A música portuguesa como ferramenta pedagógica: proposta de criação de álbum para o ensino do piano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/40971 |
Resumo: | A música para piano dos séculos XX e XXI encerra um conjunto de possibilidades de conhecimento do instrumento e de contacto com diferentes linguagens. A primeira parte da dissertação descreve um projeto educativo que consistiu na criação de um álbum de obras portuguesas originais destinadas a jovens pianistas e na respetiva implementação em contexto escolar. O projeto envolveu a participação de seis compositores profissionais e em formação, e visou aferir o potencial da música recente no desenvolvimento da técnica pianística e na aquisição de competências musicais. A segunda parte diz respeito ao Relatório de Prática de Ensino Supervisionada, que teve lugar no Conservatório de Música de Coimbra, no ano letivo de 2019/2020. |
id |
RCAP_bf70fa43642cb51d4e56546570eb4610 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/40971 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A música portuguesa como ferramenta pedagógica: proposta de criação de álbum para o ensino do pianoMúsica dos séculos XX e XXICompositores portuguesesEnsino do pianoRepertório para jovens pianistasA música para piano dos séculos XX e XXI encerra um conjunto de possibilidades de conhecimento do instrumento e de contacto com diferentes linguagens. A primeira parte da dissertação descreve um projeto educativo que consistiu na criação de um álbum de obras portuguesas originais destinadas a jovens pianistas e na respetiva implementação em contexto escolar. O projeto envolveu a participação de seis compositores profissionais e em formação, e visou aferir o potencial da música recente no desenvolvimento da técnica pianística e na aquisição de competências musicais. A segunda parte diz respeito ao Relatório de Prática de Ensino Supervisionada, que teve lugar no Conservatório de Música de Coimbra, no ano letivo de 2019/2020.Piano music from the 20th and 21st centuries offers a wide range of approaches to the instrument and displays varied musical languages. The first part of this dissertation describes an educational project that involved the creation of an anthology of Portuguese piano works for young students and its implementation in a school context. This project included the participation of six composers, professionals and students, and aimed to understand the contribution of new music to the development of the pianistic technique and the acquisition of musical skills. The second part is a report of the teacher-training period held during the 2019/2020 school year, at the Conservatório de Música de Coimbra.2024-03-07T14:00:29Z2020-07-30T00:00:00Z2020-07-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/40971porAfonso, Gustavo Diasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T01:47:05Zoai:ria.ua.pt:10773/40971Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:19:59.587315Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A música portuguesa como ferramenta pedagógica: proposta de criação de álbum para o ensino do piano |
title |
A música portuguesa como ferramenta pedagógica: proposta de criação de álbum para o ensino do piano |
spellingShingle |
A música portuguesa como ferramenta pedagógica: proposta de criação de álbum para o ensino do piano Afonso, Gustavo Dias Música dos séculos XX e XXI Compositores portugueses Ensino do piano Repertório para jovens pianistas |
title_short |
A música portuguesa como ferramenta pedagógica: proposta de criação de álbum para o ensino do piano |
title_full |
A música portuguesa como ferramenta pedagógica: proposta de criação de álbum para o ensino do piano |
title_fullStr |
A música portuguesa como ferramenta pedagógica: proposta de criação de álbum para o ensino do piano |
title_full_unstemmed |
A música portuguesa como ferramenta pedagógica: proposta de criação de álbum para o ensino do piano |
title_sort |
A música portuguesa como ferramenta pedagógica: proposta de criação de álbum para o ensino do piano |
author |
Afonso, Gustavo Dias |
author_facet |
Afonso, Gustavo Dias |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Afonso, Gustavo Dias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Música dos séculos XX e XXI Compositores portugueses Ensino do piano Repertório para jovens pianistas |
topic |
Música dos séculos XX e XXI Compositores portugueses Ensino do piano Repertório para jovens pianistas |
description |
A música para piano dos séculos XX e XXI encerra um conjunto de possibilidades de conhecimento do instrumento e de contacto com diferentes linguagens. A primeira parte da dissertação descreve um projeto educativo que consistiu na criação de um álbum de obras portuguesas originais destinadas a jovens pianistas e na respetiva implementação em contexto escolar. O projeto envolveu a participação de seis compositores profissionais e em formação, e visou aferir o potencial da música recente no desenvolvimento da técnica pianística e na aquisição de competências musicais. A segunda parte diz respeito ao Relatório de Prática de Ensino Supervisionada, que teve lugar no Conservatório de Música de Coimbra, no ano letivo de 2019/2020. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-30T00:00:00Z 2020-07-30 2024-03-07T14:00:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/40971 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/40971 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137842549489664 |