Os estudos no ensino do piano em Portugal e a sua relevância nos programas curriculares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Bernardo Tinta
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/39798
Resumo: Com o presente trabalho proponho-me a analisar a importância que os Programas Curriculares têm para os professores de piano ao longo do ano letivo. Saber escolher os estudos mais adequados para cada aluno é uma tarefa bastante exigente e são muitos os fatores a ter em conta no momento dessa decisão. Acresce o facto de que existem vários Programas nas diferentes instituições de ensino artístico que nem sempre são consensuais no que toca às sugestões de repertório. Há uma linha de pensamento que nem sempre é linear nas escolas em Portugal. Tentarei perceber as opiniões e pontos de vista dos professores em relação a este problema, e tirar conclusões que julgo virem a ser académica e pedagogicamente relevantes. Para além do projeto de investigação, o presente trabalho inclui também, na segunda parte, o Relatório da Prática de Ensino Supervisionada (PES).
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