo e um número reduzido de empresas a trabalhar nesta área. O aumento da aplicação das tecnologias associadas à utilização do hidrogénio como combustível irá permitir o crescimento do mercado, cumprindo as metas ambientais e permitindo um desenvolvimento sustentável.
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